Quem fiscaliza o Consórcio?

 em Dúvidas

Temos que nos sentirmos seguros para fazermos uma atividade principalmente se esta atividade envolve dinheiro. A segurança é o princípio de tudo e é justamente sobre a segurança que falaremos neste tópico. O Banco Central do Brasil criou a lei 11.795/2008 e é a autoridade que fiscaliza o Consórcio no Brasil. Contudo, essa lei fornece segurança às pessoas que querem fazer um consórcio sem correr riscos. Me acompanhe nessa leitura e entenda como é importante a fiscalização no comércio.

Fiscalização é segurança para todos

O consórcio é seguro? O consórcio é um meio de compra seguro sim mas antes de assinar um contrato de consórcio, o consumidor deverá verificar se a administradora está com as atividades no ramo de consórcio regulares no Banco Central no Brasil. Feito isso, vamos entender melhor sobre a lei que regulamenta os consórcios no Brasil. No entanto, a lei dá credibilidade ao ramo de consórcio e obriga as administradoras a agirem de forma transparente com os consorciados. A lei também exige que os consorciados honrem com o pagamento das parcelas.

Quem fiscaliza o Consórcio?

Para que o consumidor tenha segurança ao adquirir um produto, se faz necessário ter um orgão que fiscalize cada etapa do processo. Desde o 1º(primeiro) contato até o seu fechamento. Com o sistema de consórcio não é diferente.

O Banco Central do Brasil, de acordo com a Lei nº 11.795, datada em 08 de Outubro de 2008, passou a ser a autoridade competente para normatizar e fiscalizar o Sistema de Consórcios no Brasil.

Essa fiscalização garante o bom funcionamento e a transparência nas informações por parte das administradoras de consórcios. Também fornece segurança para que seus consorciados realizem um excelente negócio. Com essas medidas, todos ganham. A administradora que trabalha corretamente garantirá uma prestação de serviço de qualidade. Já o consorciado por sua vez, saberá que tudo o que está sendo dito ou feito é assegurado por lei.

Você sabia que o Portal Consignados é especialista em empréstimo consignado?

Com mais de 17 anos no Mercado de Empréstimo Consignado e com uma equipe treinada para lhe auxiliar na melhor decisão, no entanto o Portal Consignados trabalha em parceria com diversos bancos para lhe oferecer sempre o melhor negócio.

Contrate seu empréstimo consignado clicando aqui

Postagens Recomendadas

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
500
  Subscribe  
Notify of
Como fazer consórcioConsórcio no Brasil