(11) 2626-6000

          Compra de Dívida é uma modalidade de crédito muito útil para você que precisa quitar suas dívidas. No entanto, pode ter seus juros reduzidos seja de um financiamento ou até mesmo de dívidas com instituições.

          Compra de Dívida na Prática

          Este tipo de operação exige um dose de paciência e muita análise por parte do consumidor. Contudo, algumas etapas deverão vir antes mesmo de você iniciar o processo junto a uma instituição financeira. Ademais, o ideal seria considerar os três principais pontos:

          1. Faça um levantamento honesto de seu custo mensal com dívidas
          2. Considere qual seria o valor que poderia pagar por mês
          3. Calcule os juros pagos de seus financiamentos ou empréstimos

          No entanto, ao analisar seu custo mensal com pagamento de parcelas de empréstimos, considere que tudo que estiver acima de 30% de comprometimento de renda não é ideal.

          Uma análise mais precisa de seus gastos deve considerar o que você pode pagar por mês de forma que não comprometa suas demais despesas.

          Conforme estudos, o custo com alimentação no Brasil chega em média a 40% da receita bruta familiar, por isso considere que de 100% de sua receita tem somente 60% para as demais despesas.

          Uma recomendação muito importante também seria analisar os juros pagos de todos os seus empréstimos ou dívidas que incidem juros. Portanto, com isso terá uma base para poder procurar uma modalidade de crédito que consiga reduzir os juros já pagos.

          O Banco Central do Brasil disponibiliza a calculadora do cidadão. Nela você poderá calcular os juros aplicados em seus empréstimos de forma simples e rápida, o que lhe ajudará em muito nesta tarefa inicial. Para acessar a calculadora, basta clicar aqui!

          Lembre-se que ter acesso ao crédito é maravilhoso, mas deverão ser tomadas todas as precauções necessárias para que não vire uma bola de neve.

          1º Passo – Fazendo um Levantamento Sério

          É de vital importância saber exatamente quanto você realmente está devendo, ou seja, qual seria o valor para quitar todas as suas dívidas hoje? Muitas operações de crédito são pouco transparentes neste sentido e esta informação é prejudicada. Contudo, não desista!

          Procure a instituição e lhe solicite o valor atualizado da sua dívida. No entanto, com isso saberá qual valor realmente será necessário para quitar ou resolver todos os seus problemas.

          Lembre-se de nunca fazer este tipo de operação sem saber ao certo o valor que realmente irá resolver seu problema. Neste caso, pegue apenas o necessário. Nada a mais e nada a menos.

          2º Passo – Procurando uma Instituição Financeira

          Uma vez analisando todos os pontos destacados acima, agora é hora de ação. Ou seja, você já fez todos os levantamentos necessários e já tem um valor como base para estipular como referência a qual vai lhe servir para resolver seus problemas.

          Ao procurar uma instituição financeira, considere os seguintes fatores:

          • Público Atendido
          • Politica de Crédito
          • Valores liberados
          • Garantias

          Público Atendido

          Este produto está disponível para todo cidadão que comprove renda e que seja economicamente ativo.

          Se você é aposentado ou pensionista do INSS, Servidor Público ou Militar, com certeza já ouviu falar ou já fez algum empréstimo consignado. Contudo, para este público, existe tanto a portabilidade quanto a compra de dívida. No entanto, existem diferenças:

          • Portabilidade só pode ser realizada entre Instituições Financeiras participantes da Febraban.
          • *Compra de Dívida pode ser utilizada entre bancos e instituições financeiras.

          Seguradoras e Instituições que não participam da Febraban como por exemplo a SABEMI, que vende crédito consignado mão não é Banco, pode ser realizado a compra de dívida mesmo no consignado.

          Política de Crédito

          Cada instituição financeira tem suas regras e exigências. Contudo, antes de dar entrada em algum banco, recomendamos que solicite ao seu agente financeiro que analise antes dentro da politica de crédito do banco se seu perfil atende a todas as condições. Ademais, assim não terá atrasos na liberação de sua compra de dívida.

          Valores Liberados

          Cada instituição tem o que chamamos no mercado de limite de crédito. Consulte seu consultor para saber se o limite de crédito da instituição atende sua necessidade.

          Garantias

          Na compra de dívida você pode oferecer como garantia seus contratos de empréstimo consignado, imóvel e atualmente até veículos. No entanto, existem diferenças expressivas para cada modalidade. Percebo que seria muito importante considerar essas informações, as quais vamos destacar logo abaixo. Continue lendo.

          3º Passo – Calculando os Juros Pagos de seus financiamentos ou empréstimos

          O 3º e último passo, mas nem por isso é o menos importante é o cálculo dos juros.

          Primeiramente, é necessário entender que existem 2 tipos de juros: Juros Simples e Juros Compostos.

          Juros Simples:

          Juros Simples são uma constante. São os juros utilizados no dia a dia e a curto prazo. A fórmula é fácil.

          Juros Simples = capital inicial x juros x tempo

          J= c.i.t

          J: Juros Simples

          c: Capital inicial

          i: Juros

          t: Tempo

          Juros Compostos:

          Juros Compostos são uma acumulação. Os valores aumentam a cada período. Isso poderá virar uma bola de neve. Eles estão presentes nos processos de médio e de longo prazos. Vamos para a fórmula.

          Montante = capital inicial x (1+ juros)ᵗempo

          M= c.(1+i)ᵗ

          M: Montante

          c: Capital Inicial

          i: Juros

          t: Tempo

          Compra de Dívida de Empréstimos Consignados

          A compra de dívida de empréstimos consignados é aplicada quando se utiliza seus contratos como garantia condicionado a sua margem consignável. Contudo, temos como limite de crédito a margem dos 30% da renda consignável.

          Compra de Dívida com Garantia de Imóveis

          Neste caso a referência é seu imóvel. Contudo, nesta modalidade os prazos se assemelham a um financiamento imobiliário e não é somente nos prazo que podem chegar a 240 meses mas também nas exigências e documentações exigidas. Quer uma consulta Agora ? Clique aqui que analisaremos para você!

          Compra de Dívida com Garantia de Veículos

          Esta modalidade tem como referência seu Veículo para avaliação de crédito. Costumeiramente, libera-se em torno de até 60% do valor do veículo em tabela. No entanto, esta modalidade se assemelha muito com o financiamento de veículos.

          Quais as vantagens?

          A compra de dívida muitas vezes é uma forma de resolver problemas crônicos financeiros. No entanto, em muitos casos se perde o controle e se acaba entrando no que chamamos de ciranda financeira. Contudo, para poder honrar com seus compromissos, acaba contraindo ainda mais empréstimos ao ponto do seu endividamento ser superior a sua renda.

          Com a opção de vender suas dívidas e ficar devendo em um só local, você pode reduzir a taxa de juros, remanejar seu orçamento, prolongar o prazo. Isso lhe dará folego para pagar e ainda trocando operações caras como cheque especial e juros do rotativo do seu cartão por taxas como 1.56% ao mês.

          Recomendação

          Toda linha de crédito deve ser utilizada com muita cautela. Estou no mercado desde 1999 e o meu dia a dia é atender clientes com problemas financeiros. No entanto, a recomendação que sempre dou é :

          “Sempre consulte antes, e nunca ultrapasse seus limites. Seja honesto com você mesmo quando for analisar o que você pode pagar.”

          O Portal Consignados tem como obrigação orientar seus clientes de forma clara e objetiva. No entanto, caso este artigo não respondeu a alguma de suas perguntas, fique a vontade em comentar este post que teremos um imenso prazer em lhe responder.

          Você sabia que o Portal Consignados é especialista em empréstimo consignado?

          Com mais de 17 anos no Mercado de Empréstimo Consignado e com uma equipe treinada para lhe auxiliar na melhor decisão, no entanto o Portal Consignados trabalha em parceria com diversos bancos para lhe oferecer sempre o melhor negócio.

          Contrate seu empréstimo consignado clicando aqui

          Dúvidas Compra de Dívida como Funciona?