Em Dúvidas

Para saber sobre o Empréstimo consignado como funciona é importante destacar que Empréstimo consignado é uma modalidade de crédito a qual o valor referente a parcela é descontada diretamente da folha de pagamento.

Apesar de ser implantada no Brasil a mais de 10 anos, esta modalidade de crédito não está disponível para todos! Vamos destacar os principais públicos atendidos atualmente:

  • Aposentados e Pensionistas do INSS
  • Servidores Federais
  • Servidores Municipais
  • Servidores Estaduais
  • Funcionários de Empresas com mais de 300 Funcionários

 

Empréstimo Consignado Como Funciona na Prática?

Neste momento você deve estar se perguntando “Tudo bem! Mas o Empréstimo consignado como funciona na prática? Para responder a esta pergunta é importante entender que o Empréstimo consignado passa sempre por duas etapas:

  • Analise do Convênio
  • Analise do Banco

É muito importante entender as duas etapas, para evitar problemas ou demora na liberação.

Analise do Convênio

O convênio é a empresa ou órgão ao qual recebe seu pagamento ou benefício. O Convênio leva em consideração alguns fatores:

  • Margem consignável
  • Dados cadastrais
  • Política Interna

A margem consignável é de 35% sendo dividida entre limites para empréstimos que é de 30% e 5% exclusivos para cartão de crédito.

Os dados cadastrais são verificados afim de evitar fraudes, onde se verifica UF, filiação entre outros dados que podem variar conforme o convênio.

A política interna é na verdade uma convenção realizada entre os membros do conselho do convênio, onde se define algumas regras, por exemplo:

  • Quantidade de contratos
  • Situação funcional permitida
  • Entre outras situações específicas que podem variar de acordo com o convênio.

Por exemplo quem recebe pelo INSS pode fazer até 6 empréstimos, e quem recebe auxilio doença do INSS não pode realizar empréstimos.

Analise do Banco

O Banco por sua vez faz pesquisas referente a analise de crédito, apesar de não ser considerado restrições no SPC/SERASA como um impeditivo, existem algumas confirmações e verificações que o banco faz sim. Das quais as principais são:

  • Dados bancários
  • Confirmação com o cliente
  • Analise documental

As analises do banco são de caráter protecionista, evitando assim possíveis fraudes, seja de estelionatários ou até mesmo de algum familiar.

Margem Consignável

A margem consignável é o limite ao qual se pode comprometer da renda, contudo existe uma regra para chegar nesta conta.

Soma-se todas as rendas fixas do cliente e subtrai os descontos fixos, o resultado desta conta se multiplica por 30% em casos de empréstimos e 5% quando existe a possibilidade de cartões pelo convênio.

O cliente possuindo empréstimos é subtraído da margem dos 30%, tendo assim o valor máximo que o cliente pode comprometer da sua renda. Legal agora que você já sabe sobre o Empréstimo consignado como funciona, vamos para as possibilidades.

Possibilidades

Muitos clientes não tem margem consignável e ficam aflitos mas existem possibilidades para estes casos. Vamos destacar:

  • Refinanciamento
  • Portabilidade
  • Cartões

O Refinanciamento nada mais é que renegociar o que se foi pago, voltando o contrato para o inicio e liberando o saldo para o cliente como um novo empréstimo. Atualmente só é possível fazer o Refinanciamento tendo pago pelo menos 30% do prazo do contrato.

A portabilidade segue a mesma lógica do Refinanciamento, contudo a operação é feita através de um outro Banco. Muitas vezes o cliente se beneficia da portabilidade por uma taxa de juros menor o que possibilita um valor liberado maior.

Recentemente foi liberado pelo governo a possibilidade de utilizar 5% de margem para o limite de um cartão de crédito. Como a taxa de juros do cartão de crédito consignado é muito baixa, muitos clientes tem sacado este limite em dinheiro e pagando apenas o mínimo do cartão que já vem descontado em folha. O pagamento mínimo deste cartão amortiza o saldo devedor e vira uma espécie de “empréstimo”.

Considerações

O Empréstimo consignado depende de autorização de seu convênio ou empresa. Consulte seu convênio para saber como o Empréstimo consignado como funciona para você! Só assim poderá usufruir da linha de crédito mais barata do Mercado de crédito.

Luiz Fernando R Pereira
Há 17 anos no mercado de crédito, se especializou em empréstimo consignado, politicas de crédito, crédito consciente e Marketing Digital, co-fundador do portal consignados.com.br
Recommended Posts

Deixe um comentário

29 Comentários em "Empréstimo Consignado como Funciona?"

Notify of
avatar
500
Sort by:   newest | oldest | most voted
Washington de Souza
Visitante

Boa tarde! gostaria de saber como está a situação dos consignados em MG, SE ESTA SENDO REALIZADO, pois me informaram que não, devido ao governo do estado não estar repassado aos bancos os valores descontados dos seus servidores. S e sim qual a taxa de juros!!

hudson eduardo de miranda ferrera
Visitante
hudson eduardo de miranda ferrera

meu avo terminol de quitar um consignado de 60x no banco do brasil e nao estar consiguindo fazer outro estao dizendo que nao tem margem ele e militar reformado e tem 91anos e muinto lusido nao tem nen uma defisiensia nos horiente por favor

LUCIENE MORAES
Visitante

oi meu nome e luciene gostaria de saber quando a nova margem vai poder ser usada ja tem uma data

Marcia
Visitante

Gostaria de saber quando posso fazer um novo empréstimo na caixa sou pensionista e estou necessitando de 3000 há 5000 gostaria de saber como posso está vendo está proposta desde já agradeço

CAROL
Visitante

TENHO UM CONSIGNADO DA CAIXA,VOU COMEÇAR A PAGAR A PRIMEIRA ESSE MÊS ,MAIS MINHA DUVIDA É SE CHEGA ALGUMA CORRESPONDENCIA SOBRE O CONSIGNADO EM MINHA RESIDENCIA?

Fabio
Visitante

Bom dia !
Minha minha mãe fez um proposta de cartão consignado e um emprestimo consignado junto ao banco pan, a 6 dias, entrei em contato com o correspondente e ja tinha averbado e que estava na fila para deposito, ate hoje o deposito seria feito,entrei em contato com o banco pan para verificar se realmente o deposito seria feito hoje, e para minha surpresa o banco me informou que a proposta tinha sido recusada e o correspondente me mostrou que estava aprovada pra deposito. em quem acredito ?

Maria Luzinete de Souza Tavares
Visitante
Maria Luzinete de Souza Tavares

Bom dia tudo bem? Gostaria de saber com quantas parcelas pagas poderei portar um consignado para outro banco? Tenho um contrato com o Bradesco financiamentos as parcelas de 721.00 em 96x, foram pagas 86, o banco não liberou o saldo deve para o outro que estou tentando portar, reclamei no Banco Central e o Bradesco disse que em 5 dias liberam o saldo devedor. Corre o risco de não dar certo a portabilidade? Obrigada. Luzinete.

LUCIANO DE FARIAS LIMA KRONEMBERGER
Visitante
LUCIANO DE FARIAS LIMA KRONEMBERGER

Eu estava devendo a caixa econômica Federal, eles venderam a dívida para uma financeira ja fiz um acordo e estou pagando, tentei um empréstimo consignado e foi negado, ele podem fazer isso? Mesmo eu pagando e se eu quitar a dívida eles são obrigados a fazer o empréstimo? Grato!!!

Jeovah toscano de araujo
Visitante

Eu estou precisando de 4.000 mil reaia eu sou quente desde muitos anos

cecilia de souza santos
Visitante

bom dia. gostaria de saber se ha possibilidade de estar conseguindo dois mil , tenho 3 emprestimo , sou negativada , aposentada da secret,da educação e acho que tbm sem margem

wpDiscuz
0

Start typing and press Enter to search