(11) 2626-6000

O sistema de consórcio é uma das modalidades de acesso ao mercado de consumo baseado na união de pessoas, físicas ou jurídicas. Ademais, sua finalidade é formar uma poupança comum destinada à aquisição de bens móveis, imóveis e serviços, por meio de autofinanciamento.

Um linha de crédito acessível a todos, sem taxas de juros fez o consórcio uma opção inteligente para você que precisa comprar um automóvel, moto ou até uma casa.

Sistema de Consórcio na Prática

Os consorciados, reunidos em grupo, passam a contribuir por prazo determinado, com uma parcela destinada á formação de um fundo comum.

Todos os participantes do grupo, após contemplação por sorteio ou lance, têm o direito de utilizar parte desse fundo para a aquisição de bens ou serviços. Portanto, consórcio é a arte de poupar em grupo.

No entanto, se você não precisa imediatamente de um determinado bem ou serviço e puder aplicar parte da sua renda, aquela que não será utilizada como despesa, você tem o perfil de um poupador. Portanto, possui perfil de um consorciado.

Como aderir

Procure uma administradora de consórcios autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil. A administradora de consórcios é a empresa responsável pela organização e administração dos grupos de consórcio.

O Banco Central do Brasil, de acordo com a lei nº 11.795/2008, é a autoridade competente para normatizar e fiscalizar o sistema de consórcios no Brasil.

Contudo, para verificar se uma empresa possui autorização do Banco Central para vender consórcio, acesse o site www.bcb.gov.br ou consulte a ABAC (Associação Brasileira de Administradora de Consórcios) por meio do site: www.abac.org.br, do e-mail: [email protected] ou do telefone (11) 3231-5022.

Recomendações

Ademais, antes de aderir a um sistema de consórcio, é de suma importância que você tome alguns cuidados. No entanto, vamos destacar os principais:

Leia
Leia atentamente as cláusulas do contrato
Confirme
Confirme o valor da cota de consórcio
De olho no prazo
Confirme o prazo de duração do grupo
Taxa de administração
Confirme as taxas de administração e demais despesas
Regras de Contemplação
Confirme as regras de contemplação, se será por sorteio e lance ou somente por sorteio
Promessas
Certifique que aquilo que foi prometido pelo vendedor consta em contrato.
Contrato
Exija sua via do contrato ao qual estará assinando

Tomando os devidos cuidados, não terá problemas nem surpresa em seu consórcio. Por isso, é importante observar todos os aspectos antes de fechar negócio.

Contrato

O Contrato de participação em um sistema de consórcio cria vínculos entre os consorciados e o consórcio e também com a administradora. No entanto, isto é importante pois todos terão condições iguais na aquisição de bens de consumo, ou seja, não existe prioridade ou vantagem todos podem ser contemplados da mesma forma.

Adesão ao Grupo

Existem duas formas de adesão a um sistema de consórcio. Contudo, a diferença entre as duas formas é o prazo e urgência que talvez você tenha para adquirir o bem quais iremos destacar abaixo:

Grupo em Formação

O Grupo em formação é a forma mais comum de aderir ao sistema de consórcio. Contudo, os planos partem do zero e ainda não foi realizada nenhuma assembléia realizada. No entanto, este tipo de grupo é indicado geralmente para pessoas que não tem pressa de obter o bem ou que necessitem de uma parcela mais baixa e com prazos maiores.

Grupo em Andamento

O Grupo em andamento geralmente se tem um condição de parcelas maior, pelo fato de se aderir a um plano ao qual o restante do grupo já pagou diversas parcelas e ao aderir é necessário ajustar a parcela ao prazo restante. Contudo existem algumas vantagens:

Prazos
Prazo para pagamento é menor
Média
Já existe uma média de lance para contemplação

Contudo, para quem quer rápido acesso ao bem, a melhor escolha é sempre um grupo em andamento. No entanto, ao solicitar um estudo de grupos, o seu representante poderá analisar qual a média de lances de cada grupo lhe proporcionando assim uma chance matemática maior em ser contemplado.

No entanto, no sistema de consórcio não existe juros, mas sim taxa de administração. Ademais, é fundamental estudar bem o sistema de consórcio que irá participar.

Contudo, existem variações muito grandes entre as empresas que vendem este tipo de produto.

O Portal consignado tem opções de consórcio para você. Basta clicar aqui.