O que é ordem de pagamento?

 em Dúvidas

Ordem de pagamento é uma forma de crédito que permite ao cliente ao invés de receber através de uma conta bancária ou cheque, receber seu crédito na boca do caixa em espécie.

Motivos

A ordem de pagamento é o ultimo recurso utilizado pelo banco ou instituição financeira para efetuar o crédito referente a empréstimo consignado. Contudo, receber o pagamento na agência é muito perigoso. No entanto, atualmente só é feito a ordem de pagamento em casos onde o cliente não possua uma conta bancária.

Funcionamento da Ordem de Pagamento

O banco informa ao cliente algumas opções de Bancos para saque conforme sua disponibilidade. Contudo, ao acordar, o banco é verifica a agência mais próxima da residência do cliente.

Ademais, o banco faz o crédito na conta da agência escolhida, informando a origem que no caso, são os dados pessoais do cliente como:

  • Nome Completo
  • RG
  • CPF
  • Filiação
  • Número de Contrato

A agência que recebe o crédito faz a conciliação bancária e deixa disponível por até 7 (sete) dias o valor a favor do cliente.

Prazo para saque da Ordem de Pagamento

O prazo para saque da ordem de pagamento é após 48 horas. No entanto, geralmente isso ocorre devido ao prazo de compensação bancária.

Existem rotinas e atualizações junto ao banco de dados do banco e agência que recebe o crédito, bem como o prazo de conciliação. Contudo, estes prazos são muito importantes para que todo o sistema esteja alimentado com as informações corretas do cliente. Também serve para que possa sacar a ordem de pagamento tranquilamente.

Documentos necessários para Saque

Os documentos necessários para sacar a ordem de pagamento podem variar de banco pra banco e agência para agência. Contudo, aconselhamos que leve todos os documentos listados abaixo para evitar perder viagem. Ademais, segue os documentos:

  • RG (Original)
  • CPF (Original)
  • Contrato Assinado

Recomendações Importantes

Em se tratar de ordem de pagamento onde o valor é sacado na boca do caixa, nunca é demais recomendar cuidados. No entanto, vale lembrar que geralmente os valores sacados são provenientes a empréstimos consignados, ou seja, os valores geralmente são superiores a R$ 1.000,00. Na grande maioria das vezes, o cliente tem perfil de mais idade, pois tal tipo de pagamento está associado ao convenio de empréstimo consignado INSS. Contudo, recomendamos que:

  • Nunca vá sozinho
  • Escolha sempre a agência onde você recebe
  • Evite falar o motivo que o leva a agência bancária
  • Leve algumas contas e as pague na agência
  • Peça para o caixa entregar discretamente o dinheiro
  • Haja normalmente dentro da agência
  • Vá direto para casa

O INSS, através de uma instrução normativa de nº 28 de 16 de Maio de 2008 do artigo 23, regulamentou para seus segurados a ordem de pagamento como forma válida para receber seus créditos provenientes a empréstimos.

Cuidados nunca são demais, mas se tiver uma conta mesmo que poupança, opte por receber seus crédito através dela. A ordem de pagamento deverá ser a última alternativa para você receber seus créditos.

Você sabia que o Portal Consignados é especialista em empréstimo consignado?

Com mais de 17 anos no Mercado de Empréstimo Consignado e com uma equipe treinada para lhe auxiliar na melhor decisão, no entanto o Portal Consignados trabalha em parceria com diversos bancos para lhe oferecer sempre o melhor negócio.

Contrate seu empréstimo consignado clicando aqui

Postagens Recentes

Deixe um comentário

311 Comentários em "O que é ordem de pagamento?"

avatar
500
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Denise Bezerra
Visitante

Pode ser feita ordem de serviço para quem tem conta corrente inativa?

Aline Santos santiago
Visitante

É possível estornar uma ordem de pagamento para que seja lançada no banco onde tenho conta?

Julio
Visitante

sou servidor de uma prefeitura e, segundo o setor administrativo, é lei que não pode me pagar por ordem de pagamento, isso é verdade, pois pedi o número da tal lei e eles me negaram informando que é ordem da procuradoria.

Joaquim Junior
Visitante

Se eu tiver uma débito no banco, a minha ordem de pagamento pode ser descontada?

Sonia Regina
Visitante

Boa tarde! Somente quem não possui conta em banco pode se utilizar desse serviço? ou mesmo possuindo conta em banco posso receber através de ordem de pagamento? obrigado!

Diego Pereira
Visitante

Fiz uma compra nas Lojas Americanas, paguei com boleto e eles simplesmente cancelaram por falta do produto em estoque na loja parceira que deveria enviar o produto. Depois de muita luta e reclamação, ficou acordado que iriam me reembolsar, mas como não sou correntista de nenhum banco, eu receberia uma ordem de pagamento no Itau. Me confirmaram hoje que foi efeituada a troca da restituição de vale compras para a ordem de pagamento, mas não recebi nenhum documento. O que fazer?

Jose Ricardo
Visitante

Chegou uma notificaçãode ordem de pagamento para minha mãe embora ela éfalecida tenho direitode sacar?

noemi de oliveira
Visitante

Boa Noite , trabalho em um hospital e um paciente ao ser atendido me informou que mandaria o valor do custo do serviço prestado em ordem de pagamento , eu preciso fornecer a ele os dados do hospital como nome cnpj , dados bancarios ?

Mauro
Visitante

Fiz um cancelamento de um compra pela internet, e eles deram reembolso em ordem de pagamento em alguma agência do banco Itaú porém na minha cidade não tem o banco Itaú, o que e posso fazer a respeito ? Outra pessoa pode pegar a ordem de pagamento apresentado meus documentos sem eu estar presente ? Ou da para cancelar essa ordem de pagamento ? Ou transferir para um conta de outra agencia bancaria ?

Octavio
Visitante

Eu tinha que sacar uma ordem de pagamento da empresa, e n fui faz 35 dias e agora? Sera q esta la?