Empréstimo Pessoal – Como Funciona

21/10/2019

Empréstimo pessoal é uma das modalidade de crédito mais utilizadas no mercado, devido a sua flexibilidade e não condicionar a uma situação funcional especifica como o empréstimo consignado. No entanto, o empréstimo pessoal é disponível a todas as pessoas que tenham mais de 18 anos e que possuam comprovação de renda ou movimentação bancária compatível.

Formas de Pagamento do Empréstimo Pessoal

O empréstimo pessoal tem alguma formas de pagamento parcelado. As principais iremos destacar, como por exemplo:

  • Parcelamento através de Cheques pré-datados.
  • Parcelamento através de boletos Bancários em um Carnê.
  • Parcelamento debitado diretamente de sua Conta Bancária.

O crédito pessoal por ser uma linha de crédito de risco as instituições financeiras solicitam aos tomadores uma garantia de pagamento. Ademais, a mais comum e mais utilizada são cheques pré-datados no valor das parcelas. Isso de acordo com o vencimento escolhido e taxa de juros contratada.

Taxa de juros

Não existe um taxa mínima ou máxima para o crédito pessoal. As taxas são cobradas e acordo com o risco de cada instituição financeira. Ademais, de acordo com a política de crédito, quanto menor a exigência maior é a taxa de juros. Esta no entanto, poderá chegar até 20% ao mês em instituições que aceitam emprestar para quem está negativado.

Diferente do Empréstimo Consignado que não precisa ter nome limpo para contratar.

O relacionamento também é um fator importante a ser considerado para quem procura esta modalidade de crédito. Contudo, correntistas de bancos comerciais tem taxas de juros menores do que aqueles que procuram o empréstimo pessoal em financeiras. Pesquise bem antes de contratar. O Banco Central disponibiliza a informação de taxa de juros cobrada. Caso deseje acessar a página, basta clicar aqui.

Cuidados com o Crédito Pessoal

Apesar de ser uma modalidade de crédito permitida apenas para instituições financeiras. No entanto, o crédito pessoal requer muito cuidado e atenção. Contudo, para evitar abusos e taxas indevidas em sua contratação, vamos destacar as principais situações que você poderá se confrontar.

A taxa de abertura de crédito é cobrada livremente pelas instituições financeiras. Sua justificativa são os custos de analise e pesquisas junto ao órgãos de proteção ao crédito para aprovar ou não seu empréstimo, mas cuidado! Questione o valor que está sendo cobrado de TAC se o valor for superior a 10% do valor do seu empréstimo desconfie.

Seguro de Vida e Prestamista

Muitas vezes é adicionado um seguro ao seu empréstimo com a justificativa de ser um seguro prestamista ou seguro de vida. Saiba que você não é obrigado a pagar ou contratar qualquer seguro. Contudo, este tipo de inserção acaba aumentando sua dívida e geralmente é adicionado ao valor do seu empréstimo pessoal o que aumenta a taxa de juros.

Se escutar do agente de crédito a seguinte expressão “produto em reciprocidade” corra e denuncie ao Banco Central. Infelizmente produtos como capitalização, seguros ou até mesmo consórcios são oferecidos no ato da contratação de seu empréstimo pessoal com a prerrogativa de ajudar na aprovação do crédito. Isso é MENTIRA, não passa de venda casada.

Aonde Contratar empréstimo pessoal?

O portal consignados tem várias opções em crédito pessoal, através de parcerias com instituições financeiras, onde o cliente poderá pagar seu empréstimo pessoal através de boleto bancário e até mesmo através de desconto na fatura de energia.

Luiz Fernando Ribeiro Pereira

Autor do Portal Consignados

Há 17 anos no mercado de crédito, se especializou em empréstimo consignado, politicas de crédito, crédito consciente e Marketing Digital, co-fundador do portal consignados.com.br
Subscribe
Notificar de
guest
10 Comentários
O mais novo
O mais antigo Mais Votado
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
mauro soares
mauro soares
2 meses atrás

recebo auxilio acidente consigo um emprestimo

Analy
Analy
2 meses atrás

Tentei ligar para o 0800 que tem na pagina e ouvi a mensagem que este número doi desativado. Quero saber a data de término do meu empréstimo. Qual o 0800 correto??

Ary goodman
Ary goodman
5 meses atrás

Minha esposa e pensionista e fez 3 empréstimos pessoas no BMG e virou uma bola de neve ,ela pode fazer a portabilidade pra outro banco, o BMG pode não aceita a portabilidade, porque queremos entrar com uma ação por juros muito abosivo

Manoel do Carmo Vitorio
6 meses atrás

Ja pedi refinanciamento ao safra e até agora não recebi retorno, tem mais de uma semana que recebi o telefonema..celular meu 67 999049057.Aceitei a proposta do banco Sagra desiste da portabilidade e agora estou prejudicado com morosidade. Sou aposentado do INSS pro favor resolvam essa situação.

Rosimere Aparecida Ravaiani
Rosimere Aparecida Ravaiani
6 meses atrás

Preciso urgente de um empréstimo pessoal sou autônoma como faço pra consegui?

0
O que achou do post? Por favor, comente!x
()
x