In Dúvidas

Muitas pessoas ficam com a mesma dúvida na hora de fazer um financiamento de veículos, Leasing ou Financiamento? Existe uma grande diferença entre as duas modalidades de financiamento e entende-las pode ser importante para que você possa fazer a escolha certa.

Entendendo o Leasing

O leasing é uma operação de arrendamento Mercantil, ou seja, o Banco ou Financeira tem direitos sobre o bem adquirido, uma espécie de sócio, o termo técnico é “arrendador” e “arrendatário”, nesta modalidade o dono do bem é a instituição financeira até que seja quitado o bem diferente do financiamento convencional onde o proprietário é o cliente e o banco faz apenas uma alienação fiduciária sendo o arrendatário apenas.

Ou seja tá andando no carro do Banco

Particularidades

Por ser uma operação que oferece menos risco geralmente possui taxa de juros menores, contudo existem regras, por exemplo o prazo do financiamento não pode ultrapassar dois anos para bens com vida útil de até cinco anos e de três anos para os demais, por isso aquele contrato de 60 (sessenta meses) para pagar, nem pesar ! mas tem o lado bom o total a prazo também fica bem menor.

Outro fator importante é em relação a quitação tem  que ocorrer dentro do prazo do financiamento, por isso se tiver dificuldades em pagar, lembre que tem que quitar o bem até o prazo final de seu financiamento caso tenha dúvidas acesso a regulamentação  conforme as regras do Banco Central clicando aqui.

Outro fator interessante em relação ao leasing é a não cobrança do IOF o que pode parecer indiferente devido a alíquota ser baixa mais dependendo do prazo muda muita coisa em sua parcela.

Mas como toda boa noticia vem acompanhada de uma má noticia, é que ao invés de pagar o IOF você paga o ISS (Imposto sobre Serviços) o que pode ser pior dependendo da alíquota cobra na época da celebração de seu leasing, outro detalhe são as despesas com documentação e seguro que são geralmente impostas por parte da instituição financeira.

Outro fator que faz muita gente correr do leasing é que em algumas instituições financeiras existem uma correção monetária atrelada ao financiamento, ou seja, se subir você paga mais, e como não estamos na China onde os juros são negativos, abra bem os olhos na hora de optar pelo leasing.

O bom e velho financiamento ainda é uma boa pedida na hora de financiar um veículo bem pense nisso antes de entrar numa fria.

Luiz Fernando Ribeiro Pereira
Há 17 anos no mercado de crédito, se especializou em empréstimo consignado, politicas de crédito, crédito consciente e Marketing Digital, co-fundador do portal consignados.com.br
Artigos Recomendados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
500
wpDiscuz