Adiantamento do 13 INSS Está Confirmado Afinal

22/08/2015

Agora está confirmado o adiantamento do 13 salário dos aposentados e pensionistas do INSS. Depois de muita especulação, o Ministério da Fazenda confirmou o adiantamento. Contudo, o que poderia ser motivo de muita comemoração, na verdade foi um balde de água fria nos mais de 26 milhões de beneficiários do INSS.

Como será pago o adiantamento do 13?

Foi confirmado o pagamento da antecipação do 13 da seguinte forma: 25%  em Setembro, 25% em Outubro e 50% em Dezembro. Para quem estava pensando em saudar suas dívidas com a tão esperada parcela do 13, vai ter que se contentar somente com a metade.

Se você recebe até um salário mínimo, começará a receber a primeira parcela de seu 13 em 25 de agosto. Contudo, o calendário de pagamentos do INSS. deverá ser acompanhado.

Motivos para Comemorar ou para Chorar?

Apesar de não ser o ideal, a pressão a respeito do assunto evitou o pior. Isso porque o caixa do governo já não anda mais o mesmo. Ademais, a arrecadação caiu. Depois de muita luta, finalmente saiu pelo menos os 25% de adiantamento do 13. Contudo, não alivia muito, mas pelo menos ajuda.

Seja bem vindo à crise!

Apesar de ser apenas 25%, o adiantamento do 13 representa em números 12 bilhões de reais. É muito dinheiro, mas se for comparar nas seis principais capitais cujo salário médio é de R$ 2.170,70, foram analisados 22,8 milhões de contribuintes. Com isso, teríamos uma arrecadação em torno de um pouco mais de 5 bilhões, o chamado rombo previdenciário.

Já não é de hoje que isso vem acontecendo. Contudo, se as contribuições continuarem a serem mau investidos, logo teremos mais mudanças na previdência oficial.

O curioso desta história é que bancos oficiais como a Caixa Econômica, poderiam utilizar as contribuições dos segurados da ativa do INSS em linhas de crédito potencializando o valor contribuído. Norral para isso a Caixa tem. Contudo, por diversos anos, foi eleito o melhor fundo de investimentos. Pessoalmente falando não gosto da Caixa, mas verdade seja dita, é uma das melhores instituições financeiras do País.

Quem sabe assim, o adiantamento do 13 não seria um problema.

Antecipação do 13

Outra conta bem interessante à ser realizada é que se faltou 12 bilhões para fazer a antecipação do 13. Bem que poderiam vir dos 21 bilhões desviados da Petrobras.

Verdade seja dita, o governo gasta e gasta mau. Infelizmente, os direitos constitucionais e os adquiridos por mérito como no caso dos aposentados e pensionistas do INSS não são respeitados. Quer ver um exemplo atual? Gastaram mais de 12 milhões para construir a ciclovia da Paulista. Não que eu seja contra, muito pelo contrário, mas não seria a mesma coisa que se, ao invés de fazer uma compra de mercado para manter a minha família, eu gasta-se no shopping?

Agora imagine neste Brasil a fora quanto dinheiro é gasto com ações até que bacanas, mas que no final das contas não são a necessidade do cidadão. O que adianta ter uma ciclovia se quando vou ao Hospital não tem médico? Também não tem medicamentos e o atendimento é precário.

A cara de pau é tão grande que, após a população paulistana ter sido consultada em relação ao transporte público, ter demonstrado um crescimento na insatisfação com o transporte público, será inaugurado a ciclovia da Paulista.

A novela continua

Desculpem, mas a impressão que parece é que o problema do transporte público será resolvido com todo mundo se movimentando pela cidade de bicicleta.

Voltando ao assunto principal e, me desculpem pelo desabafo, a verdade é que agora nos resta esperar qual será a desculpa para o reajuste salarial dos aposentados e pensionistas do INSS no inicio do ano de 2016. Contudo, será outra novela igual ao adiantamento do 13. Podem apostar que sim!

Trabalho com aposentados desde 2003. Com o inicio do empréstimo consignado, aprendi a compreendê-los e, no nosso dia a dia, acabamos sofrendo juntos, dividindo frustrações, alegrias e ansiedades, Contudo, o fato é que, pessoalmente fiquei muito triste com o adiantamento do 13 dado pelo governo.

Sabemos que em muitas situações são os aposentados e pensionistas desse Brasil a fora que mantém as vezes 5, 6 pessoas dentro de uma casa. Muitos deles continuam trabalhando e, saber que estão pagando por um erro que não foi deles é muito doloroso.

Levantar a Cabeça e dar a volta por cima

Bom, está decidido que terá o adiantamento do 13 salário e, assim será. Contudo, agora é encarar de frente a realidade e fazer contas, sim! Fazer contas. Recomendamos que, antes de fazer empréstimo ou sair gastando, faça contas. Programe da melhor forma seu 13 salário. Mesmo que seja 25%, se possível guarde ou quite aquelas contas onde os juros são maiores. Faça um estudo com muita serenidade e bola pra frente. Afinal, dos filhos teus não fogem a luta.

Você sabia que o Portal Consignados é especialista em empréstimo consignado?

Com mais de 17 anos no Mercado de Empréstimo Consignado e com uma equipe treinada para lhe auxiliar na melhor decisão, no entanto o Portal Consignados trabalha em parceria com diversos bancos para lhe oferecer sempre o melhor negócio.

Luiz Fernando Ribeiro Pereira

Autor do Portal Consignados

Há 17 anos no mercado de crédito, se especializou em empréstimo consignado, politicas de crédito, crédito consciente e Marketing Digital, co-fundador do portal consignados.com.br
Subscribe
Notificar de
guest
13 Comentários
O mais novo
O mais antigo Mais Votado
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
João Carvalho do Nascimento Filho
João Carvalho do Nascimento Filho
7 anos atrás

Infelizmente esse é o tratamento dispensado aos aposentados e pensionistas que são tratados como lixo no Brasil. Enquanto o marido da SENADORA ficou rico com os consignados, o governo diz não ter como adiantar 50% de nossas aposentadorias e pensionistas. Senhores precisamos nos mobilizar de todas maneiras. O senhor Michel Temer não tem o direito de mexer em um direito e conquista de 10 anos. Temos compromissos; remédio fiado, feira, energia elétrica, gás de cozinha, agua pra nos mantermos.

luiz de lima Siqueira
luiz de lima Siqueira
7 anos atrás

ganho 1.026,00 bruto gostaria de antecipar meu décimo terceiro salário pelo Bmg

Jose alves
Jose alves
Responder a  Luiz Fernando Ribeiro Pereira
4 anos atrás

Oi boa tarde o.BMG antercipa o 13 salario?

Cris
Cris
8 anos atrás

Olá Luis sabe me dizer se o bmg vai antecipar o 13 de 2016?

jose josualdo de lima
jose josualdo de lima
8 anos atrás

bom dia luiz estou esperando esse cartoa a 50 dias e nada gostaria de saber se minha proposta do mesmo foi aceita no bmg obrigado

jean
jean
8 anos atrás

bom dia luiz!quanto e o e meu limite, eu ganho 1200,00 reais bruto?obrigado.