(11) 2626-6000

Calcular IOF é uma tarefa bastante complicada, mas aqui no portal consignados você vai aprender de forma prática e objetiva como calcular o IOF. Mas antes vamos entender o que é o IOF e o porque da importância de se saber calcular este imposto.

O IOF é um imposto sobre operações financeiras. Contudo, além da cobrança do IOF sobre empréstimos, o imposto também é aplicado em operações de Cambio, seguros, cartões de crédito, títulos e valores mobiliários.

Entender como calcular IOF pode não interferir em seus empréstimos, mas pode ser muito importante na hora de tomar decisões. Portanto, saber calcular IOF pode ser muito útil.

O IOF é cobrado sobre o saldo devedor diário. Contudo, atualmente a alíquota está em 0,00137% ao dia, conforme divulgado no Banco Central do Brasil.

Ademais, para calcular IOF, é necessário criar uma tabela considerando a amortização de juros ocorrida a cada pagamento de parcela de seu empréstimo.

No entanto, para exemplificar, iremos utilizar um empréstimo consignado com as seguintes características:

  • Valor do empréstimo: R$ 1.000,00
  • Prazo do empréstimo: 72 meses
  • taxa de juros: 2,22% a.m

Conforme exemplo abaixo, irá verificar que o IOF cobrado foi de R$ 19,25.

Caso deseje baixar a planilha utilizada neste artigo, basta clicar aqui.

Analisando o exemplo utilizado para Calcular IOF

Ademais, o IOF, apesar de representar pouco em no custo efetivo total (CET), deve ser analisado com cuidado. Contudo, o intuito de nosso artigo é lhe ajudar a entender uma das taxas embutidas em seu empréstimo.

No entanto, atualmente o Banco Central determinou que fica obrigado as instituições financeiras a informarem ao cliente sobre todas as taxas bem como valores e condições em contrato.

Ademais, caso tenha recentemente contratado um empréstimo ou feito um financiamento, confira em seu contrato o campo (CET). Lá você terá a descrição de todas as despesas de seu empréstimo ou financiamento.

Calcular IOF de seu financiamento pode parecer um pouco complicado devido a forma de cálculo, mas antes de calcular, confira a taxa atual. Contudo, por se tratar de um imposto, pode sofrer alterações.

Nós, do Portal Consignados, recomendamos que compare, consulte e avalie bem antes de contratar um empréstimo ou financiamento.

E sempre que não compreender alguma taxa embutida em seu financiamento ou empréstimo, questione e solicite informações a respeito.

O consumidor deve ter todas as suas dúvidas esclarecidas pela instituição financeira ou Banco. Nossa equipe esta preparada para receber suas dúvidas e esclarecer de forma prática e rápida, portanto fique a vontade em questionar.

Você sabia?

Com mais de 17 anos no Mercado de Empréstimo Consignado e com uma equipe treinada para lhe auxiliar na melhor decisão, no entanto o Portal Consignados trabalha em parceria com diversos bancos para lhe oferecer sempre o melhor negócio.

Contrate seu empréstimo consignado clicando aqui

1
×
Olá!
Como posso lhe ajudar?