Início > Dúvidas > Recebo Auxilio Doença
Dúvidas

Auxilio Doença pode fazer Empréstimo Consignado?

auxilio doença

Quem recebe auxilio doença NÃO pode fazer empréstimo consignado. Por se tratar de um benefício provisório e assistêncial O INSS não autoriza o desconto em folha em benefícios desta natureza.  Quem recebe através de auxilio doença não é beneficiário do INSS e sim segurado. Contudo, existe uma grande diferença entre os dois. Por exemplo:

Segurado do INSS

O segurado do INSS é toda pessoa que contribui mensalmente. Seja com desconto em folha ou pagando diretamente, é um segurado do INSS. Contudo, o INSS é um fundo de pensão oficial que foi criada em 1990 substituindo o INPS, mas permanecendo os direitos aos trabalhadores.

Um dos grandes benefícios de se contribuir junto ao INSS é ter assistência em casos de doença que o impossibilite trabalhar.

Contudo, nestes casos, até que o segurado se recupere, passa a receber o chamado “auxilio doença”. Isso, caso a perícia do INSS constate que a doença que impossibilitou o segurado a trabalhar é irreversível o benefício passa para “Aposentadoria por invalidez previdenciária”.

No caso de aposentadoria por invalidez previdenciária, é permitido empréstimo consignado.

Beneficiário do INSS

O beneficiário do INSS é aquele cuja concessão lhe foi dada em caráter definitivo e amparado nas regras do INSS, bem como nas condições previstas em lei.

Auxilio doença x Empréstimo

Por se tratar de um benefício temporário, o empréstimo consignado não é possível. No entanto, modalidades como empréstimo pessoal e débito em conta poderão ser contratadas. Isso, desde que a comprovação de renda não esteja vinculada ao benefício.

Porém, muito cuidado com a modalidade de empréstimo que você estiver escolhendo. Em caso de empréstimo pessoal, a diferença de taxa é muito grande. No entanto, como não existe um teto máximo, cada instituição financeira cobra o que quer.

É diferente do empréstimo consignado que existe um teto máximo a ser cobrado de juros.

Quem optar por débito em conta, muito mais muito cuidado mesmo. A taxa de juros pode chegar até 23% a.m, é um absurdo de caro, por isso, a primeira opção deve sempre ser o banco aonde você recebe seu benefício.

Geralmente, só pelo fato de ser correntista, você terá uma linha de crédito disponível com condições infinitamente melhores do que uma financeira.

Conclusão

Apesar de não ser um benefício consignável, não significa que não possa utiliza-lo como base para um empréstimo. Outras modalidades de crédito como o empréstimo pessoal, o débito em conta são sim uma opção para quem recebe o auxílio doença.

Luiz Fernando Ribeiro Pereira

Há 17 anos no mercado de crédito, se especializou em empréstimo consignado, politicas de crédito, crédito consciente e Marketing Digital, co-fundador do portal consignados.com.br

Subscribe
Notificar de
guest
373 Comentários
O mais novo
O mais antigo Mais Votado
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
zene berito
zene berito
1 mês atrás

recebo aucilio doença posso fazer emprestimo consiginado

Michelle rosa de Moraes
Michelle rosa de Moraes
2 meses atrás

Olá bom dia recebo a pensão da minha filha menor de idade .
A pensão dela é do estado .
Mais sou a tutora dela a conta do benefício é no meu nome .
Posso pegar um consignado na crefisa?

Lídia Santos
3 meses atrás

Olá recebo auxilio doença da minha filha no caso sou a tutora dela recebo há 6 anos gostaria de saber se eu posso fazer empréstimo?

Elisandra Belém
Elisandra Belém
3 meses atrás

Recebo a 10 anos auxílio doença será que consigo fãser empréstimo

Maximiliano
Maximiliano
8 meses atrás

Quero fazer um empréstimo recebo um pecúlio por mês de 500 reais devido um acidente de trabalho

Andre de Freitas
Andre de Freitas
8 meses atrás

Olá, tenho um empréstimo consignado pelo Itau, mas precisei operar e vou receber auxilio doença ate fevereiro de 2020. Eu tenho que continuar pagando esse empréstimo ou só tenho que pagar quando eu retornar ao trabalho. Obrigado.

Andre de Freitas
Andre de Freitas
Responder a  Luiz Fernando Ribeiro Pereira
8 meses atrás

Entendi…. muito obrigado pela informação.

Jefferson
Jefferson
9 meses atrás

Recebo auxílio acidentario esse e ate a morte kkkk consigo fazer um empréstimo?

ALEXANDRE MAGELA DA SILVA
ALEXANDRE MAGELA DA SILVA
10 meses atrás

Recebo a 4 anos beneficio auxilio doenca

Tarcísio
Tarcísio
Responder a  ALEXANDRE MAGELA DA SILVA
10 meses atrás

Tenho 6 anos de alcilio doença tem como fazer empréstimo?

Leonardo
Leonardo
10 meses atrás

Bom dia, meu pai é aposentado pelo INSS, mas continua trabalhando de carteira assinada e fez um empréstimo Consignado pela carteira assinada. Vai entrar de auxílio doença pelo INSS. Como ficaria o Consignado nesse caso? O pagamento da aposentadoria é suspensa nesse caso, certo? Obrigado.

nilton oliveira alves
nilton oliveira alves
11 meses atrás

eu vou receber auxilio doenca durante 6 meses tenho possibilidade d fazer emprestimo na crefisa debito conta

373
0
O que achou do post? Por favor, comente!x
()
x