Categorias: Dúvidas
| em 5 anos atrás

Empréstimo Consignado Caixa – Como funciona?

Por Luiz Fernando Ribeiro Pereira

O empréstimo consignado caixa é muito procurado por ter uma das menores taxas de juros do mercado. Contudo, tomamos a liberdade em explicar como funciona a contratação junto a Caixa Econômica Federal e expor os prós e contras de se ter um empréstimo na caixa.

A Instituição

A Caixa Econômica Federal é um banco de inclusão social. Isso significa que todos os programas de crédito do governo começam por lá, como por exemplo: minha casa minha vida, empréstimo consignado, poupança e muitos outros.

As taxas de juros da Caixa são baixos devido ao recurso. Na maior parte das vezes, ele é subsidiado pelo governo. No entanto, para você entender melhor, funciona assim:

O governo paga parte dos juros e o cliente o resto. Aí, se a taxa de juros seria 2% (dois porcento) o governo paga 0,5% (meio porcento) e o cliente 1,5% (um e meio porcento).

Mas pode variar de acordo com o recurso destinado pelo governo para determinada carteira de crédito, como por exemplo: momento econômico e etc.

Por isso, compare sempre porque muitas vezes as condições podem mudar e mudam muito.

Vantagens do Empréstimo Consignado Caixa

As vantagens do empréstimo consignado caixa se resumem a taxa de juros. Isso já ajuda muito e a liberação também é diferente. Uma vez solicitado, a Caixa deixa o valor vinculado a sua conta corrente ou poupança caixa. Contudo, não muda muito porque até a autorização do INSS ou outro órgão, você não pode movimentar o valor.

Contudo, é um diferencial, por isso estamos destacando. Outra vantagem é a vasta rede de agências Caixa que você encontra. Essa acessibilidade ajuda muito.

Desvantagens

Como nem tudo são rosas, o empréstimo consignado Caixa também tem alguns fatores que acabam atrapalhando um pouco. No entanto, um deles é que você precisa ser correntista da Caixa para poder contratar e se não for, prepare-se para ter uma conta da caixa, meu amigo. Tome muito cuidado, pois é comum ser oferecido a você seguros e taxas de manutenção de conta. Isso é vitalício ou pelo menos enquanto tiver uma conta caixa.

Contudo, apesar de não ser um banco que cobre caro pelos seus serviços, pelo amor de Deus né, vai contratar um empréstimo e sai correntista do Banco? Complicado!

Outro fator negativo é o foco. Como o empréstimo consignado caixa é um dos milhares de produtos da caixa, não espere muita atenção e conhecimento técnico sobre o produto por parte deles, porque não irá ter.

As famosas filas da caixa também são outro desafio para quem vai contratar por eles, Portanto, vá com tempo, muito tempo mesmo. Leve um joguinho, baralho e etc, pois irá precisar de distração para não se aborrecer.

Se deseja refinanciar seu contrato, esqueça. Vai perceber que nem sistema e nem conhecimento para isso vai encontrar lá. Significa que vai pagar até o final sem poder renegociar sua dívida pelo simples fato de ninguém saber como fazer.

No entanto, como o refinanciamento é uma condição que o banco pode ou não fazer pra você, não poderá nem reclamar. Aliás, reclamar com a Caixa não tem dado muito resultado ultimamente (Já viu o governo condenar ele mesmo). E cuidado ao reclamar do funcionário da Caixa. Ele é um servidor público e desacatar um funcionário público é crime.

Boa Sorte

Apesar de alguns pontos negativos, não é de todo ruim o empréstimo consignado Caixa. Contudo, se você for correntista da caixa melhora bastante. Ademais, consulte e analise bem. As taxas de juros atualmente não variam muito de banco para banco e considere que vai ficar preso o banco durante o período todo do seu contrato.

Por isso, refinanciamento é sempre uma possibilidade importante quando não quer aumentar seu comprometimento de renda com mais um parcela.

Recomendamos fortemente que ao se dirigir a uma agência da Caixa, não comprem outros produtos que lhe serão oferecidos. Ao fazer esse artigo, tomamos o cuidado de procurar 3 agências da Caixa Econômica e, nas três foi oferecido um “produto em reciprocidade”.

Sai fora! Meu colega, você não precisa contratar nada mais que seu empréstimo consignado caixa para ter seu crédito aprovado. Aliás, de ser muito bem tratado negócios são negócios não é verdade? E disso eles são bons, muito atenciosos no atendimento.

Contudo, as criticas citadas a Caixa Econômica são mais em caractere de advertência do que critica em si. Imagine o sistema financeiro sem a Caixa Econômica? Seria uma catástrofe. Ela é uma excelente instituição financeira e como toda instituição, possui problemas. Mas isso não a desqualifica. Por isso, lhe desejamos boa sorte ao seu empréstimo consignado caixa.

Você sabia?

Com mais de 17 anos no Mercado de Empréstimo Consignado e com uma equipe treinada para lhe auxiliar na melhor decisão, no entanto o Portal Consignados trabalha em parceria com diversos bancos para lhe oferecer sempre o melhor negócio.

Luiz Fernando Ribeiro Pereira

Há 17 anos no mercado de crédito, se especializou em empréstimo consignado, politicas de crédito, crédito consciente e Marketing Digital, co-fundador do portal consignados.com.br

Ver comentários

  • Quantos dias demora pra creditar o empréstimo consignado na conta sou funcionário ublico

    • Em média 72 horas para servidores públicos, mas tudo depende do seu convênio, tem convênios que são mais demorados, por exemplo o INSS que leva de 2 a 7 dias úteis

  • gostaria de saber sobre a carência para pagamento, se você faz um empréstimo em junho já paga a primeira parcela em julho? Pq no contrato diz uma coisa mas no meu Sigepe diz outra.

    • Djane a competência é do mes mas o débito é no mes seguinte, por exemplo tudo que está recebendo neste mês é referente a folha do mês passado

  • Fiz o emprestimo cosingnado mais saiu o comprovante do contrato mais ate agora nao apareceu o valor nem bloqueado. Por que?

    • Recomendo que vá até sua agencia e fale com seu gerente

  • Boa tarde,

    Sr Luiz Fernando

    Então esse bloqueio é normal mesmo, pq dia 10/07 fiz um empréstimo na caixa no dia 10 mesmo apareceu como bloqueado, esse bloqueio são normas da caixa mesmo????

    • Totalmente normal, fica assim até o INSS autorizar e a caixa validar.

  • FIZ UM EMPRÉSTIMO CONSIGNADO NA CEF, O MESMO FOI LIBERADO MAS ESTÁ BLOQUEADO, ISSO É NORMAL? TENHO QUE ESPERAR PELO DEPÓSITO DO INSS? PORQUE NÃO PODE SER LIBERADO LOGO APÓS A SOLICITAÇÃO APROVADA?

    • marcus como se trata de um empréstimo consignado a aprovação é bi participada ou seja, tanto o banco quanto o INSS deve aprovar seu empréstimo, cada um a sua forma, o INSS analisa margem e dados cadastrais mas isso leva tempo e em média de 2 a 7 dias úteis dependendo da época do ano.

  • Olá. Hoje fui na Caixa para solicitar um empréstimo consignado (sou funcionária pública), o valor que eu quero é de 23.000,00. Me falaram que o valor a ser financiado será de 26 mil e pouco, o que dará no final 54 parcelas de 825,16 = 44.558,64.
    Isso é correto?
    Eu solicitar 23 mil e ter que pagar sobre o valor de 26 mil?
    A funcionária disse que isso é normal, pois se algo acontecer comigo o contrato ficará quitado.
    Obrigada por enquanto.

    • Marines o ideal para todo e qualquer financiamento é que verifique o campo de CET, no caso do consignado o valor financiado sempre será o valor do seu empréstimo + IOF, ou seja, se tiver nesta conta dos 26 mil algo a mais do que isso está errado, em relação aos valores apresentados no total a prazo é a consequencia do prazo, ou seja, quanto maior o prazo mais juros irá pagar, contudo considere descontar a inflação projetada no mesmo período.

      • Olá Luiz. O que eu achei estranho mesmo foi somente eu pegar 23 mil e ter que pagar por 26 mil. É como se fosse uma taxa ou IOF, no valor de 3 mil. Achei muito alto isso. Mas obrigada pela ajuda

  • tenho dois consignados na caixa um era de 105,60 mas agora a prefeitura rj diminuiu a nossa margem e fiquei negativada em 35,00 posso pedir ao banco para pagar em boleto ou em debito para ficar com a margem positiva e renovar o de 233,40. por que tentei e eles falaram que teria que diminuir esta margem para 190,00 mas eu pegaria este mesmo valor tenho 31 pretaçoes pagas de 72x sou pensionista

  • Fiz um empréstimo consignado pela CAIXA. Era descontado em folha, saí da prefeitura e passei a pagar mensalmente por boleto (única opção). Fiquei 11 meses sem pagar, no qual terminaria mes passado. Antes disso eu tinha uma poupança na CAIXA. Recebi o PIS nessa conta e o q a CAIXA fez??? DEBITOU 2 PARCELAS DO MEU PIS!!! Da minha POUPANÇA!

  • Boa noite olha fiz um empréstimo consignado na caixa de 16.880 pra pagar em 72x de 560,15 valor final 40.700
    Vc acha que é assim mesmo ou tá tendo juros abusivos irei pagar 24 mil reais a mais

    • Taxa de 2,89 é muito alta para um empréstimo consignado da caixa. Enrolaram você!
      Hoje eu pagaria 1,68 (conta salário na caixa). Sem conta salário, seria 1,78

  • Minha mãe dez um consignado na terça-feira dia 27/12/2016, na tarde de ontem (29/12/2016) Caiu na conta dela como bloqueado, na madrugada de hj (30/12) Estava liberado, mas nessa manhã bloqueado novamente, o que deve ser?

Leave a Reply

You have to agree to the comment policy.