Categorias: Dúvidas
| em 5 anos atrás

Recebo Amparo Social – Posso Fazer Empréstimo Consignado?

Por Luiz Fernando Ribeiro Pereira

Quem recebe amparo social não pode fazer empréstimo consignado. Contudo, é um benefício vitalício. Porém, é vetada a concessão de empréstimo consignado para quem recebe este tipo de benefício. Para explicar melhor, vamos entender o porquê se recebe amparo social.

Amparo Social

O Amparo Social é concedido somente para pessoas portadoras de deficiência ou idosos com 67 anos ou mais. Estas deverão comprovar não terem condições de manter sua própria manutenção e nem de obter ajuda de sua família.

Baseado na constituição Federal de 1988  no artigo 203, o INSS juntamente com o governo visando assegurar o direito a saúde, previdência e assistência social, proporciona ao beneficiário uma forma de existência digna. Contudo, é dada a oportunidade de um renda que possa arcar com as suas necessidades básicas.

O INSS, através da lei 8.742, de 03 de Dezembro de 1993, se baseando na constituição, estabeleceu regras para a concessão a chamada LOAS (Lei Orgânica da assistência Social). No entanto, essa estabelece uma renda de 1 (um) salário mínimo. Contudo, o segurado deve comprovar que a soma da renda familiar (caso more com mais pessoas) seja inferior a 1/4 de 1 (um) salário mínimo.

Vale ressaltar que ao solicitar o Amparo Social, o beneficiário se declara incapaz economicamente. A natureza deste benefício o desqualifica para quaisquer operações financeiras.

Apesar de muitas vezes, o segurado após receber seu benefício, passa a ter uma inclusão social e retomar sua economia pessoal. No entanto, os proventos recebidos através do “Amparo Social”, não poderão ser dados como garantia. Isso em uma operação de empréstimo consignado por ser intocável.

Conclusão

Muitos segurados que recebem o amparo social tem como alternativa operações de crédito que não vinculem seu benefício. Por exemplo:

  • crédito pessoal
  • cartão de crédito
  • débito em conta

Contudo, deve se tomar cuidado com tais modalidades de empréstimo devido a sua taxa de juros ser mais elevada e seus prazos para pagar menores. Isso gera em um curto prazo, grande endividamento ao realiza-lo.

Ademais, apesar de acreditar que o empréstimo consignado deveria ser para todos, entendemos que, em casos onde não existem alternativas e são amparadas por leis, devemos respeita-las.

Você sabia que o Portal Consignados é especialista em empréstimo consignado?

Com mais de 17 anos no Mercado de Empréstimo Consignado e com uma equipe treinada para lhe auxiliar na melhor decisão, no entanto o Portal Consignados trabalha em parceria com diversos bancos para lhe oferecer sempre o melhor negócio.

Luiz Fernando Ribeiro Pereira

Há 17 anos no mercado de crédito, se especializou em empréstimo consignado, politicas de crédito, crédito consciente e Marketing Digital, co-fundador do portal consignados.com.br

Ver comentários

  • Boa tarde Sou deficiênte recebo amparo social posso fazer empréstimo pessoal

  • Boa tarde! Sou deficiente auditivos
    Recebo o benefício do BPC
    Não dera como fazer um empréstimo!?
    Puder me ajudar explicar

    • Infelizmente como se trata de um Amparo social infelizmente não pode fazer, pelos motivos listados no post ao qual fez a pergunta, recomendo que leia atentamente

  • Eu recebo um amparo social, e fiz um cartão de crédito. Posso perde meu benefício ?

  • Boa tarde, minha mãe trabalhou 35 anos de carteira assinada ela tem 67 anos mais recebe amparo, ela pode mudar pra aposentadoria normal sem ser amparo.

    • Pelo relato acredito que sim, mas o ideal seria entrar em contato com um advogado previdenciário

    • Infelizmente quem recebe amparo social não pode fazer empréstimo ou cartão consignado Roseane

  • Recebo amparo social quero mudar de banco , vou primeiro no INSS ou no banco que escolhi?

    • Pode ir no banco aonde escolheu que o mesmo faz a solicitação de mudança junto ao INSS

Leave a Reply

You have to agree to the comment policy.