FGTS para pagar Empréstimo Consignado

31/03/2016

Nesta semana, foi falado sobre o FGTS para pagar empréstimo consignado, após o anuncio do Ministro da Fazenda Nelson Barbosa da medida provisória 719. Esta medida provisória poderá possibilitar ao trabalhador usar 10% do saldo do FGTS. Também poderá ser usado o valor integral da multa decisória para quitar o empréstimo consignado em caso de demissão.

O Empréstimo Consignado para os trabalhadores de carteira assinada, os chamados “CLT”, já existe há muitos anos. A maioria dos Bancos atualmente fazem, mas as exigências são tantas que é para poucos.

FGTS

Participei de inúmeras reuniões e já recebi centenas de roteiros operacionais de cadastro de empresas para empréstimo consignado. Na grande maioria das vezes, bateu na trave. No entanto, as exigências eram e ainda são muito grandes. Atualmente, os bancos não cadastram empresas que tenham menos de 300 funcionários.

Hoje em dia, com a queda da atividade industrial e o mercado Brasileiro ser altamente voltado para o comercio e prestação de serviço, é complicado atender uma empresa com um porte deste. São poucas no Brasil, afinal de contas, o brasileiro é um povo empreendedor. Os mais comuns são micro e pequenas empresas.

FGTS x Empréstimo Consignado – O que muda?

Muita coisa muda com a possibilidade de oferecer uma garantia como o FGTS. Contudo, um dos principais problemas do consignado para CLT é o calote.

Quando o cliente se desliga da empresa, vira uma verdadeira bagunça. Nem o cliente e nem o Banco sabiam como cobrar as parcelas.

Recebi diversos emails de clientes CLT que se desligaram da empresa e queriam pagar, mas o banco não sabia nem como receber.

Pode até parecer estranho, mas quem já viveu isso pode garantir que era e ainda é um problema. É muito pior na maioria das vezes, pois o ex-funcionário só se dava conta quando via seu nome negativado.

Problemas a serem superados

Debitar da folha de pagamento ainda é um dos maiores problemas encontrados.

Na hora de fechar um contrato de desconto com uma empresa, muitas empresas simplesmente não querem fazer a gestão da folha ou até mesmo terceirizam o RH. Muitas vezes, submetem o funcionário a terrível exposição no seu ambiente de trabalho.

Outro problema que enxergo é a falta de interesse da parte dos Bancos. Esta bola foi cantada há muitos meses atrás e, até agora, nenhum banco falou nada a respeito.

Há somente reuniões desencontradas com inúmeros pontos de interrogação. Para quem conhece bem o sistema financeiro sabe que banco no Brasil faz só o que quer e só põe a mão para ganha muito.

No meu entendimento, o modelo de empréstimo consignado adotado hoje para servidores e aposentados não funciona para CLT. O desconto para dar certo, deve ser feito em conta e não em folha.

Somente desta forma o cliente poderá negociar com o Banco sem sofrer constrangimento ou depender da administração da folha de pagamento de sua empresa.

Hoje no Brasil, emprego é igual família; você não escolhe é escolhido. Nem sempre a empresa que te contratou terá condições em administrar um desconto em folha.

Juros Maiores em Produtos de Mercado

O que me entristece muito é que hoje quem faz o chamado débito em conta, deita e rola em cima de seus clientes. Não existe regra e nem limites.

Existem financeiras cobrando até 22% ao mês e ninguém fala nada. O Banco Central, por exemplo, fecha os olhos e deixa o coro correr solto. Se fosse possível o empréstimo consignado com desconto em conta e com a garantia do FGTS, acredito que mudaria muita coisa.

Outra recomendação é que se faça a reserva do fundo garantidor sobre o FGTS, assim como é feito hoje uma alienação fiduciária ou hipoteca. Como a gestão do FGTS é da Caixa, seria interessante criar um mecanismo que vincule o PIS á dívida.

Tal medida daria mais segurança às instituições financeiras e possibilitaria abrir novos horizontes.

Nem tudo são Flores

Um dos maiores problemas enfrentados hoje é o auto grau de endividamento da família brasileira. Tem que ser muito bem discutido sobre qual será o juros cobrado.

O Banco Central tem que olhar para esta modalidade de crédito com muito carinho e atenção. Contudo, será necessário criar regras rígidas para evitar que seja a nova “Bolha” dos próximos anos.

A iniciativa é boa, mas necessita de grandes mudanças e muita cautela no meu entendimento.

Vejo hoje a necessidade de uma grande transformação na cultura de cobrança neste país. Dar a possibilidade do cliente poder negociar suas dívidas de forma coletiva.

É uma dificuldade enorme pagar as dívidas. Muitas vezes o cliente até tem o dinheiro, mas a burocracia é tão grande que fica praticamente impossível pagar.

Ter crédito é muito bom mas poder quitar ou trocar juros maiores por juros menores. No entanto, é algo que deve ser amadurecido no mercado.

Faça a Escolha Certa

Sou um dos pioneiros no empréstimo consignado aqui no Brasil e vejo a proposta com bons olhos, apesar de muitas dúvidas e ressalvas!

Mas é um começo, por isso, ao ter acesso ao empréstimo consignado faça a escolha certa. No entanto, só faça um empréstimo se houver real necessidade. Crédito é bom, mas só se souber usar.

Você sabia que o Portal Consignados é especialista em empréstimo consignado?

Com mais de 17 anos no Mercado de Empréstimo Consignado e com uma equipe treinada para lhe auxiliar na melhor decisão, no entanto o Portal Consignados trabalha em parceria com diversos bancos para lhe oferecer sempre o melhor negócio.

Luiz Fernando Ribeiro Pereira

Autor do Portal Consignados

Há 17 anos no mercado de crédito, se especializou em empréstimo consignado, politicas de crédito, crédito consciente e Marketing Digital, co-fundador do portal consignados.com.br
Subscribe
Notificar de
guest
51 Comentários
O mais novo
O mais antigo Mais Votado
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Rosenilde
Rosenilde
6 anos atrás

Queria usar meu FGTS pra reforma minha casa

Wellington
Wellington
6 anos atrás

Estou no auxílio doença a 2 ano quero usar meu fgts para pegar emprestimo

silvia regina rodrigues barbosa
silvia regina rodrigues barbosa
6 anos atrás

Bom dia
Alguma novidade em relação ao credito consignado tendo o FGTS como garantia?

silvia regina rodrigues barbosa
silvia regina rodrigues barbosa
6 anos atrás

Bom dia.
Alguma novidade?

Amanda Alves
Amanda Alves
6 anos atrás

Bom dia, no meu caso ainda devo 48 parcelas, total de 11.500,00 reais ( saldo atualizado para quitação) meu saldo de rescição esta em torno de 9.000,00 reais se eu pedir demissão hoje. Como é feito esse pagamento? Eu fico devendo a empresa? Posso negociar depois esse valor com o banco? Ouvir que eles descontam apenas 30% da rescição. Isso procede? Qual sua dica?

silvia
silvia
7 anos atrás

Bom dia,
Alguma Novidade sobre o consignado com FGTS como garantia? Sei que já foi publicado no DI as regras pelo Conselho Curador, e que a Caixa teria 90 dias para colocar em pratica nas agencias a partir desta data que foi 06/12/16, mas até agora nada,.. todos os dias ligo na central da CEF e dizem que não tem nada, na verdade acho que eles estão “focados” na liberação das contas inativas, e empurrando com a barriga o consignado das contas ativas.

silvia
silvia
Responder a  Luiz Fernando Ribeiro Pereira
7 anos atrás

Lamentável mesmo, ate porque já deu o prazo para a caixa colocar em pratica, agora só nos resta esperar a boa vontade deles ..será que vai demorar muito?

Elaine
Elaine
7 anos atrás

Bom dia… ainda não entendi muito bem . Eu posso pegar um empréstimo no banco e pagar com FGTS 10%) ou esse empréstimo é descontado em folha e o fgts é garantia para pagamento caso eu seja demitido?

Kelli Cristina Rufino
Kelli Cristina Rufino
7 anos atrás

Boa tarde, essa leia já foi aprovada, eles podem descontar o consignado do FGTS?

Rafael
Rafael
7 anos atrás

o safra consegue manter o juros de 1.8% ao mes ?

silvia
silvia
7 anos atrás

Esta semana eu pessoalmente liguei no Conselho Curador do G+FGTS em Brasilia, e fui informada que no dia 06/12 , o assunto “talvez” entrará em pauta, pois eles precisaram decidir as taxas , prazos e condições, porem o grande “entrave, são os sindicatos e oposição ao governo, que não querem que essa Lei entre em funcionamento. Lamentavelmente estamos nas mão dos políticos.

ADRIANA
ADRIANA
Responder a  silvia
7 anos atrás

Nossa!!! obrigada pela informação.