O juros de empréstimo consignado pode variar mais pouco, atualmente a maioria das instituições financeiras tem aplicado taxas de juros bem parecidas, por isso a recomendação é procurar o melhor custo benefício.

Muitas vezes você pode ficar seduzido por juros de empréstimo consignado com diferenças de 0,02%, mas muito cuidado, o barato as vezes sai caro, alguns aspectos na hora de contratar devem ser analisados antes do juros de empréstimo consignado, vamos destacar os principais:

  • Acessibilidade
  • Instituição Financeira
  • Relacionamento
  • Juros de Empréstimo Consignado

Acessibilidade

Sempre procure um instituição financeira que você tenha acesso fácil, lembre-se que terá um relacionamento a médio prazo, muitas vezes necessitará de informações como saldo devedor, parcelas pagas e etc. Lembre-se que o juros de empréstimo consignado pode ser amortizado em uma quitação antecipada, por isso diferenças pequenas como atualmente existem, podem ser muito significantes neste caso.

Instituição Financeira

Existe uma diferença muito grande entre Bancos, Financeiras, Seguradoras e grupos financeiros, os bancos respondem para o CMN (Conselho Monetário Nacional), Banco Central entre outros, já Financeiras e seguradoras respondem apenas para o Banco Central, e Seguradoras e grupos financeiros nem isso, mas pode estar se perguntando o que muda então? Quanto mais fiscalizada é a instituição melhor será a prestação de serviço ao consumidor, devido a uma série de exigencia que devem ser atendidas para que o cliente tenha todos os seus direitos defendidos.

Um exemplo classico disso é que só existe portabilidade entre bancos, já em seguradoras e financeiras ou grupos financeiros, para transferir sua dívida deverá passar por uma maratona para conseguir um boleto de quitação.

Relacionamento

Relacionamento é outro aspecto muito importante na hora de fazer a escolha do seu banco para fazer um empréstimo consignado, a proximidade com seu banco facilita bastante as coisas, o relacionamento faz com que as escolhas sejam baseadas em confiança mútua e liberdade em expor suas opniões de forma mais transparente, muitos clientes do portal consignados tem essa liberadade de questionar se é viável ou não um empréstimo consignado, muitas vezes o juros do empréstimo consignado é levado em conta, mas operações como refinanciamento ou portabilidade devem ser cuidadosamente estudadas e ter confiança em quem lhe passa a informação é fundamental.

Juros de Empréstimo Consignados

Os juros de empréstimo consignado podem variar de 1,9% a.m a 2,4% a.m dependendo do prazo e instituição financeira, contudo, calcular juros não é uma obrigação sua, mas explicar como o cálculo foi feito é uma obrigação da instituição financeira que lhe atendeu, atualmente o banco central obriga as instituições financeiras ao celebrar o contrato apresentar o chamado “CET” Custo Efetivo Total, neste campo terá todas as informações de tarifas, total a prazo e juros de empréstimo consignado.

Caso você receba um contrato de empréstimo consignado sem estas informações não assine.

 

Há 17 anos no mercado de crédito, se especializou em empréstimo consignado, politicas de crédito, crédito consciente e Marketing Digital, co-fundador do portal consignados.com.br