(11) 2626-6000

          Fundo comum, o que é? E o que é taxa de administração? Provavelmente você já tenha ouvido falar de fundo de reserva. Mas você sabe o que é? Neste artigo, aprenderemos sobre os itens que compõem o boleto de um consórcio.

          Por exemplo:

          Primeiramente, veremos como calcular prestação no sistema de consórcio, tomando-se como exemplo um grupo de 60 meses cujo bem ou serviço é de R$ 30.000,00.

          Exemplo:
          • Prazo de Duração do Plano: 60 Meses
          • Valor do Bem ou serviço: R$ 30.000,00
          • Percentual de Fundo Comum Contratado: 100% (cobrança linear)
          • Fundo de reserva total: 2%

          a) Fundo Comum (FC): Em síntese, é o valor que todo consorciado paga para formar a poupança que será destinada á aquisição do bem ou serviço.

          No entanto, como a referência do consórcio é o valor do bem ou serviço indicado no contrato, á contribuição ao fundo comum é a calculada tomando-se por base o respectivo preço vigente no dia da assembleia geral ordinária.

          Fique Ligado
          Normalmente, a contribuição para o fundo comum é obtida mediante a divisão percentual do preço do bem ou serviço contratado peio numero de meses de duração do grupo (contribuição linear). No entanto. poderá a administradora fixar percentual variável de contribuição ao fundo comum (contribuição não linear) desde que o somatório destas contribuições seja igual à totalidade de fundo comum contratado.

          Calculando o Fundo Comum (cobrança linear):

          O Cálculo do Fundo Comum é bem simples. Contudo, para lhe ajudar criamos uma calculadora abaixo e formula caso deseje fazer os cálculos manualmente.

          Fórmula Matemática
          Percentual Contratado ÷ Duração do grupo = Percentual Mensal do fundo comum

          Valor do Bem ou Serviço x Percentual Mensal do FC = Valor Mensal do FC

          b) Taxa de Administração (TA): A taxa de administração. indicada 10 contrato. é a remuneração da administradora pelos serviços prestados na formação, na organização e na administração do grupo. Contudo, a taxa de administração não se confunde com os juros cobrados em outras modalidades de acesso a bens e serviços.

          Ademais, no exemplo abaixo, você poderá verificar que a taxa de 15% está diluída nos 60 meses do plano, resultando apenas 0,25% incidente, mensalmente, sobre o valor do bem ou serviço vigente no dia da Assembleia Geral Ordinária.

          Calculando a Taxa de Administração (cobrança linear):

          Contudo, o cálculo da taxa de administração é importante para conferir o valor de sua parcela, ao aderir a um plano de consórcio as informações de taxa de administração e prazo do grupo são os fatores para calcular a sua parcela. No entanto, para lhe ajudar abaixo criamos um simulador. Portanto, nele você poderá calcular seu plano ou projetar sua parcela. Ademais, igualmente ao exemplo acima, vamos disponibilizar também a fórmula matemática:

          Fórmula Matemática
          Valor do Bem ou Serviço x Percentual Mensal (TA) = Valor mensal da TA

          Valor do Bem ou Serviço x Percentual de TA = Valor Mensal da TA

          c) Fundo de Reserva (FR): Em suma, trata-se de fundo de proteção destinado a garantir o funcionamento do grupo, determinadas situações previstas no contrato. Contudo, o consorciado estará sujeito ao pagamento deste fundo desde que sua cobrança esteja prevista em contrato. No entanto, o raciocínio é o mesmo adotado para a taxa de administração. Contudo, no exemplo abaixo, o fundo de reserva, também incidente sobre o valor do bem ou serviço contratado, está diluído nos 60 meses. No entanto, é importante observar que, se houver recursos nesse fundo quando do encerramento do grupo, estes serão devolvidos proporcionalmente aos consorciados

          Calculando o Fundo de Reserva

          Em suma, abaixo estaremos explicando como é realizado o fundo de reserva. Contudo, para isso, criamos um simulador e apresentação da fórmula matemática. Por exemplo:

          Fórmula Matemática
          Percentual Contratado ÷ duração do grupo = Percentual Mensal

          Valor do Bem ou Serviço x Percentual Mensal = Valor Mensal do Fundo de Reserva

          d) Seguro: Conforme previsto no contrato, o consorciado estará sujeito, ainda, ao pagamento de prêmios de seguro, nos termos do contrato. Ademais, como exemplo, podemos citar o seguro de quebra de garantia, seguro de vida e seguro desemprego o seguro de quebra de garantia é contratado em favor do grupo e se destina a cobrir o inadimplemento no pagamento das prestações vincendas dos consorciados contemplados.

          Contudo, sem dúvida, o seguro de vida em grupo se destina a pagar as prestações vincendas em caso de falecimento do consorciado. No entanto, embora o seguro desemprego visa garantir o pagamento de algumas prestações, caso o cotista venha a perder o emprego.

          Calculando a Parcela do Consórcio

          Contudo, agora que já sabemos calcular o Fundo Comum, Taxa administrativa e Fundo de Reserva, já podemos calcular a parcela de nosso consórcio, como no exemplo acima mencionado. No entanto, veja como ficaria o valor mensal a pagar:

          No entanto, caso deseje simular conforme sua necessidade basta informar os parâmetros nos simuladores acima que terá o valor de sua parcela calculada. Contudo, antes de contratar uma cota de consórcio, faça uma pesquisa. No entanto, o Banco central disponibiliza um ranking de operadoras de consórcio que poderá lhe ajudar a encontrar a melhor alternativa em consórcio para você.

          Você sabia que o Portal Consignados é especialista em empréstimo consignado?

          Com mais de 17 anos no Mercado de Empréstimo Consignado e com uma equipe treinada para lhe auxiliar na melhor decisão, no entanto o Portal Consignados trabalha em parceria com diversos bancos para lhe oferecer sempre o melhor negócio.

          Contrate seu empréstimo consignado clicando aqui

          Dúvidas Fundo Comum, taxa de Administração e Fundo de Reserva? Como Calcular