In Dúvidas

Quitar Antecipado Consórcio de Forma Direta

A quitar antecipado consórcio de forma direta é quando de uma só vez se faz o pagamento das parcelas restantes a contar da parcelar a vencer até a ultima de uma só vez, lembrando que se houver saldo positivo no final do grupo você ainda poderá ser ressarcido, mas somente no final do Grupo de consórcio.

Quitar Antecipado Consórcio de Forma Inversa

Como em alguns casos os prazos podem parecer longos demais, algumas pessoas quando podem  quitar antecipado consórcio de forma inversa, ou seja, pagam a parcela vigente e a última, antecipando assim o fim do consórcio, o que levaria talvez 48 meses ao fazer o pagamento de duas parcelas por mês o prazo diminui para 24 meses, a vantagem neste caso é que não existe uma obrigatoriedade de fazer esse pagamento todos os meses, ou seja, se em um mês não puder fazer o pagamento de duas parcelas de consórcio, pode optar por pagar somente a parcela vigente do mês.

Outras Formas de Abater o Saldo devedor em um consórcio

No caso de Consórcio de Imóvel Residencial, o Consorciado poderá utilizar o saldo da sua conta vinculada ao FGTS para amortizar parte das prestações mensais, conforme as regras constantes do manual da Caixa Econômica Federal, órgão gestor do FGTS.

Mas existe uma regra para utilização do seu FGTS, isto só pe possível se você dentro de 3 (três) anos não utilizou seu FGTS para esta finalidade. Consulte a Caixa Economica Federal sobre o saldo de seu FGTS antes de fazer uma proposta para quitar antecipado consórcio.

Vantagens e desvantagens na quitação de um consórcio

A grande vantagem em quitar seu consórcio antecipadamente é que você ficará livre do pagamento das parcelas mensais e poderá ter seu bem livre de alienação fiduciária no caso de carros e motos ou de hipoteca no caso de Imóveis.

Importante
No caso de Imóveis lembre-se que o custo com a transferência para seu nome envolve despesas cartorárias, por isso é importante antes de tudo consultar o cartório de registro imóveis sobre as taxas que terá que pagar.

Outra vantagem na quitação antecipada é que uma vez quitado não terá incidência de correções no valor da parcela.

Lembre-se as parcelas do Consórcio não são fixas ou seja elas são corrigidas conforme índice de correção do bem, ao quitar você paga a correção da parcela atual x parcelas restantes.

Na quitação antecipada no consórcio não existe amortização de juros já que não tem juros no consórcio, o ganho neste caso são as atualizações mensais de acordo com o índice de correção do bem, o que já é muita coisa dependendo do prazo de sua cota de consórcio.

Luiz Fernando R Pereira
Há 17 anos no mercado de crédito, se especializou em empréstimo consignado, politicas de crédito, crédito consciente e Marketing Digital, co-fundador do portal consignados.com.br
Artigos Recomendados

Deixe um comentário

66 Comentários em "Quitar antecipado Consórcio como funciona?"

Notify of
avatar
500
Sort by:   newest | oldest | most voted
Rodrigo
Visitante

Boa tarde! tenho uma carta de credito contemplada, gostaria de saber se eu quitar o saldo que falta eu poderia pegar o credito em dinheiro?

Matias Ribeiro de Sousa Neto Silva Adriana da Silv
Visitante
Matias Ribeiro de Sousa Neto Silva Adriana da Silv

Qdo se PG umas 15 prestações adiantadas da forma reversa, terminarei o consórcio 15 meses antes do fim, se não for contemplado até lá, o q acontece, recebo automaticamente a carta de crédito, ou ficarei 15 meses de braços cruzados esperando o fim do grupo para receber a carta já quitada 15 meses antes.

Patrícia Lazare
Visitante

Boa tarde…Gostaria de tirar uma dúvida.
Tenho um consórcio da Remaza e faltam 14 parcelas para quitação. Eu fiz o plano em 75 meses, mas o grupo é de 90 meses.
Tentei fazer a quitação pra poder pegar a carta de crédito e não o carro, mas me falaram que depois da quitação eles tem até 6 meses para liberar o dinheiro pra mim. Outra coisa…quando eu quitar os 75 meses, vou ter que esperar completar os 90 meses do grupo pra poder receber o dinheiro?
Muito Obrigada!!

Iury torres
Visitante

Primeiramente parabéns pelo blog, tá me ajudando muito.

Participo de um consórcio de veículo em 60 meses. Todo ano no aniversario do grupo o valor do bem é reajustado e as parcelas também. Mas esse reajuste bem/parcela é proporcional?

Dihonis
Visitante

Luiz Fernando, fui contemplado no consorcio auto da caixa e falta 20 parcelas para quitar o consorcio estou querendo quitar tudo para poder comprar o carro, por que já estou com quase 20 dias que foi dado entrada para utilizar da carta e há uma burocracia muito grande em documentos. A pergunta e eu quitando tudo o processo e mais rápido para compra do veiculo?

Juan
Visitante

Luiz Fernando, tenho consorcio de veículo da Porto já paguei 15 parcelas, restando 65. Vale a pena pegar um empréstimo bancário para quitar?

Gilmar Lopes
Visitante

ola! boa tarde participo de um consorcio a 3 anos e dês do primeiro mês fui contemplado por lance solicitei a diminuição das parcelas mas logo no mês seguinte a minha parcela foi corrigida a mais. Hoje a minha carta vale cerca de 10 mil reais a mais do valor a o qual eu utilizei. quitando a carta eu recebo essa diferença corrigida? e quando?

ezequiel
Visitante

ola boa noite ,estive uma moto roubada ea seguradora vai quitar a divida existi forma de desconto pelo consorcio

igor longhi
Visitante

boa noite, tenho um consorcio de imóvel no valor de 100,000, fui contemplado já, minha duvida, restam 46 parcelas ainda para pagar, minha carta corrigida na contemplação era de 107,900 e eu pagava 1173,00 de parcela, mas hj minha carta esta valorizada em 151,000 e estou pagando 1508,00 de parcela, como já fui contemplado esta diferença de valor será devolvido no final do consorcio?

DOMINGOS GOMES DOS SANTOS
Visitante

Boa noite meu querido.
Preciso da sua ajuda e orientação, comprei meu carro no consórcio do banco Volkswagen, dei um lance em 2014 e então fui contemplado e fiz a retirada do automóvel. Hoje restam 7 meses para o término do consórcio, tenho um bom dinheiro guardado e gostaria de quitar adiantando esses meses que me restam. Existe essa possibilidade? Cada mês que passa o valor está subindo exageradamente, eu quitando agora não acabaria com tais contratempos? Me passe essa instrução…

wpDiscuz
0