In Dúvidas

Veremos a seguir como calcular prestação no sistema de consórcio, tomando-se como exemplo um grupo de 60 meses cujo bem ou serviço é de R$ 30.000,00.

Exemplo:
  • Prazo de Duração do Plano: 60 Meses
  • Valor do Bem ou serviço: R$ 30.000,00
  • Percentual de Fundo Comum Contratado: 100% (cobrança linear)
  • Fundo de reserva total: 2%

a) Fundo Comum (FC): É o valor que todo consorciado paga para formar a poupança que será destinada á aquisição do bem ou serviço.

Como a referencia do consórcio é o valor do bem ou serviço indicado no contrato, á contribuição ao fundo comum é a calculada tomando-se por base o respectivo preço vigente no dia da assembleia geral ordinária.

Fique Ligado
Normalmente, a contribuição para o fundo comum é obtida mediante a divisão percentual do preço do bem ou serviço contratado peio numero de meses de duração do grupo (contribuição linear). No entanto. poderá a administradora fixar percentual variável de contribuição ao fundo comum (contribuição não linear) desde que o somatório destas contribuições seja igual à totalidade de fundo comum contratado.

Calculando o Fundo Comum (cobrança linear):

O Calculo do Fundo Comum é bem simples, para lhe ajudar criamos uma calculadora abaixo e formula caso deseje fazer os calculos manualmente.

Fórmula Matemática
Percentual Contratado ÷ Duração do grupo = Percentual Mensal do fundo comum

Valor do Bem ou Serviço x Percentual Mensal do FC = Valor Mensal do FC

b) Taxa de Administração (TA): A taxa de administração. indicadar 10 contrato. é a remuneração da administradora pelos serviços prestados na formação, na organização e na administração do grupo. A taxa de administração não se confunde com os juros cobrados em outras modalidades de acesso a bens e serviços.

No exemplo abaixo, você poderá verificar que a taxa de 15% está diluída nos 60 meses do plano, resultando apenas 0,25% incidente, mensalmente, sobre o valor do bem ou serviço vigente no dia da Assembleia Geral Ordinária.

Calculando a Taxa de Administração (cobrança linear):

O calculo da taxa de administração é importante para conferir o valor de sua parcela, ao aderir a um plano de consórcio as informações de taxa de administração e prazo do grupo são os fatores para calcular a sua parcela, para lhe ajudar abaixo criamos um simulador, nele você poderá calcular seu plano ou projetar sua parcela, igualmente o exemplo acima, vamos disponibilizar também a fórmula matemática:

Fórmula Matemática
Valor do Bem ou Serviço x Percentual Mensal (TA) = Valor mensal da TA

Valor do Bem ou Serviço x Percentual de TA = Valor Mensal da TA

c) Fundo de Reserva (FR): Trata-se de fundo de proteção destinado a garantir o funcionamento do grupo, determinadas situações previstas no contrato. O consorciado estará sujeito ao pagamento deste fundo desde que sua cobrança esteja prevista em Contrato. O raciocínio é o mesmo adotado para a taxa de administração. No exemplo abaixo, o fundo de reserva, também incidente sobre o valor do bem ou serviço contratado, está diluído nos 60 meses. É importante observar que, se houver recursos nesse fundo quando do encerramento do grupo, estes serão devolvidos proporcionalmente aos consorciados

Calculando o Fundo de Reserva

Abaixo estaremos explicando como é realizado o fundo de reserva e para isso criamos um simulador e apresentação da fórmula matemática:

Fórmula Matemática
Percentual Contratado ÷ duração do grupo = Percentual Mensal

Valor do Bem ou Serviço x Percentual Mensal = Valor Mensal do Fundo de Reserva

d) Seguro: Se previsto no contrato, o consorciado estará sujeito, ainda, ao pagamento de prêmios de seguro, nos termos do contrato. Como exemplo, podemos citar seguro de quebra de garantia, seguro de vida e seguro desemprego o seguro de quebra de garantia é contratado em favor do grupo e se destina a cobrir o inadimplemento no pagamento das prestações vincendas dos consorciados contemplados.

O seguro de vida em grupo se destina a pagar as prestações vincendas em caso de falecimento do consorciado. Já o seguro desemprego visa garantir o pagamento de algumas prestações caso o cotista venha a perder o emprego.

Calculando a Parcela do Consórcio

Agora que já sabemos calcular o Fundo Comum, Taxa administrativa e Fundo de Reserva, já podemos calcular a parcela de nosso consórcio, como no nosso exemplo acima mencionado veja como ficaria o valor mensal a pagar:

Caso deseje simular conforme sua necessidade basta informar os parametros nos simuladores acima que terá o valor de sua parcela calculada, mas antes de contratar uma cota de consórcio faça uma pesquisa o Banco central disponibiliza um ranking de operadoras de consórcio que poderá lhe ajudar a encontrar a melhor alternativa em consórcio para você.

Luiz Fernando Ribeiro Pereira
Há 17 anos no mercado de crédito, se especializou em empréstimo consignado, politicas de crédito, crédito consciente e Marketing Digital, co-fundador do portal consignados.com.br
Artigos Recomendados

Deixe um comentário

23 Comentários em "Fundo Comum, taxa de Administração e Fundo de Reserva? Como Calcular"

Notify of
avatar
500
Sort by:   newest | oldest | most voted
cleise
Visitante

Boa tarde, entrei no consorcio da caixa, dei um lance de 22 mil so que aconteceu que segundo eles encontraram irregularidades, nao pude adquirir o bem e la se passaram mais de 2 anos, nao paguei mais nada pq o bem era pra pagar as parcelas pois era carro utilitario. agora recebo uma carta falando que serei excluida do grupo e esse mes, entrarei para cota dos excluidos. esses 22 mil que dei de lance quando for sorteada nesse grupo de excluidos, quanto eu receberei??

Rejane
Visitante

Bom dia! Paguei 12 parcelas de um consórcio (de 60 meses) mas, por problemas financeiros, tive de desistir. O grupo somente se encerrará em Janeiro/2018. Há alguma possibilidade de reaver o valor pago antes do término do grupo? Se houver, como devo proceder?

Dirceu Floriano da Costa
Visitante

Bom dia, fiz um consórcio no valor de 81000,00, em 80 meses, dei de lance no primeiro mês o valor de 40.000,00, como ficaria o calculo o fundo comum?

Pollyanna
Visitante

Na sua opinião, qual o melhor consórcio para carro?

davi
Visitante

boa tarde fiz um consorcio e fui contemplado por lance primrira parcela so que minhas prestacoes subiram por que valor do bem aumentou recebo de volta esta diferenca… a parcela passou de 550 para 590

Felipe
Visitante

Boa tarde gostaria de saber
Se por exemplo eu assino um consórcio de 120 meses e umacarta de 100mil com um taxa por exemplo de adm de 20% do valor total que e diluida nos meses.
Ao antecipar as paecelas a um desconto sobre essa taxa ou não?
No caso esses 20% depois que assina o consórcio e obrigado a pagar, mesmo supondo que apareca um dinheiro extra e eu consiga pagar o consocio por exemplo na metade do prazo?

Grato

Felipe

Jade Barbosa
Visitante

Meu consorcio está cobrando a taxa administrativa de 17%. Dizem que é 9% do valor do bem, 2% do fundo de reserva e 6% do seguro. Está correto isso? Não seria a taxa apenas em cima do valor do bem de no máximo 10 ou 12% se não me engano?

jairo soares
Visitante

paguei a ultima parcela do meu consorcio nesse mês, existe algum valor pra me receber? da taxa de administração, do fundo de reserva ou alguma coisa parecida? e como faço pra receber???

Evandro Pezzi
Visitante

Gostaria saber, se eu desistir de um consórcio qual valor receberei do que já paguei?

wpDiscuz