Planos de saúde serão debitados da margem dos 30%

22/05/2016

O SIAPE anunciou que Planos de Saúde serão debitados da margem dos 30% (trinta por cento). Essa margem é utilizada para calcular limite para empréstimos consignados. Atualmente, o servidor possui plano de saúde debitado da sua folha de pagamento. Este tem o valor da mensalidade do plano deduzida da margem dos 70% (setenta por cento).

Agora, com a nova regra terá deduzido da margem dos 30%. Contudo, esta mudança começa a valer a partir do dia 25/05/2016 e terá grande impacto sobre a margem pra empréstimos do servidores federais. Estamos acompanhando o decreto 8.690 para confirmar esta alteração na data acima mencionada.

Planos de saúde serão debitados da margem

Com a mudança do débito da mensalidade dos planos de saúde fazerem parte da margem dos 30% (trinta por cento), muitos servidores federais ficaram com sua margem negativa. Pior ainda, mais negativa do que já estava. Isso poderá afetar tanto as contratações de empréstimos novos quanto de operações de refinanciamento e portabilidade.

Nessa semana, alguns bancos já sinalizaram a paralisação de operações de portabilidade. Eles estão com medo de não conseguirem fazer a reserva da parcela devido a essa mudança. O servidor tinha a certeza que seu plano de saúde não iria interferir na sua margem dos 30%. Agora, o mesmo ficou surpreso em saber que tanto irá interferir quanto irá deixa-lo sem margem, ou pior, com a margem negativa.

Em conversa com alguns servidores, muitos me confidenciaram que se sentiram enganados, pois não foi cumprido o que lhes havia prometido.

Porque faz tanta diferença?

Os servidores Federais há anos vem sofrendo com a desvalorização de seus salários. Isso devido a falta de reajuste e com a inflação. O fato é que a margem dos 30%,.ainda faz muita diferença. Se mantive-lá positiva, a mesma lhe dará a possibilidade de refinanciar seus contratos ou até mesmo fazer uma portabilidade de empréstimo consignado.

Pessoalmente, tenho acompanhado a luta dos servidores. Muitos, já são meus amigos. Enfrentaram várias lutas e são uma categoria com muito engajamento. Os últimos governos vêm assolando e massacrando a categoria com diversas promessas não cumpridas. É um descaso fora do comum.

Alternativa Emergencial

Uma alternativa seria procurar seu plano de saúde e solicitar que seja retirado da folha o desconto da mensalidade do plano de saúde e que seja enviado um boleto bancário. Normalmente é assim que é feito nos planos de saúde convencional. Contudo, isso poderia sanar o problema, mas a pergunta que fica no ar é: Será que a operadora do plano de saúde irá aceitar?

Tentamos procurar a operadora do plano para obter esta resposta, mas infelizmente não quiseram se pronunciar.

Mais uma Luta a ser travada

Igualmente ao empréstimo consignado, existe a possibilidade de seu fazer  a portabilidade de seu plano de saúde. No entanto, o único problema será conseguir no boleto, as mesmas condições e valores aos quais já vem pagando com desconto em folha no boleto bancário.

Portanto, antes de qualquer coisa, faça essa análise, pois com saúde não se brinca. Ademais, estamos realizando um estudo junto nossa área jurídica para analisarmos se os planos de saúde serão obrigados ou não a mudar a forma de débito. Em caso do servidor solicitar, mas como de costume neste canal, contamos com vossa ajuda em mais uma luta.

Você sabia que o Portal Consignados é especialista em empréstimo consignado?

Com mais de 17 anos no Mercado de Empréstimo Consignado e com uma equipe treinada para lhe auxiliar na melhor decisão, no entanto o Portal Consignados trabalha em parceria com diversos bancos para lhe oferecer sempre o melhor negócio.

Luiz Fernando Ribeiro Pereira

Autor do Portal Consignados

Há 17 anos no mercado de crédito, se especializou em empréstimo consignado, politicas de crédito, crédito consciente e Marketing Digital, co-fundador do portal consignados.com.br
Subscribe
Notificar de
guest
14 Comentários
O mais novo
O mais antigo Mais Votado
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Marcello Freire
Marcello Freire
4 anos atrás

Galera o negócio é o seguinte só entra como margem consignada se o plano for gerido por instrumento firmado
União , empresa pública conforme o inciso 1 do art 4 e se for de previdência complementar .
ATENTEM PARA OS DETALHES DO DECRETO !!!!!!!!

cassio oliveira
cassio oliveira
7 anos atrás

meu pai esta com uma pessoa da família para fazer uma cirurgia de risco e queria tomar o empréstimo para ajudar e fomos pegos de surpresa no banco que estava sem margem. Meu pai sempre recebeu através de boleto que chegava atrasado ai o plano resolveu colocar descontando em folha, mais agora esta na margem de 30%. quero saber se eu for com ele se poderemos solicitar pelo boleto novamente e que tirem de folha sendo assim liberaria a margem. poderia em ultimo caso procurar a justiça?

MARCOS LUIZ HENRIQUE
MARCOS LUIZ HENRIQUE
7 anos atrás

Com esta decisão estou caminhando para uma quebradeira geral, é impossível segurar juros de cheque especial e cartão de crédito.

Renata
Renata
7 anos atrás

Boa tarde, eu gostaria de saber se é permitido o plano de saúde cobrar acima dos 30% do salário. Como agora o plano envia boleto bancário a cobrança está sendo maior.

Obrigada,

wanteildo
wanteildo
7 anos atrás

foi presente da PRESIDENTE DILMA.

Ednilma
Ednilma
7 anos atrás

Bom dia Luiz, alguma novidade sobre esse desconto do plano de saúde na nossa margem dos 30℅?

ricardo
ricardo
7 anos atrás

luiz boa tarde tem alguma novidade sobre esse desconto na margem dos 30% relacionado ao plano de saude

Paulo Lorenzato
Paulo Lorenzato
7 anos atrás

Isso que estão fazendo é uma covardia e uma arbitrariedade, pois nós os Servidores deveríamos ser consultados para saber se concordaríamos ou não com este sistema que vai acabar matando 80% dos aposentados, pois estamos sem aumento a mais de 10 anos nossos salários defasados nos obrigando a recorrer aos empréstimos consignados que é na verdade a tábua de salvação de milhares de aposentados e agora vem essa de colocar desconto do plano de saúde nos 30% da margem, milhares deixarão de pagar suas c

Sueli
Sueli
7 anos atrás

Decepção total, com essa demora coisa boa não vinha.

marleide
marleide
Responder a  Sueli
7 anos atrás

Ao dar a oportunidade de 5% para o cartão o governo viu a oportunidade de colocar o plano de saúde na margem consignável, fazendo isso, estourou a margem do servidor que não pode ter o cartão, além de ficar totalmente preso, visto que a margem negativa nem mesmo a portabilidade pode se fazer. Realmente foi uma decepção!!!