Em Dúvidas

Quitar Antecipado Consórcio de Forma Direta

A quitar antecipado consórcio de forma direta é quando de uma só vez se faz o pagamento das parcelas restantes a contar da parcelar a vencer até a ultima de uma só vez, lembrando que se houver saldo positivo no final do grupo você ainda poderá ser ressarcido, mas somente no final do Grupo de consórcio.

Quitar Antecipado Consórcio de Forma Inversa

Como em alguns casos os prazos podem parecer longos demais, algumas pessoas quando podem  quitar antecipado consórcio de forma inversa, ou seja, pagam a parcela vigente e a última, antecipando assim o fim do consórcio, o que levaria talvez 48 meses ao fazer o pagamento de duas parcelas por mês o prazo diminui para 24 meses, a vantagem neste caso é que não existe uma obrigatoriedade de fazer esse pagamento todos os meses, ou seja, se em um mês não puder fazer o pagamento de duas parcelas de consórcio, pode optar por pagar somente a parcela vigente do mês.

Outras Formas de Abater o Saldo devedor em um consórcio

No caso de Consórcio de Imóvel Residencial, o Consorciado poderá utilizar o saldo da sua conta vinculada ao FGTS para amortizar parte das prestações mensais, conforme as regras constantes do manual da Caixa Econômica Federal, órgão gestor do FGTS.

Mas existe uma regra para utilização do seu FGTS, isto só pe possível se você dentro de 3 (três) anos não utilizou seu FGTS para esta finalidade. Consulte a Caixa Economica Federal sobre o saldo de seu FGTS antes de fazer uma proposta para quitar antecipado consórcio.

Vantagens e desvantagens na quitação de um consórcio

A grande vantagem em quitar seu consórcio antecipadamente é que você ficará livre do pagamento das parcelas mensais e poderá ter seu bem livre de alienação fiduciária no caso de carros e motos ou de hipoteca no caso de Imóveis.

Importante
No caso de Imóveis lembre-se que o custo com a transferência para seu nome envolve despesas cartorárias, por isso é importante antes de tudo consultar o cartório de registro imóveis sobre as taxas que terá que pagar.

Outra vantagem na quitação antecipada é que uma vez quitado não terá incidência de correções no valor da parcela.

Lembre-se as parcelas do Consórcio não são fixas ou seja elas são corrigidas conforme índice de correção do bem, ao quitar você paga a correção da parcela atual x parcelas restantes.

Na quitação antecipada no consórcio não existe amortização de juros já que não tem juros no consórcio, o ganho neste caso são as atualizações mensais de acordo com o índice de correção do bem, o que já é muita coisa dependendo do prazo de sua cota de consórcio.

Luiz Fernando R Pereira
Há 17 anos no mercado de crédito, se especializou em empréstimo consignado, politicas de crédito, crédito consciente e Marketing Digital, co-fundador do portal consignados.com.br
Recommended Posts

Deixe um comentário

24 Comentários em "Quitar antecipado Consórcio como funciona?"

Notify of
avatar
500
Sort by:   newest | oldest | most voted
Fabio
Visitante

Então liguei na adm do consórcio e me informaram q nao sera dado nenhum desconto pois as taxas serão cobradas normalmente apenas não será cobrado o seguro de R$1,80 mês. Oq devo fazer e aquem recorrer? Obrigado

Fabio
Visitante

Boa tarde. Tenho um consorcio de im veiculo e já paguei 31 parcelas resta 48 e quero quitar esse valor restante por motivos de furto do meu veiculo, ao quitar tenho um desconto do valor total? Pois as TX adm não seria certo cobrar.

Jhonattas Kenedys
Visitante

Se eu fica pagando as últimas parcelas, elas serão reduzidas ?

Fabio
Visitante

Boa Noite, Estou pagando um consórcio de auto, que tem a previsão de encerramento em 2020, porem pretendo quitar em dezembro. Minha dúvida é, quitando antecipadamente posso resgatar o dinheiro?? Se sim, qual o fundamento jurídico

Adriano Ferreira
Visitante

Boa noite. Tenho uma carta de credito de 40.000 e atualmente o valor total sera de 52.000 com a taxa administrativo sendo 12.000 a mais que a carta. Dessa maneira pretendo dar um lance de 14.000 abatendo e reduzindo o valor para 26.000 + taxa de administração. A minha pergunta é a seguinte, caso eu seja contemplado a taxa de administração que era de 12.000 também é reduzida ou irei pagar os 26.000 + 12.000 da taxa de administração.

Vagner Barcelos
Visitante

Bom dia!

Gostaria de saber se ao realizar a quitação do consorcio se sou obrigado a pagar também as taxas de administração dos meses que antecipei os pagamentos.

exemplo: meu consorcio termina no fim de 2017, pertento quitar em dezembro de 2016. Sou obrigado a pagar as taxas de Janeiro de 2017 a dezembro de 2017?

Edilaine Domingues
Visitante

Quando contratei o meu consórcio, o gerente me disse que quando eu fosse contemplada, eu poderia pedir a quitação do consórcio com o próprio crédito e ficaria com o restante em espécie, mas quando isso aconteceu o consórcio me informou que isso não seria possível. Pode me explicar se isso procede?

gladis carita marques
Visitante

como faço para obter o boleto de quitação da divida???

sebastião aparecido de oliveira
Visitante
sebastião aparecido de oliveira

como fazer p/ quitar empréstimo consignado,ver o valor antes de pedir o boleto de quitação ok

wpDiscuz
0

Start typing and press Enter to search