(11) 2626-6000

          Certamente é um dos convênios onde o prazo na liberação de empréstimo consignado é maior. Isso se faz devido a sua estrutura e seu grande volume de solicitações. Podendo levar até 5(cinco) dias úteis para a liberação.

          No entanto, para explicar melhor, vamos primeiro entender como funciona passo a passo:

          • Transmissão de dados
          • Conferência
          • Averbação
          • Desaverbação
          • confirmação

          Transmissão de dados

          Toda proposta de empréstimo consignado INSS é transmitida via sistema para o Dataprev. Contudo, esta transmissão pode ocorrer um vez por dia ou várias vezes por dia dependendo da estrutura do Banco ou instituição financeira que estiver solicitando seu empréstimo.

          Contudo, a conferência destes dados é realizada por ordem de chegada. Contudo, não importa quem transmita, vai ficar numa chamada “fila de espera”.

          No INSS sua proposta será analisada uma a uma pelos funcionários da Dataprev. Isso faz com que o prazo na liberação de empréstimo consignado INSS seja maior.

          Conferencia

          Ao ser recepcionada, a proposta passa por um processo de conferencia. Ademais, neste processo são analisados todos os critérios estabelecidos pelo INSS através da portaria de Nº 28. Contudo, deve-se atender a todos o requisitos estabelecidos nela.

          Margem consignável também é um fator analisado nesta fase. Ademais, o beneficiário deverá contratar um valor de parcela compatível a sua margem.

          Dados bancários é outro fator analisado. Ademais, pela regra só pode ser depositado o crédito na mesma conta aonde o cliente recebe seu benefício, salvo quando o cliente recebe através de “Cartão Magnético”.

          Contudo, isso ocorre nos casos onde o cliente não possui uma conta e através de um convênio firmado entre o INSS e alguns Bancos, o cliente recebe um cartão de saque, aonde ele só pode sacar seu benefício.

          Contudo, pode ser informado uma outra conta ou o banco indicar uma agência para saque do valor emprestado.

          Os dados pessoais também são confrontados, não podendo haver erros de grafia ou dados de documentos.

          Averbação

          Feita a conferência, é realizada o que chamamos de averbação. Ademais, a averbação nada mais é que a reserva do valor da parcela a favor do banco e a programação do débito para o mês seguinte na folha de pagamento do beneficiário do INSS.

          Este processo apesar de rápido exige cuidados. Contudo, é nele onde são estabelecidos, prazo, número de contrato e programação de débito, e é totalmente dependente de sistema, ou seja, não é em qualquer momento que se pode fazer este procedimento.

          Em casos onde o INSS está transmitindo dados para a rede bancária este processo para, e só é retomado quando a transmissão acaba, é o chamado período de corte. Isto ocorre uma vez por mês.

          A atualização da folha ocorre geralmente entre a segunda ou terceira semana do mês, podendo durar até 5 (cinco) dias.

          Desaverbação

          Este processo ocorre em casos de portabilidade e de refinanciamento, onde o contrato anterior é baixado ou liquidado e substituído por outro.

          No entanto, costuma atrasar em 1(dia) em relação ao processo normal. É extremamente comum atualmente este tipo de procedimento dentro do INSS devido ao grande número de beneficiários que não possuem mais margem para um empréstimo novo.

          Isso também é válido em casos onde não se deseja pagar mais uma parcela, por isso, vale a pena esperar.

          Confirmação

          A confirmação é a parte onde o banco devolve o arquivo enviado pelo banco, com a aprovação ou a negativa com suas justificativas. Nesta fase, internamente no Banco já se tem todo o processo resolvido.

          No entanto, quando a confirmação é positiva, o pagamento em conta é praticamente automático. Contudo, essa é a parte mais rápida do processo.

          Prazo na liberação de empréstimo consignado x  Vantagens

          Apesar de parecer demorado, todo o processo visa a segurança do cliente. No entanto, os cuidados tomados tanto pelo banco quanto pelo INSS vem sendo aprimorados ano a ano.

          Contudo, isto tem ajudado muito a manter o produto sadio e disponível a todos como é atualmente.

          No entanto, não se aborreça e a boa noticia é que ano a ano o prazo na liberação de empréstimo consignado INSS vem melhorando.

          Você sabia?

          Com mais de 17 anos no Mercado de Empréstimo Consignado e com uma equipe treinada para lhe auxiliar na melhor decisão, no entanto o Portal Consignados trabalha em parceria com diversos bancos para lhe oferecer sempre o melhor negócio.

          Contrate seu empréstimo consignado clicando aqui

          Dúvidas Prazo na liberação de empréstimo consignado INSS?