Categorias: Dúvidas
| em 5 anos atrás

Auxilio Doença pode fazer Empréstimo Consignado?

Por Luiz Fernando Ribeiro Pereira

Quem recebe auxilio doença NÃO pode fazer empréstimo consignado. Quem recebe através de auxilio doença não é beneficiário do INSS e sim segurado. Contudo, existe uma grande diferença entre os dois. Por exemplo:

Segurado do INSS

O segurado do INSS é toda pessoa que contribui mensalmente. Seja com desconto em folha ou pagando diretamente, é um segurado do INSS. Contudo, o INSS é um fundo de pensão oficial que foi criada em 1990 substituindo o INPS, mas permanecendo os direitos aos trabalhadores.

Um dos grandes benefícios de se contribuir junto ao INSS é ter assistência em casos de doença que o impossibilite trabalhar.

Contudo, nestes casos, até que o segurado se recupere, passa a receber o chamado “auxilio doença”. Isso, caso a perícia do INSS constate que a doença que impossibilitou o segurado a trabalhar é irreversível o benefício passa para “Aposentadoria por invalidez previdenciária”.

No caso de aposentadoria por invalidez previdenciária, é permitido empréstimo consignado.

Beneficiário do INSS

O beneficiário do INSS é aquele cuja concessão lhe foi dada em caráter definitivo e amparado nas regras do INSS, bem como nas condições previstas em lei.

Auxilio doença x Empréstimo

Por se tratar de um benefício temporário, o empréstimo consignado não é possível. No entanto, modalidades como empréstimo pessoal e débito em conta poderão ser contratadas. Isso, desde que a comprovação de renda não esteja vinculada ao benefício.

Porém, muito cuidado com a modalidade de empréstimo que você estiver escolhendo. Em caso de empréstimo pessoal, a diferença de taxa é muito grande. No entanto, como não existe um teto máximo, cada instituição financeira cobra o que quer.

É diferente do empréstimo consignado que existe um teto máximo a ser cobrado de juros.

Quem optar por débito em conta, muito mais muito cuidado mesmo. A taxa de juros pode chegar até 23% a.m, é um absurdo de caro, por isso, a primeira opção deve sempre ser o banco aonde você recebe seu benefício.

Geralmente, só pelo fato de ser correntista, você terá uma linha de crédito disponível com condições infinitamente melhores do que uma financeira.

Você sabia?

Com mais de 17 anos no Mercado de Empréstimo Consignado e com uma equipe treinada para lhe auxiliar na melhor decisão, no entanto o Portal Consignados trabalha em parceria com diversos bancos para lhe oferecer sempre o melhor negócio.

Luiz Fernando Ribeiro Pereira

Há 17 anos no mercado de crédito, se especializou em empréstimo consignado, politicas de crédito, crédito consciente e Marketing Digital, co-fundador do portal consignados.com.br

Ver comentários

  • Olá recebo auxilio doença da minha filha no caso sou a tutora dela recebo há 6 anos gostaria de saber se eu posso fazer empréstimo?

    • Infelizmente consignado não, somente empréstimo pessoal

  • Recebo a 10 anos auxílio doença será que consigo fãser empréstimo

    • Infelizmente se estiver buscando por empréstimo consignado não terá exito, agora outras modalidades como empréstimo pessoal pode conseguir sim, sem problema algum desde que atenda os pré requisitos

  • Quero fazer um empréstimo recebo um pecúlio por mês de 500 reais devido um acidente de trabalho

  • Olá, tenho um empréstimo consignado pelo Itau, mas precisei operar e vou receber auxilio doença ate fevereiro de 2020. Eu tenho que continuar pagando esse empréstimo ou só tenho que pagar quando eu retornar ao trabalho. Obrigado.

    • O contrato celebrado vai obedecer o planejamento mensal de parcelas, ou seja, não terá cessão de débito, mas seria bacana entrar em contato com o banco e tentar remediar esta situação para não ficar inadiplente

  • Recebo auxílio acidentario esse e ate a morte kkkk consigo fazer um empréstimo?

      • Infelizmente enquanto estiver como auxilio doença o INSS não irá autorizar o que não impede de tentar um empréstimo pessoal

  • Bom dia, meu pai é aposentado pelo INSS, mas continua trabalhando de carteira assinada e fez um empréstimo Consignado pela carteira assinada. Vai entrar de auxílio doença pelo INSS. Como ficaria o Consignado nesse caso? O pagamento da aposentadoria é suspensa nesse caso, certo? Obrigado.

    • No seu caso não muda nada, o beneficio do INSS não irá absorver a dívida, mas tente negociar com o banco uma outra forma de pagamento

  • eu vou receber auxilio doenca durante 6 meses tenho possibilidade d fazer emprestimo na crefisa debito conta

    • Pode sim desde que o prazo do empréstimo não ultrapasse o período que vai receber

  • Eu recebo auxilio doenca a uns 3 anos pela justica federal agoea eles marcaram uma revisao pra dia 28 se eu tenta fazer um emprestimo pela crefisa antes da revisao sera que eu consigo ja ta em analize so falta um documemto chamado infibem e combas acho que e isso

  • Olá boa noite, estou de auxilio doença até abril de 2020 estou querendo comprar um carro financiado será que o banco libera p mim, só estou de auxílio doença mais ainda estou ligada a empressa

Leave a Reply

You have to agree to the comment policy.