fbpx
(11) 2626-6000

          FAÇA SEU DINHEIRO RENDER MAIS

          Descubra seu perfil de investidor e faça seu dinheiro render ao ponto de trabalhar para você! Se você está lendo este blog, com certeza está interessado em juntar dinheiro ou fazer seu capital render mais. Decerto, também já se perguntou: qual é o melhor investimento para mim?

          Faça seu dinheiro render cada vez mais

          Neste texto, nós vamos ensinar você a conhecer o seu perfil de investidor. É isso que fará você saber se um investimento é melhor ou pior. Isso porque a resposta para a sua pergunta depende do objetivo que você tem com seus investimentos.

          Para te situar, este é o segundo texto da série em que estamos ensinando a você tudo o que é preciso saber para aplicar no Tesouro Direto, um dos melhores investimentos de renda fixa da atualidade no Brasil.

          Neste texto, você vai aprender:

          • Conservador, moderado e arrojado: os tipos de investidor
          • Investimentos comuns para cada tipo de investidor
          • Para cada sonho, o tipo de investimento é diferente

          Acompanhe e saiba qual o tipo de investimento que se encaixa no seu sonho!

          Podemos lhe ensinar como Fazer seu Dinheiro Render Mais?

          Conservador, moderado ou arrojado: qual seu perfil de investidor?

          Antes de mais nada, saiba que não existe um perfil “melhor” do que outro. Um investidor conservador, por exemplo, pode acumular mais capital do que um arrojado em um mesmo período. Se você estudar e se informar direitinho, vai ser capaz de realizar os seus sonhos, seja qual for o seu perfil de investidor.

          Saiba que a grande maioria dos investidores são conservadores ou moderados. Já vamos explicar cada um.

          Conservador

          Trata-se daquele investidor que quer acumular com o máximo de segurança. Para ele, os investimentos mais indicados são os de renda fixa, ou seja, aqueles que, já no contrato, já dão uma ideia de quanto o investimento vai render.

          Para quem está começando a investir, tem pouco capital ou quer fazer uma reserva, começar como conservador é uma boa estratégia.

          Como seus investimentos são de médio ou longo prazos, este investidor em geral precisa gastar menos tempo com pesquisa e acompanhamento de mercado.

          Moderado

          É um investidor que quer um rendimento mais alto para seu dinheiro e, para isso, abre mão de parte da sua segurança. Para isso, ele coloca parte dos seus investimentos na renda fixa, em títulos seguros, e parte em investimentos de risco maior, como renda variável, fundos de ações e debêntures.

          Por exemplo:

          É um investidor que gasta mais horas para conhecer o mercado e está atento a oportunidades de médio prazo, principalmente. Entretanto, seus objetivos maiores são no longo prazo.

          Arrojado

          É o investidor que tem como foco o lucro no médio e longo prazos. Porém, para atingi-los, ele trabalha em todos os prazos, seja longo, médio, curto e até curtíssimo, abrindo mão de boa parte da segurança.

          Em geral, ele mantém uma parte menor do seu investimento em renda fixa, garantindo que pelo menos parte do seu capital esteja seguro.

          Porém, o grosso de seu capital vai para investimentos mais arriscados, porém com possíveis ganhos maiores, exemplo das ações em bolsa de valores.

          Este investidor tem de estar o tempo todo informado sobre mercados, política e economia, tanto para descobrir oportunidades como para evitar prejuízos.

          Além desses, há ainda quem classifique os investidores em outras categorias, como os “balanceados”, que estariam entre os moderados e os arrojados, além dos “agressivos”, que querem o lucro acima de tudo, de preferência no curto prazo.

          Mas, pra começar a entender o mercado, esses três principais estão de bom tamanho!

          Investimentos comuns para cada tipo de investidor

          Criamos esta tabelinha para você entender, de acordo com o tipo de investidor, quais são os investimentos mais comuns.

          Tabela de Investimentos

          Como dissemos, esses investimentos são “o foco” de cada investidor, mas não estão sozinhos. Todo investidor que se preza tem uma carteira variada de investimentos e mesmo um “arrojado” tem sempre uma parte do seu dinheiro em renda fixa para garantir uma margem de segurança.

          Comece a entender agora como escolher os investimentos mais adequados para cada um dos seus projetos.

          Para cada sonho, um tipo de investimento diferente

          Agora que você sabe, de maneira geral, qual o seu “tipo de investidor”, é importante que você saiba que cada objetivo da sua vida deve ter um tipo diferente de investimento.

          Comprar uma casa, por exemplo, pode demorar muitos anos. Uma viagem ao exterior pode demandar uns dois anos de reservas. Já a aposentadoria é de perder de vista, tudo dentro do seu plano de vida.

          Para cada um desses casos, existe um investimento que funciona “melhor”, ou seja, que rende mais, considerando o tempo que você vai poupar para retirar o dinheiro.

          Objetivos e seus resultados

          Vejamos 2 tipos de objetivos e seus resultados:

          Tabela de Exemplo

          Com esses exemplos, podemos ter alguns aprendizados, como:

          • Para investimentos de até 1 ano, a poupança rende quase igual aos outros investimentos disponíveis
          • Para o médio prazo (4,5 anos), os títulos públicos compensam muito mais que a poupança. A prestação do investimento, neste caso, ficou R$ 183 mais barata que a da poupança!

          Considerações finais

          Conseguiu entender em que perfil de investidor você se encaixa e quais são os investimentos que normalmente “casam” melhor com o seu perfil? Aposto que sim!

          No próximo texto, vamos lhe mostrar por que o prazo de investimento é o principal fator que fará seu dinheiro render mais e quais os títulos que se encaixam em cada caso! Esteja atento e acompanhe!

          Podemos te ajudar a Viver de Renda

          Investimentos Faça seu dinheiro render mais