In Dúvidas
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O processo de liberação de um empréstimo consignado passa por diversas etapas, no Banco BMG são chamadas de consistências. Cada consistencia tem um número e este número representa um tipo de ocorrência. Entender bem as consistências é um fator determinante para evitar atrasos na sua liberação. Existem diversos tipos de consistências para ilustrar segue as principais:

  • 51 – Consiste parâmetros que exigem analise documental.
  • 145 – Consiste parâmetros que exigem Analise Documental.
  • 150 – UF da agência de crédito/saque diferente da UF loja da operação.
  • 155 – Pós Venda – Consiste valor liberado para cliente – Refinanciamento.
  • 159 – Consiste OP e DOC/TED acima do máximo parametrizado.
  • 162 – Consiste parâmetros específicos – Liberação Correspondente.
  • 179 – Banco e/ou Forma de Liquidação inválidos para recebimento do crédito.
  • 180 – Operação só pode ser liberada mediante a apresentação do físico.
  • 181 – Consiste UF do endereço x UF domicílio bancário.
  • 184 – Consiste CPF do agente/usuário.
  • 267 – Aguardando recebimento da gravação.
  • 270 – Aguardando recebimento de documentação.
  • 272 – Problemas na documentação anexada.
  • 274 – Validação de dados: Aguardando consulta.
  • 275 – Aguardando validação de dados.
  • 276 – Aguardando Consulta Data Nascimento – Metabusca.
  • 277 – Aguardando Validação Data de Nascimento.
  • 278 – Aguardando Validação de CPF.
  • 279 – Aguardando Validação de Data de Nascimento.
  • 280 – Validação Endereço.
  • 282 – Aguardando Análise Contra Cheque.
  • 284 – Aguardando consulta de margem.
  • 285 – Tratamento de Duplicidade de Proposta de Cartão.
  • 287- Sem concorrência de intencionamento.

Porque é importante saber sobre minhas Consistências

Entender cada uma das suas consistências é muito importante para que possa resolve-la de forma correta e mais rápida. Somente assim o empréstimo consignado poderá ser pago. Para cada Consistência requer uma ação e estaremos explicando detalhadamente abaixo:

51 – Consiste parâmetros que exigem analise documental

Que a operação depende de análise documental, e para isso é necessário anexar os documentos corretamente (observar consistência de pendência de anexo 270 e 272 e demais que são de responsabilidade do correspondente.

Ação do Correspondente: Anexar toda a documentação no Consig, liberar todas as consistências de responsabilidade do correspondente e aguardar o prazo de 48 horas para a análise da Mesa.

145 – Consiste parâmetros que exigem Analise Documental

Que a operação depende de análise documental, e para isso é necessário anexar os documentos corretamente (observar consistência de pendência de anexo 270 e 272 e demais que são de responsabilidade do correspondente).

Ação do Correspondente: Anexar toda a documentação no Consig, liberar todas as consistências de responsabilidade do correspondente e aguardar o prazo de 48 horas para a análise da Mesa.

150 – UF da agência de crédito/saque diferente da UF loja da operação

Quando o Correspondente não está localizado no mesmo estado que o cliente.

Ação do Correspondente:Acessar o Consig e liberar a consistencia para que a proposta possa seguir para analise interna do Banco.

155 – Pós Venda – Consiste valor liberado para cliente – Refinanciamento

Esta consistencia é gerada quando existe a necessidade do Banco confirmar o valor liberado e demais condições do empréstimo com o cliente.

Ação do Correspondente:Acompanhar via sistema e informar o cliente que o Banco irá entrar em contato.

159 – Consiste OP e DOC/TED acima do máximo parametrizado

Quando o valor liberada para Ordem de Pagamento é superior a R$ 5.000,00, pois valores muito altos devem ser confirmados e analisados a fim de evitar fraudes.

Ação do Correspondente:Liberar consistencia após analise interna.

162 – Consiste parâmetros específicos – Liberação Correspondente

Consistência de responsabilidade do correspondente para que avalie, de acordo com seu próprio critério, a formalização e a integridade da operação.

Ação do Correspondente:Após avaliar, acessar pelo Consig a opção Manutenção >> Liberação de Consistências>> realizar o filtro e liberar.

179 – Banco e/ou Forma de Liquidação inválidos para recebimento do crédito

Quando os dados bancários informados na proposta não estão válidos, geralmente isso ocorre quando o banco tenta validar os dados bancários e não consegue.

Ação do Correspondente:Acionar o suporte do Banco via chat, abrindo um chamado para que internamente seja feita a alteração dos dados bancários.

180 – Operação só pode ser liberada mediante a apresentação do físico

Quando o cliente fechou alguma proposta recente e solicitou novamente uma nova operação de empréstimo.

Ação do Correspondente:Encaminhar o contrato físico e documentos para a filial administrativa do banco.

181 – Consiste UF do endereço x UF domicílio bancário

Quando o cliente mora em um estado diferente da onde ele possuí conta bancária.

Ação do Correspondente:Confirmar os dados bancários com o cliente e liberar a consistencia.

184 – Consiste CPF do agente/usuário

Quando a proposta foi digitada com o CPF do agente / usuário que não possuí cadastro de agente certificado.

Ação do Correspondente:Indicar um CPF de um agente cadastrado ou cadastrar o CPF do agente no Consig.

267 – Aguardando recebimento da gravação

Que a operação foi realizada através de venda gravada e para prosseguir com a aprovação, é necessário enviar o arquivo de gravação para o servidor do Banco (SFTP). Vide Manual de Venda Gravada.

Ação do Correspondente:Nomear o arquivo de gravação conforme a formatação padrão e em seguida enviar através do SFTP. Vide Manual de Venda Gravada.

270 – Aguardando recebimento de documentação

Sinaliza que os documentos necessários para aprovação da proposta não foram inseridos no sistema BMG CONSIG. Necessário anexar todos os documentos exigidos pelo Banco.

Ação do Correspondente:Acessar a opção “Manutenção”>>”Upload de Anexos”>> Realizar o filtro para localizar a operação e anexar as imagens nos campos necessários.

272 – Problemas na documentação anexada

Indica que a mesa de analise que libera a 51 e 145 identificou divergência ou irregularidade na documentação.

Ação do Correspondente:Observar qual anexo pendente e corrigir anexando-os. Acessar a opção “Manutenção”>>”Upload de Anexos”>> Realizar o filtro para localizar a operação e anexar as imagens nos campos necessários.

274 – Validação de dados: Aguardando consulta

Que houve sucesso na consulta de intencionamento e que os dados cadastrais estão sendo validados. Dica: observar se não existe nenhuma outra consistência de responsabilidade do correspondente que possa impedir o pagamento/liberação.

Ação do Correspondente: Aguardar a validação. Caso não seja possível fazer a validação, ou seja, a consistência estiver negada, observar o fluxo da consistência 278, a qual exigirá o contracheque para análise manual.

275 – Aguardando validação de dados

É quando o banco está confirmando todos os dados da proposta.

Ação do Correspondente:Acompanhar validação de dados e se necessário cobrar agilidade na validação via suporte do Chat.

276 – Aguardando Consulta Data Nascimento – Metabusca

Sistema de consulta interno do banco que irá validar data de nascimento conforme sistema interno para que seja validade idade conforme politica de crédito do banco.

Ação do Correspondente: Acompanhar.

277 – Aguardando Validação Data de Nascimento

Esta consistencia é parecida com a 276, contudo a validação é realizada manualmente pelos analistas do banco.

Ação do Correspondente:Acompanhar e se necessário anexar documentos no Consig. para agilizar a validação.

278 – Aguardando Validação de CPF

Indica que os dados não foram validados com sucesso. Necessário enviar contracheque do cliente através do BMG Consig.

Ação do Correspondente: Acessar o menu BMG CONSIG Manutenção -> Upload de anexo, e inserir o a documentação.

279 – Aguardando Validação de Data de Nascimento

Validação manual da data de nascimento do cliente.

Ação do Correspondente:Acompanhar.

280 – Validação Endereço

Indica que estamos verificando se o endereço digitado esta em duplicidade para outro CPF cadastrado. Eventual duplicidade poderá gerar o cancelamento da proposta.

Ação do Correspondente:Caso a operação seja cancelada nessa consistência e o endereço cadastrado for o mesmo enviado no comprovante, enviar e-mail para reanalise do banco com o Comprovante em anexo. Se estiver válido o impedimento será liberado.

282 – Aguardando Análise Contra Cheque

Significa que o contracheque foi anexado, conforme fluxo na consistência 278 e está aguardando análise do Banco.

Ação do Correspondente:Aguardar tratamento e liberação da consistência.

284 – Aguardando consulta de margem

A consistência liberada significa que a consulta foi realizada com sucesso, o que confirma o intencionamento do cliente. Atenção: digitação com dados divergentes (ex. matrícula e órgão) acarretará o cancelamento automático da proposta.

Ação do Correspondente:Caso a consistência ainda esteja no processo de liberação, necessário certificar-se com o cliente se houve o intencionamento. Caso a operação seja cancelada nessa consistência, deverá ser observado o motivo e redigitado.

285 – Tratamento de Duplicidade de Proposta de Cartão.

Significa que existe mais de uma operação digitada para o mesmo cliente. Caso a mesma esteja liberada, você tem prioridade nesta operação.
Contudo, atente-se ao status da 284, providenciando o intencionamento o quanto antes, para que sua proposta seja liberada.

Ação do Correspondente:Caso a 285 esteja pendente e você tenha o controle do intencionamento junto ao cliente, envie um e-mail para Apoio Comercial  com o assunto “Prioridade SIGEPE” e solicite a reversão de prioridade da proposta.

287- Sem concorrência de intencionamento.

Se essa consistência estiver liberada a operação seguirá o fluxo normal de aprovação, desde que todas as outras consistências estejam também liberadas. A consistência será reaberta quando houver outra loja manifestando interesse na operação e alegando possuir o intencionamento do cliente.

Ação do Correspondente: Para reversão, seguir o mesmo procedimento citado na consistência 285, para o e-mail Apoio Comercial.

Obs. A Mesa irá considerar como critério de aprovação quem enviar o intencionamento primeiro.

Espero poder ter ajudado com as explicações e descrições das consistências neste artigo, logo teremos uma área de EAD com Curso Online para Correspondente aonde estaremos explicando o passo a passo.

Luiz Fernando R Pereira
Há 17 anos no mercado de crédito, se especializou em empréstimo consignado, politicas de crédito, crédito consciente e Marketing Digital, co-fundador do portal consignados.com.br
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4 Comentários em "Consistências do Banco BMG Como Resolver?"

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Fabio
Visitante

Boa Tarde! estou a 2 semanas esperando um retorno do itau bmg de um refinanciamento e um empréstimo novo, pois o correspondente se fala que esta aguardando a liberação de uma consistência, e quando ligo para o 0800 ninguém sabe me informar o pq? e Assim mesmo..demora tanto tempo assim para uma resposta ??

lenise isaque
Visitante

Luiz des do dia 27 consistência 274 e284, e não consigo cancelar a proposta para fazer com outro banco

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