In Dúvidas
1

O Fies é uma modalidade de crédito destinada a estudantes matriculados em cursos superiores em faculdades da rede privada, subsidiado pelo governo tem ajudo a muitos estudantes de baixa renda conseguir concluir um curso superior.

Recentemente o Fies teve uma exposição nacional devido a grandes dificuldades obtidas pelos estudantes em conseguir ter acesso a essa modalidade de financiamento que este ano não passou de 314 mil financiamento contra os mais de 9 milhões de países como os Estados Unidos.

Como Funciona o Fies

Para poder participar do FIES o estudante deve ter participado do processo seletivo do ENEM e ter renda familiar abaixo de 20 salários mínimos e conforme renda familiar poderá ter de 10% a 100% do curso financiado, outro atrativo é a taxa de juros que atualmente está em 3,4% ao ano o que é muito barato considerando que se for levar em conta as taxas de juros convencionais que as instituições cobram atualmente.O portal do Fies tem um Faq bem extenso e poderá ajuda-lo a entender melhor todas as regras para poder participar caso deseje basta acessar o portal e será direcionado para a pagina oficial do Fies.

Dificuldades Enfrentadas x Reflexos Negativos

Muitos estudantes sequer estão conseguindo realizar o cadastro no portal do Fies e tem se tornado um drama nacional vendo o esforço de nossos valiosos jovens que um dia estarão construindo um país melhor realizando uma jornada diária em tentativas em realizar o cadastro. Outra dificuldade é a falta de investimento do governo que informa um plano de investimento na ordem dos 350 mil vagas mas apesar dos avanços da renda da família brasileira na ultima década ainda está bem aquém da real necessidade, um reflexo negativo é a falta de mão de obra qualificada em setores como medicina, engenharia e etc, chegamos ao absurdo em importar médicos de outros países para cobrir a falta de profissionais no Brasil, com a economia abalada a dependência de profissionais para gerir soluções seria fundamental para fomentar uma retomada, um exemplo disso foram os avanços nacionais na produção do etanol, foram graças a grandes cabeças que o projeto saiu do papel e tomou um proporção mundial. Tirar a oportunidade dos estudantes hoje poderá refletir uma dependência ainda maior de importações atrasando o crescimento de nosso país.

Existem Alternativas

Se você é estudante e está tendo dificuldades em ter acesso ao Fies uma boa alternativa é o CIEE, através de um cadastro simples você fica habilitado a participar de processos seletivos com carga horária de apenas 6 horas dia.

Muitas empresas tem buscado jovens estudantes para ocupar vagas de Estagio o que é uma mão de via dupla, para o empregador são menos encargos e a oportunidade de moldar profissionais conforme a política da empresa, visando no futuro estratégico da empresa, já para o estudante é a oportunidade de já ser inserido no mercado de Trabalho atuando em uma área compatível com seu curso, para realizar o cadastro é muito simples basta clicar aqui que será direcionado para a pagina oficial do CIEE e realizar o cadastro ou pegar o endereço e comparecer pessoalmente.

Conforme  Eduardo de Oliveira, superintendente Educacional do CIEE  o programa de estágio é uma excelente oportunidade para as empresas encontrarem novos talentos,  Eduardo enfatiza também o trabalho que o CIEE faz preparando os alunos com cursos de EAD e presenciais, nesses cursos abordam temas desde comportamental, idiomas e até informática, preparando assim o bolsista e enriquecendo seu curriculo proporcionando uma chance maior em ser contratado.

Outro cuidado que o CIEE tem são em relação a carga horária que não ultrapassam a 30 horas semanais o que daria 6 horas diárias de segunda a sexta-feira, e a bolsa geralmente cobre a mensalidade escolar.

O lado positivo quando se consegue um estágio em relação ao Fies é que ao concluir o curso não existe saldo devedor e você já estará inserido no mercado de trabalho na área de seu curso.

Luiz Fernando R Pereira
Há 17 anos no mercado de crédito, se especializou em empréstimo consignado, politicas de crédito, crédito consciente e Marketing Digital, co-fundador do portal consignados.com.br
Recommended Posts

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
500
wpDiscuz
0

Start typing and press Enter to search