(11) 2626-6000

          Para saber sobre o Empréstimo consignado como funciona é importante destacar que Empréstimo consignado é uma modalidade de crédito a qual o valor referente a parcela é descontada diretamente da folha de pagamento.

          Apesar de ser implantada no Brasil a mais de 10 anos, esta modalidade de crédito não está disponível para todos! Vamos destacar os principais públicos atendidos atualmente:

          • Aposentados e Pensionistas do INSS
          • Servidores Federais
          • Servidores Municipais
          • Servidores Estaduais
          • Funcionários de Empresas com mais de 300 Funcionários

           

          Empréstimo Consignado Como Funciona na Prática?

          Neste momento você deve estar se perguntando “Tudo bem! Mas o Empréstimo consignado como funciona na prática? Para responder a esta pergunta é importante entender que o Empréstimo consignado passa sempre por duas etapas:

          • Analise do Convênio
          • Analise do Banco

          É muito importante entender as duas etapas, para evitar problemas ou demora na liberação.

          Analise do Convênio

          O convênio é a empresa ou órgão ao qual recebe seu pagamento ou benefício. O Convênio leva em consideração alguns fatores:

          • Margem consignável
          • Dados cadastrais
          • Política Interna

          A margem consignável é de 35% sendo dividida entre limites para empréstimos que é de 30% e 5% exclusivos para cartão de crédito.

          Os dados cadastrais são verificados afim de evitar fraudes, onde se verifica UF, filiação entre outros dados que podem variar conforme o convênio.

          A política interna é na verdade uma convenção realizada entre os membros do conselho do convênio, onde se define algumas regras, por exemplo:

          • Quantidade de contratos
          • Situação funcional permitida
          • Entre outras situações específicas que podem variar de acordo com o convênio.

          Por exemplo quem recebe pelo INSS pode fazer até 6 empréstimos, e quem recebe auxilio doença do INSS não pode realizar empréstimos.

          Analise do Banco

          O Banco por sua vez faz pesquisas referente a analise de crédito, apesar de não ser considerado restrições no SPC/SERASA como um impeditivo, existem algumas confirmações e verificações que o banco faz sim. Das quais as principais são:

          • Dados bancários
          • Confirmação com o cliente
          • Analise documental

          As analises do banco são de caráter protecionista, evitando assim possíveis fraudes, seja de estelionatários ou até mesmo de algum familiar.

          Margem Consignável

          A margem consignável é o limite ao qual se pode comprometer da renda, contudo existe uma regra para chegar nesta conta.

          Soma-se todas as rendas fixas do cliente e subtrai os descontos fixos, o resultado desta conta se multiplica por 30% em casos de empréstimos e 5% quando existe a possibilidade de cartões pelo convênio.

          O cliente possuindo empréstimos é subtraído da margem dos 30%, tendo assim o valor máximo que o cliente pode comprometer da sua renda. Legal agora que você já sabe sobre o Empréstimo consignado como funciona, vamos para as possibilidades.

          Possibilidades

          Muitos clientes não tem margem consignável e ficam aflitos mas existem possibilidades para estes casos. Vamos destacar:

          • Refinanciamento
          • Portabilidade
          • Cartões

          O Refinanciamento nada mais é que renegociar o que se foi pago, voltando o contrato para o inicio e liberando o saldo para o cliente como um novo empréstimo. Atualmente só é possível fazer o Refinanciamento tendo pago pelo menos 30% do prazo do contrato.

          A portabilidade segue a mesma lógica do Refinanciamento, contudo a operação é feita através de um outro Banco. Muitas vezes o cliente se beneficia da portabilidade por uma taxa de juros menor o que possibilita um valor liberado maior.

          Recentemente foi liberado pelo governo a possibilidade de utilizar 5% de margem para o limite de um cartão de crédito. No entanto, como a taxa de juros do cartão de crédito consignado é muito baixa, muitos clientes tem sacado este limite em dinheiro e pagando apenas o mínimo do cartão que já vem descontado em folha. Contudo, o pagamento mínimo deste cartão amortiza o saldo devedor e vira uma espécie de “empréstimo”.

          Considerações

          O Empréstimo consignado depende de autorização de seu convênio ou empresa. Ademais, consulte seu convênio para saber como o Empréstimo consignado como funciona para você! Só assim poderá usufruir da linha de crédito mais barata do Mercado de crédito.

          Você sabia que o Portal Consignados é especialista em empréstimo consignado?

          Com mais de 17 anos no Mercado de Empréstimo Consignado e com uma equipe treinada para lhe auxiliar na melhor decisão, no entanto o Portal Consignados trabalha em parceria com diversos bancos para lhe oferecer sempre o melhor negócio.

          Contrate seu empréstimo consignado clicando aqui

          Dúvidas Empréstimo Consignado como Funciona?