In Dúvidas

Ordem de pagamento é uma forma de crédito que permite ao cliente ao invés de receber através de uma conta bancária ou cheque, receber seu crédito na boca do caixa em espécie.

Motivos

A ordem de pagamento é o ultimo recurso utilizado pelo banco ou instituição financeira para efetuar o crédito referente a empréstimo consignado, além de ser muito perigoso atualmente sacar dinheiro em agencias, só é feito a ordem de pagamento em casos onde o cliente não possuí uma conta bancária.

Funcionamento da Ordem de Pagamento

O banco informa ao cliente algumas opções de Bancos para saque conforme sua disponibilidade, ao acordar o banco é verificado a agencia mais próxima da residencia do cliente.

O banco faz o crédito na conta da agencia escolhida, informando a origem que no caso é os dados pessoais do cliente como:

  • Nome Completo
  • RG
  • CPF
  • Filiação
  • Número de Contrato

A agencia que recebe o crédito faz a conciliação bancária e deixa disponível por até 7(sete) dias o valor a favor do cliente.

Prazo para saque da Ordem de Pagamento

O prazo para saque da ordem de pagamento após é de 48 horas, geralmente isso ocorre devido ao prazo de compensação bancário.

Existe rotinas e atualizações junto ao banco de dados do Banco e agencia que recebe o crédito, bem como o prazo de conciliação, estes prazos são muito importante para que todo o sistema esteja alimentado com as informações corretas do cliente para que possa sacar a ordem de pagamento tranquilamente.

Documentos necessários para Saque

Os documentos necessários para sacar a ordem de pagamento podem varia de banco pra banco e agencia para agencia, contudo aconselhamos que leve todos os documentos listados abaixo para evitar perder viagem, segue os documentos:

  • RG (Original)
  • CPF (Original)
  • Contrato Assinado

Recomendações Importantes

Em se tratar de ordem de pagamento onde o valor é sacado na boca do caixa, nunca é demais recomendar cuidados, vale lembrar que geralmente os valores sacados são provenientes a empréstimos consignados ou seja, os valores geralmente são superiores a R$ 1.000,00  e na grande maioria das vezes o cliente tem perfil de mais idade pois tal tipo de pagamento está associado ao convenio de empréstimo consignado INSS, por isso recomendamos:

  • Nunca vá sozinho
  • Escolha sempre a agencia onde você recebe
  • Evite falar o motivo que o leva a agencia bancária
  • Leve algumas contas e as pague na agencia
  • Peça para o caixa entregar discretamente o dinheiro
  • Haja normalmente dentro da agencia
  • Vá direto para casa

O INSS através de uma instrução normativa de nº 28 de 16 de Maio de 2008 através do artigo 23 regulamentou para seus segurados a ordem de pagamento como forma válida para receber seus créditos provenientes a empréstimos.

Cuidados nunca são demais, mas se  tiver uma conta mesmo que poupança opte por receber seus crédito através dela, a ordem de pagamento deve ser a ultima alternativa para você receber seus créditos.

 

Recommended Posts

Deixe um comentário

275 Comentários em "O que é ordem de pagamento?"

Notify of
avatar
500
Sort by:   newest | oldest | most voted
Luciana Araújo
Visitante

Olá! Existe a possibilidade de eu não receber uma ordem de pagamento por falta de fundos na conta de quem emitiu a ordem?

Vágner
Visitante

Como faço para pedir o empréstimo em ordem de pagamento

lucas
Visitante

fui no banco ontem e tinha uma ordem de pagamento em meu nome, mas tava em processamento… hoje um amigo que trabalha no banco disse que a situação ta “a pagar” significa que ja posso tirar o dinheiro?

Dr Arnaldo
Visitante

Com a devida venia autorizar emissao de ordens de pagamento deve ser Expresso na Procuracao bem assim o limite do emprestimo bem como a ratificacao do mandante aquele que outorgou a Procuracao assim entende a Doutrina jurisprudrncia e o CDC nao basta apenas autorizar a emissao de ordens de pagamento que seria autorizar descontos de luz agua etc na conta do mandante Se o Mandatario fez emprestimos srm ter os poderes expressos na procuracao estes serao nulos culpa do banco

Silva
Visitante

Oi, do valor a ser recebido, depois eu que tenho que pagar o advogado ou os horários são descontados antes de eu receber?

Dulci
Visitante

Olá, recebi uma ordem de pagamento no nome da minha mãe que é falecida.
Com o Atestado de Óbito, certidão de casamento, e os documentos dela, meu pai (no caso o esposo) consegue retirar o dinheiro?

Macy Silva
Visitante

Olá! recebi uma mensagem de uma empresa de cartão de crédito na qual eu era cliente falando que eu tenho um reembolso de uma tarifa e que já está liberado em qualquer agencia do Itaú em ordem de pagamento. No entanto só vi a mensagem hoje e já se passaram seis dias desde o envio. Será que eu ainda posso sacar? Também eles não enviaram nem um comprovante para o SAC. Eles falaram que precisava levar apenas CPF e documento com foto. E ai tem um prazo para o SAC. ME AJUDA!!!!

Anderson Santos Pinto
Visitante

Ola ! tenho um mandado de pagamento eletronico e ja esta assinado , queria saber quanto tempo demora para o banco do Brasil liberar?

Jacqueline
Visitante

Olá tenho uma ordem de pagamento pra receber no Santander mas tenho uma dívida lá será que eles podem reter o valor .

Jucimara
Visitante

Olá Luiz, tenho uma dúvida com o banco Itaú, e a antiga empresa que eu trabalhava ira pagar o PPR por ordem de pagamento, será q o banco vai descontar desse dinheiro. Obrigada Att

wpDiscuz