(11) 2626-6000

Teve seu Empréstimo Consignado Negado? E não sabe o que pode ter acontecido? Neste artigo vamos explicar alguns dos motivos pelos quais pode ter acontecido a recusa.

O empréstimo consignado pela facilidade e por não haver a necessidade de ter nome limpo, mas nem por isso está isento de alguns critérios de analise interna por parte das instituições financeiras.

Muitas vezes, passa a impressão que não é realizada nenhuma consulta ou analise, seja ela feita pelo banco ou até mesmo pela instituição ou empresa a qual o convênio de empréstimo consignado foi estabelecido.

Uma liberação de crédito está condicionada a prévia avaliação das instituições financeiras visando a segurança na operação de crédito.

Contudo, infelizmente muitas vezes ao se deparar com seu empréstimo consignado negado, o cliente questiona o banco ou instituição financeira o motivo, e recebe como informação:

“Infelizmente seu empréstimo não passou pelo critérios do Banco ou convênio.”

Convido a você caro leitor a continuar comigo neste artigo para que possamos explicar alguns dos motivos por quais pode ter tido seu empréstimo consignado negado.

Entenda porque teve seu Empréstimo Consignado Negado

Alguns fatores poderão negar o seu empréstimo consignado, mas como cada convenio tem uma politica de crédito diferente e muitas vezes condições especiais.

Contudo, iremos detalhar os fatores  que possam levar a uma recusa conforme os convênios abaixo:

  • Instituto de Seguridade Social
  • Governo Federal
  • Governo do Estado de São Paulo
  • Prefeitura Municipal de São Paulo

Instituto de Seguridade Social – INSS

Iremos destacar os principais motivos que levam o empréstimo consignado negado no INSS ou na Instituição Financeira:

  • Dados Cadastrais
  • Margem consignada
  • Bloqueio para empréstimo
  • Dados Bancários
  • Tipo de Benefício
  • Inconsistência
  • Documentação Irregular

Dados Cadastrais

Alguns dados cadastrais poderão atrapalhar sua concessão de empréstimo. Contudo, é muito comum nomes com grafia errada, CPF do conjugê falecido, entre outros.

Ademais, para não ter seu empréstimo consignado negado, recomendamos que sempre que possível, atualize seus dados junto ao INSS, inclusive números de telefone.

Margem consignada

A margem consignável está estabelecida da seguinte forma: 30% para empréstimos e 10% para cartões de crédito No entanto, para conferir se sua margem está dentro da regra, basta calcular da seguinte forma:

Mensalidade Reajustada – Débitos Fixos (IRPF, Contribuição Sindical, Pensão) x 30% – empréstimos consignados

A prioridade do INSS é Saúde e Família. Por este motivo, se ocorrerem débitos desta natureza sua margem poderá ser comprometida. Um exemplo comum é a pensão alimentícia.

No entanto, se teve seu empréstimo consignado negado e foi por margem, mas tem dificuldade de calcular, solicite que seu agente de crédito lhe explique detalhadamente.

Contudo, poderá acessar o nosso fale conosco que teremos um imenso prazer em lhe ajudar.

Bloqueio para empréstimo

Muitos segurados ao receber sua pensão ou aposentadoria e por medida de cautela e segurança solicitam um bloqueio em seus benefícios para empréstimos, e posteriormente se esquecem deste fato.

Caso desejem contratar um empréstimo é bastante simples, basta solicitar o desbloqueio do seu benefício.

Dados Bancários

De acordo com a instrução normativa  INSS/Pres nº 28 de 16 de Maio de 2008, é possível realizar a troca de banco para recebimento de seu beneficio.

Contudo, o INSS leva até 60 dias para atualizar seus dados bancários o que acaba impossibilitando o empréstimo consignado neste período uma vez que deve ser informado para efeito de pagamento do empréstimo a conta onde se recebe seu benefício.

Esta postura do INSS tem com prioridade a sua segurança, devido a fatos relacionados e terceiros a quadrilhas que mudavam a conta de recebimento do segurado para realizar empréstimos e saques a revelia, o INSS resolveu bloquear o benefício para empréstimo durante 60 dias.

Tipo de Benefício

Nem todos os beneficiários do INSS podem realizar empréstimo consignado. No entanto, os benefícios de caráter social e temporário não poderão fazer empréstimo consignado. Contudo, os de caráter social devido a concessão ser realizada para exclusivamente a manutenção do segurando.

Os  benefícios temporários são concedidos a segurados, ou seja, toda pessoa que contribui ao INSS é um segurado, já quem recebe uma pensão ou Aposentadoria é um beneficiário.

Caso deseje maiores informações em nossa pagina de empréstimo consignado INSS, detalhamos todos os benefícios consignáveis e os não consignáveis, para acessar basta clicar aqui.

Inconsistência

Apesar de não realizar consulta junto a órgão de proteção ao crédito as instituições financeiras adotaram como medida de segurança a confirmação de dados.

Muitas vezes o beneficiário não confirma por medo, ou por insegurança ou até mesmo porque não gosta de falar ao telefone, a instituição financeira por sua vez, entende que não confirmado, valor emprestado, plano de financiamento, prazo e alguns dados pessoais, terá seu empréstimo consignado negado.

Documentação Irregular

Por mais incrível que pareça, muita vezes se deparamos com beneficiários sem documentos como RG ou CNH.

Contudo, quando possui CNH ela está vencida, entendendo que se tratando de um empréstimo e deve ser celebrado em contrato a única forma de comparar a assinatura do contrato é um documento com foto válido em todo território nacional.

Recentemente o INSS adotou uma medida de segurança abolindo a carteira de trabalho como documento aceitável para comprovação.

pelos motivos citados acima recomendamos que sempre ao realizar um empréstimo consignado tenha seus documentos válidos e atuais.

Governo Federal

Os servidores federais podem ter seu empréstimo consignado negado por alguns motivos. No entanto, vamos destacar os principais:

  • Margem Excedida
  • Margem Negativa
  • Convenio Inoperante

Margem Excedida

Muitos servidores federais ao receber seu contra-cheque de deparam com a informação de margem dos 30%. Contudo, essa informação remete ao período ao qual foi apurado e por se tratar de um recebimento o período apurado sempre será do mês anterior, o que no ato da contratação pode estar diferente.

Alguns fatos como férias, faltas ou débitos de empresas conveniadas podem reduzir a margem consignada.

Mesmo em posso do seu contra-cheque acusando margem é necessário consultar novamente através do portal consig  a margem atual.

Margem Negativa

Infelizmente a margem pode sim estar negativa, por motivos conforme mencionados acima, ou até mesmo, por mudança de função com remuneração menor, o que impossibilita até mesmo de fazer um refinanciamento ou portabilidade.

Convenio Inoperante

Os servidores federais estão alocados em órgãos, institutos, secretarias entre outras, com controle sobre a folha de forma independente.

Se por exemplo um órgão tiver algum problema relacionado ao repasse das parcelas de empréstimo para o Banco, a instituição poderá suspender aos operações de empréstimo para aquele determinado órgão.

Se você se enquadra nos exemplos citados acima fatalmente terá seu empréstimo consignado negado.

Governo do Estado de São Paulo

O empréstimo consignado do estado de São Paulo é um produto que recentemente foi implantado junto ao Banco BMG ao qual representamos.

Contudo, o que temos notado como principal motivo para ter seu empréstimo consignado negado é falta de margem e exercer uma função ou pertencer a uma categoria não atendida pelo Banco.

Atualmente, o Banco BMG trabalha com os seguintes servidores estaduais:

  • Servidores públicos militares ativos.
  • SPPREV – (Servidores públicos, civis e militares, inativos, reformados e pensionistas da administração direta e autárquica)
  • SEFAZ – (Servidores públicos civis ativos, inativos e pensionistas da administração direta e autárquica).

Prefeitura Municipal de São Paulo

Se você é servidor municipal e teve seu empréstimo consignado negado, atente aos seguintes fatores:

  • Margem consignável excedida
  • Regime de Contratação
  • Convênio

Margem consignável excedida

Contudo, para não ter seu empréstimo consignado negado, é importante antes de tudo, conferir a margem atual. No entanto, fatores como férias e faltas podem interferir em sua marge.

Solicite ao seu agente que antes de tudo confirme no e-consig a margem atual.

Regime de Contratação

Muitos servidores da prefeitura de São Paulo estão em regime de contratação não atendida pelas instituições financeiras, como por exemplo o regime CLT, Cargo de confiança,Contratados e temporários.

Estão aptos a contratar empréstimo consignado os seguintes servidores:

  • Servidores Municipais da Ativa
  • Servidores Municipais Aposentados
  • Servidores Municipais Pensionistas
  • Beneficiários do IPREM

Meu empréstimo consignado negado e está tudo certo

Conferiu todas as possibilidade e continua tendo seu empréstimo consignado negado?

Nestes casos pode ser alguma restrição interna no Banco aonde você está tentando contratar seu empréstimo, é comum quando o cliente tem algum financiamento ou empréstimo ao qual não foi pago criar uma restrição interna para futuras contrataçõe.

Em alguns casos até mesmo processos judiciais podem acarretar em restrição interna, neste caso, a unica saída e solicitar seu empréstimo em outro banco para que não tenha um empréstimo consignado negado.

Você sabia?

Com mais de 17 anos no Mercado de Empréstimo Consignado e com uma equipe treinada para lhe auxiliar na melhor decisão. No entanto, o Portal Consignados trabalha em parceria com diversos bancos para lhe oferecer sempre o melhor negócio.

Contrate seu empréstimo consignado clicando aqui

1
×
Olá!
Como posso lhe ajudar?