Categorias: Dúvidas
| em 5 meses atrás

Saiba como desbloquear seu benefício INSS para empréstimo

Por Luiz Fernando Ribeiro Pereira

O primeiro passo é ter acesso ao sistema eletrônico de consignações do INSS, o acesso é pelo site meu.inss.gov.br.

Caso não tenha acesso poderá gerar sua senha fazendo um cadastro simples e respondendo algumas perguntas relacionadas a sua atividade exercida em carteira, como últimos registros. Ou poderá ir até a uma agência do INSS e fazer o cadastro diretamente com auxílio de um funcionário pelo autoatendimento. Neste caso poderá desbloquear seu benefício sem maiores dificuldades.

Desbloquear seu benefício através do site do INSS

Uma vez logado no sistema deverá clicar no menu lateral a sua esquerda na opção “ Agendamentos / Requerimentos”.

Ao carregar a nova tela terá a opção “NOVO REQUERIMENTO”, o que irá aparecer um campo onde de pesquisa aonde deverá colocar a opção “BLOQUEIO / DESBLOQUEIO de Benefício para Empréstimo”. Clique nesta opção e prossiga!

Terá acesso a uma nova tela onde deverá confirmar seus dados pessoais e atualizar seu telefone de contato.

Clique em desbloqueio para empréstimo e anexe seus documentos pessoais(RG + CPF) esta etapa é importante pois confirma que você é realmente o segurado, um crivo de segurança do INSS.

O acompanhamento do processo de desbloquear seu benefício pode ser realizado pelo telefone 135 ou por e-mail, por este motivo muita atenção na hora de atualizar seus dados.

O processo todo pode levar até 10 dias úteis e pode ser realizado através do aplicativo do INSS também, no entanto não recomendamos o desbloqueio através do site ou aplicativo, pelas seguintes razões:

  • Falta de familiaridade com o sistema do INSS,
  • Upload de arquivos;
  • Documentos escaneados com baixa qualidade.

O sistema do INSS é bem confuso e vive fora do ar, o que pode causar muita dor de cabeça em fazer e refazer este processo várias vezes, outro detalhe é que não é de hoje que o INSS tem alguma falhas de segurança o que deixa você vulnerável em fazer qualquer tipo de upload de documentos por lá. Outro fator é a qualidade dos documentos por foto que vai enviar, se for em qualidade baixa demais o INSS recusa sua solicitação de desbloquear seu benefício e lá vai mais 10 dias para tentar novamente, se colocar grande demais o sistema não permite.

A recomendação do portal consignados é ir diretamente a uma agência do INSS e solicite por lá o desbloqueio e se não tem acesso ao meu INSS, já aproveite a viagem e faça seu login e senha.

Porque o INSS colocou carência de 180 para contratar empréstimos

Devido a inúmeras reclamações e fraudes o INSS com o intúito em preservar a segurança do seu segurado tomando esta medida drástica. Com essa medida o segurado deverá desbloquear seu benefício, entendendo assim o INSS que evitaria riscos.

Muitas das reclamações dos segurados era relacionada a abordagens abusivas por parte de instituições financeiras e agentes de correspodentes bancários para que o segurado contrata-se um empréstimo consignado. Casos esses que foram largamente noticiados, inclusive no Fantástico (Programa semanal da Globo).

Outro fator importante e mais grave ainda foram as fraudes cometidas em alguns beneficiários que ao ir sacar seu primeiro pagamento se deparava com um situação onde se tinha transferido o benefício para um outro banco e além de ter sacado seu benefício ainda havia empréstimos consignados contratados.

Com a selvageria que o mercado tem na competição de aberturas de contas a falta de cautela tem sido um facilitador para abertura de contas, o que ajuda no processo de fraude ao segurado, por isso agora você terá que desbloquear seu benefício.

Desbloquear seu benefício é só o começo

É muito provável que você leitor esteja acessando este artigo porque está encontrando dificuldades em contratar seu empréstimo consignado devido ao bloqueio de 180 dias, contudo é importante lembrar que uma dor de cabeça ainda maior é ter seu benefício violado por estelionatário ou perder o sossego de tantas ligações oferecendo o mesmo serviço.

Se você acabou de se aposentar e pensa em fazer um empréstimo consignado, recomendamos que antes de qualquer coisa entenda alguns pontos importantes relacionados a esta modalidade de crédito:

  • Não terá opção de não pagar,
  • As parcelas são fixas mas geralmente a longo prazo;
  • Se parou de trabalhar considere que seu benefício ficará menor;
  • Mesmo com juros bem menores você ainda paga juros.

Uma reflexão antes de tomar a decisão de contratar um empréstimo seja de qual modalidade seja é importante para sua saúde financeira, nós do portal consignados a 20 anos vivenciamos histórias de sucesso e de fracasso e podemos lhe garantir que o mais importante é ter cautela e fazer as contas de realmente precisa de um empréstimo e quanto realmente precisa.

Posso antes de mais nada dizer que se você acabou de se aposentar ou passará a receber uma pensão é lhe dar boas vindas, a final de contas passa a ser o público alvo do portal consignados, mas de maneira alguma queremos que este instrumento tão especial que é ter crédito seja algo que possa lhe gerar problemas futuros, e por este motivo recomendamos sempre:

  • Só contrate se estiver realmente precisando,
  • Contrate apenas o valor que está necessitando;
  • Nunca faça empréstimo por se sentir pressionado;
  • Desconfie de contatos que você não solicitou;
  • Só contrate seu empréstimo consignado com agentes certificados;
  • Some todas as suas despesas e veja qual valor dispoe para uma parcela.

Um erro bastante comum é achar que por ter direto a comprometer a sua renda em 30% você pode fazer isso, os 30% permitidos são uma base matemática para evitar abusos. O ideal é esquecer os 30% e pensar na parcela que cabe no seu bolso, assim poderá contratar seu empréstimo sem que abra outro buraco nas suas contas.

Consulte também as condições diferentes que o mercado oferece para esta modalidade, existem diversas instituições financeiras com taxas variadas, que podem ser sim um fator importante para tomar a melhor decisão possível, liberando assim um valor maior com uma parcela menor.

Luiz Fernando Ribeiro Pereira

Há 17 anos no mercado de crédito, se especializou em empréstimo consignado, politicas de crédito, crédito consciente e Marketing Digital, co-fundador do portal consignados.com.br

Leave a Reply

You have to agree to the comment policy.