Categorias: Notícias
| em 5 anos atrás

Suspenso Empréstimo Consignado SIAPE

Por Luiz Fernando Ribeiro Pereira

As operações com servidores federais da ativa, aposentados e pensionistas estão suspensas devido ao envolvimento da empresa do grupo Consist (Consist Business e SWR Informática) que fornecia o software para as averbações de empréstimo consignado e cartões de crédito.

Conforme noticiado a nível nacional, a Policia Federal prendeu o presidente da empresa Consist alegando suposto envolvimento em corrupção com o governo federal.

Contudo, a suspensão das operações de crédito afetaram milhares de servidores que tentaram realizar alguma operação de crédito. No entanto, isso gerou um enorme desconforto e muita dor de cabeça.

Como o SIAPE suspenso, posso Refinanciar meus contratos?

Infelizmente, todas as operações de crédito foram afetadas. Tanto quem desejava realizar um empréstimo novo, quanto refinanciamento e até mesmo a portabilidade está suspensa por tempo indeterminado.

Operações em Andamento

Para quem possui um empréstimo em andamento, nada mudará. Será descontado o valor da parcela normalmente, sem prejuízos para o servidor. No entanto, o fato de estar suspenso as operações de empréstimo não paralisaram o débito das parcelas.

Quitação antecipada dos empréstimos

Para ocorrer a quitação, é necessário que seja baixada as parcelas do empréstimo consignado com a Consist. No entanto, alguns bancos não estão conseguindo realizar a baixa do contrato. Por esse motivo, suspenderam a quitação até terem uma solução definitiva para o problema. Contudo, até nisso atrapalha, pois o SIAPE está suspenso.

Cartões de Crédito Consignado SIAPE

Quem já estava preocupado com a demora na liberação do cartão de crédito consignado, que foi recentemente liberado para os servidores do SIAPE, vão ter que esperar mais um pouco. Com a Consist fora e, ainda não tendo uma substituta para ela, todas as operações de crédito foram suspensas inclusive o cartão de crédito consignado.

Luz no Fim do Túnel

Apesar de ser uma situação que preocupa muito, existem muitas empresas atualmente que realizam este tipo de serviço e, com muita competência por sinal. Contudo, temos informações que essa alteração será rápida, o que ajudaria muitos servidores com o convênio suspenso bem após a liberação de cartões de crédito para a categoria.

Toda Mudança geral apreensão

Neste mercado existem muitos sistemas de gerenciamento. Nós, como correspondentes, conhecemos vários e particularmente, a Consist tinha um dos mais rápidos sistemas de averbações do mercado. Contudo, empresas como a ZetraSoft possui um sistema muito bom e similar. Basta saber quem será o substituto.

No entanto, vamos torcer para ser uma empresa que consiga atender o servidor com a mesma agilidade da Consist. No entanto, o mais importante é que essa transição seja rápida e que não gere mais transtornos para os servidores do SIAPE.

Você sabia que o Portal Consignados é especialista em empréstimo consignado?

Com mais de 17 anos no Mercado de Empréstimo Consignado e com uma equipe treinada para lhe auxiliar na melhor decisão, no entanto o Portal Consignados trabalha em parceria com diversos bancos para lhe oferecer sempre o melhor negócio.

Luiz Fernando Ribeiro Pereira

Há 17 anos no mercado de crédito, se especializou em empréstimo consignado, politicas de crédito, crédito consciente e Marketing Digital, co-fundador do portal consignados.com.br

Ver comentários

  • Obrigada Luiz e uma boa tarde para todos que Deus te abençoe grandemente por dar nos essa oportunidade e tirar nossas dúvidas ?

  • Boa tarde Luiz a 16 meses atrás fiz um refinanciamento com o itau de ums contratos que tinha e o juro estava bem baixo parece que foi 1,40 só que agora não consigo fazer nem refim nem portabilidade pois não tem essa tabela de juros já paguei 16 parcelas quando ligo para o 0 800 dizem que posso fazer mas quando o correspondente vai fazer diz nao ja solicitei pelo sait seus colaboradores estão verificando para mim

    • Boa noite Denoir!!Minha situaçáo está igual à sua!!Não posso fazer refi e mt menos portabilidade!!Entramos numa fria!!Ajudou na hora!!!Mas agora fazer o que?????

      • E verdade amiga ajudou no momento mas agora ficamos presas a esses contratos mas quem fez não me disse nada não sabia que estava entrando numa fria aguardar até o fim do contrato fazer o que

    • Infelizmente quando flexibiliza a taxa fica difícil refinanciar com menos de 70% pago

  • Boa tarde Luiz,

    Sou servidor federal, tenho um consignado com determinado banco.

    Fiz por volta do dia 10 de abril um consignado e a funcionaria do banco disse que tinha 40 dias para descontar , ou seja, somente no salário de maio seria o desconto, sendo que já na previa de abril estava o valor da parcela, ou seja em 4 dias o desconto foi lançado. Ocorre que reclamei no sigepe achando que agiram de má fé.
    Foram descontadas duas parcelas (salário de abril e maio), depois recebi msg dizendo que o desconto havia sido suspenso, e já têm 2 meses que o desconto não vem.

    Pela sua experiência, você imagina o que houve.

    Obrigado

    • Bom dia você fez uma reclamação via sigac.Houve alguma resposta do banco respondendo sua reclamação no sigac, se houve a resposta você contestou a resposta do banco o próximos passos do sigac é a suspensão temporária do desconto até que o órgão avalie sua reclamação o desconto fica suspenso.

    • Acredito que tenha tido alguma alteração na margem por isso o banco não está conseguindo fazer o desconto, consegue conferir se a margem está ativa e se a sua margem atual não está negativa?

      • No meu contracheque tem informando que a margem (30%)é 950 reais. O desconto seria 499 (que parou de vir há 3 meses). Tem um outro empréstimo com desconto de 79 reais que está vindo normalmente. Não será por conta disso tenho certeza.

        • Só analisando mesmo! Já entrou em contato com seu RH?

          • E já têm 09 parcelas que não pago. Ótimo para mim. o Banco envia msg para mim, com intuito de pagar, não dou nem atenção. Até hoje, não sei o que houve. No SIGPE só diz que houve suspensão das parcelas. Lá na frente, se as parcelas continuarem suspensas vou pleitear um desconto bem bacana para pagar em boleto. Por enquanto, deixa como está.

          • Parabens Wilson, isso que é sinceridade!!! Assim o Brasil vai pra frente, e os demais, pagam juros maiores pelos outros....Bem legal isso Wilson, espero que durma com sua consciência em paz....fica a dica viu....não reclame da atual situação do Brasil tá....ta fazendo igual

  • Boa tarde Luiz Fernando fiz parcelamento de meu cartão consignado vou quitar este mês de setembro tenho uma margem de 212 reais e bmg mas estou querendo mudar para outro banco qual seria o valor que eu consigo de limite do cartão assim que paga início do mês entro no sait não quero mais pelo bmg Obrigada aguardo sua resposta bom final de semana e fiquem com Deus ??

  • Olá, Luiz

    Tenho um consignado com o Banco do Brasil, cuja parcela é de 954 reais, juros de 1,39 ao mês, já paguei 15 prestações. Será que o BMG compra essa dívida e me dá troco?

  • Boa noite Luiz Fernando nem se fala mais na extensao das parcelas do consignado do servidor federal Obrigada pela atenção fica com Deus

  • Luiz, você saberia me dizer se existe a modalidade de portabilidade do cartão consignado? Estou tendo dificuldades com o cartão BMG.

    Aguardo seu retorno

      • Faz muito bem Marta. Se eu não resolver amigavelmente farei isso sem sombras de duvidas.

    • Por enquanto não Sérgio, deveria ter sim, mas por enquanto nada

  • Olá, Luiz
    Pensionistas d amarinha conseguiram abrir a margem de 70%, existe algum comentário disso se estender a todos os servidores?
    Obrigada

    • Marta infelizmente este tipo de comprometimento de renda é ilegal no ponto de vista jurídico, acho pouco provável que outros convênios consigam

Leave a Reply

You have to agree to the comment policy.