Contemplação na lei do Consórcio

 em Dúvidas

Serei contemplado? Essa é a pergunta de várias pessoas interessadas em adquirir consórcio me fazem todos os dias. A contemplação é um direito garantido pela lei do consórcio nº 11.795/2008, cuja atividade é normatizada, coordenada, supervisionada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil. No entanto, abaixo respondo essa e outras dúvidas de várias pessoas que ainda não conhecem o sistema de consórcio.

Como é a Contemplação de acordo com a lei do Consórcio?

Muitas são as dúvidas referente a contemplação. Uma delas é se realmente o consorciado será contemplado. No entanto, para esclarecer essa dúvida e muito mais, lhe convido á ler este artigo.

Como já havia mencionado em um artigo, a contemplação é o momento mais esperado para o consorciado. Ademais, é o dia que o consorciado recebe a carta de crédito para adquirir o bem desejado. O consorciado terá direito à contemplação que é decretada pela lei do consórcio nº 11.795/2008, artigo 22, parágrafos 1 ao 3 através de sorteio ou lance realizado pela Loteria Federal. O consorciado poderá acompanhar o sorteio através do seu número de identificação (cota). Para que a contemplação ocorra, o consorciado deverá estar ativo e com as parcelas em dia. No entanto, se o consorciado estiver inativo, a sua contemplação servirá para restituição dos valores pagos, conforme artigo 30 da lei do consórcio.

Existe a possibilidade de eu não ser contemplado?

Não existe a possibilidade de não ser contemplado. Os sorteios pela Loteria Federal ocorrerão até que todos os consorciados sejam contemplados.
Quando todos os consorciados do grupo tiverem sido contemplados e quitado as parcelas, a administradora fará o fechamento do grupo. A administradora realizará a contabilidade e devolverá aos consorciados o fundo de reserva que lhe és direito. A taxa administrativa e a taxa de seguro não serão restituídas pois o serviço já havia sido prestado durante o prazo que ocorreu o consórcio, de acordo com a lei do consórcio 11.795/2008, artigo 5, parágrafo 3.

Você sabia que o Portal Consignados é especialista em empréstimo consignado?

Com mais de 17 anos no Mercado de Empréstimo Consignado e com uma equipe treinada para lhe auxiliar na melhor decisão, no entanto o Portal Consignados trabalha em parceria com diversos bancos para lhe oferecer sempre o melhor negócio.

Contrate seu empréstimo consignado clicando aqui

Postagens Recentes

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
500
  Subscribe  
Notify of
dívida ativavários grupos