In Dúvidas

Ordem de pagamento é uma forma de crédito que permite ao cliente ao invés de receber através de uma conta bancária ou cheque, receber seu crédito na boca do caixa em espécie.

Motivos

A ordem de pagamento é o ultimo recurso utilizado pelo banco ou instituição financeira para efetuar o crédito referente a empréstimo consignado, além de ser muito perigoso atualmente sacar dinheiro em agencias, só é feito a ordem de pagamento em casos onde o cliente não possuí uma conta bancária.

Funcionamento da Ordem de Pagamento

O banco informa ao cliente algumas opções de Bancos para saque conforme sua disponibilidade, ao acordar o banco é verificado a agencia mais próxima da residencia do cliente.

O banco faz o crédito na conta da agencia escolhida, informando a origem que no caso é os dados pessoais do cliente como:

  • Nome Completo
  • RG
  • CPF
  • Filiação
  • Número de Contrato

A agencia que recebe o crédito faz a conciliação bancária e deixa disponível por até 7(sete) dias o valor a favor do cliente.

Prazo para saque da Ordem de Pagamento

O prazo para saque da ordem de pagamento após é de 48 horas, geralmente isso ocorre devido ao prazo de compensação bancário.

Existe rotinas e atualizações junto ao banco de dados do Banco e agencia que recebe o crédito, bem como o prazo de conciliação, estes prazos são muito importante para que todo o sistema esteja alimentado com as informações corretas do cliente para que possa sacar a ordem de pagamento tranquilamente.

Documentos necessários para Saque

Os documentos necessários para sacar a ordem de pagamento podem varia de banco pra banco e agencia para agencia, contudo aconselhamos que leve todos os documentos listados abaixo para evitar perder viagem, segue os documentos:

  • RG (Original)
  • CPF (Original)
  • Contrato Assinado

Recomendações Importantes

Em se tratar de ordem de pagamento onde o valor é sacado na boca do caixa, nunca é demais recomendar cuidados, vale lembrar que geralmente os valores sacados são provenientes a empréstimos consignados ou seja, os valores geralmente são superiores a R$ 1.000,00  e na grande maioria das vezes o cliente tem perfil de mais idade pois tal tipo de pagamento está associado ao convenio de empréstimo consignado INSS, por isso recomendamos:

  • Nunca vá sozinho
  • Escolha sempre a agencia onde você recebe
  • Evite falar o motivo que o leva a agencia bancária
  • Leve algumas contas e as pague na agencia
  • Peça para o caixa entregar discretamente o dinheiro
  • Haja normalmente dentro da agencia
  • Vá direto para casa

O INSS através de uma instrução normativa de nº 28 de 16 de Maio de 2008 através do artigo 23 regulamentou para seus segurados a ordem de pagamento como forma válida para receber seus créditos provenientes a empréstimos.

Cuidados nunca são demais, mas se  tiver uma conta mesmo que poupança opte por receber seus crédito através dela, a ordem de pagamento deve ser a ultima alternativa para você receber seus créditos.

 

Luiz Fernando Ribeiro Pereira
Há 17 anos no mercado de crédito, se especializou em empréstimo consignado, politicas de crédito, crédito consciente e Marketing Digital, co-fundador do portal consignados.com.br
Artigos Recomendados

Deixe um comentário

256 Comentários em "O que é ordem de pagamento?"

Notify of
avatar
500
Sort by:   newest | oldest | most voted
Jucimara
Visitante

Olá Luiz, tenho uma dúvida com o banco Itaú, e a antiga empresa que eu trabalhava ira pagar o PPR por ordem de pagamento, será q o banco vai descontar desse dinheiro. Obrigada Att

Renata fernandes
Visitante

olá luiz, minha mae fez um refinanciamento do itau bmg, nao sei o que fizeram de errado com o numero da conta dela, que dai colocaram para ordem de pagamento em uma agencia do itau, a correspondente da onde ela fez o refinanciamento disse que o dinheiro ja estava disponivel em uma agencia desde o dia 07/06, só que eu estou sempre indo la com minha mae e dinheiro nao esta lá, o que pode ter acontecido ? a correspondente diz que tem que esta la que ta tudo certo, mas nunca resolve nada.

Robson barbosa moreira
Visitante

Tem um mandado de pagamento que ainda não foi depositado no BBC numero143/78/2017

francisco
Visitante

Boa noite, é verdade que existe uma ordem do Banco Central onde diz que “Pagamentos de salários através de OP só poderão ser feitos no prazo máximo de 60 dias, após esse período o valor tem que ser creditado em C/C (conta salário)”

manoel dos santos
Visitante

ola pode me tirar duvida fiz um empréstimo consignado no bmg e arrependemos de pegar ele, o banco emitiu um Order de pagamento caso se gente não for sacar o empréstimo e cancelado junto inss.?

nilton
Visitante

boa tarde gostaria se posso sacar ordem de pagamento sem que o banco bloqueie , pois tenho emprestimo em atraso

Jane
Visitante

Boa noite , gostaria de saber se tem algum telefone que eu possa consultar a ordem de pagamento .obg

Fernanda
Visitante

Troquei minha conta de poupança para corrente , e me pediram para retirar uma ordem de pagamento num valor de 200,00 . Não sei de onde veio esse dinheiro, poderia me ajudar?

lucimara dutra
Visitante

Ola bom dia e tem um valor limite pra ordem de pagamento?

Carlos Barros
Visitante

Olá, E empresa depositou um valor na minha conta que já havia encerrado. Liguei pro banco e está como Ordem de Pagamento. Pergunta eu posso sacar essa Ordem em qualquer agencia do Banco que nesse caso é Santander? Grato

wpDiscuz