fbpx
(11) 2626-6000

Utilizar o orçamento financeiro com sabedoria é saber exatamente onde o seu dinheiro está sendo gasto e ter uma reserva caso algum imprevisto ocorra. Para você, isso parece simples? A resposta é que é simples, mas devido ao consumismo excessivo da grande maioria da população, o que parece fácil se torna complicado demais.

Contudo, para utilizar corretamente o orçamento financeiro, é necessário que o indivíduo tenha disciplina e se policie para que no decorrer da organização da vida financeira, o mesmo não caia na tentação de desviar do seu objetivo com algo supérfluo.

Utilizando corretamente o orçamento financeiro

Para utilizar o orçamento financeiro da forma certa, é preciso realizar as seguintes ações:

  • Revisar periodicamente a planilha, com o intuito de verificar o seu progresso perante os meses anteriores
  • Atualize pelo menos 1 vez ao ano a estrutura da sua planilha, visando adequá-la ao seu atual objetivo. Contudo, só assim que a sua planilha evoluirá junto com a sua meta.
  • Tenha sempre um lápis e um papel em mãos. Isso te ajudará a montar melhor a sua planilha, pois você poderá anotar os gastos que tiver no exato momento em que eles ocorrem.
  •  Não controle os gastos diariamente. 1 vez que você não consiga fazer o controle diário, será o suficiente para te deixar desmotivado a seguir o cronograma. Ademais, fazer o controle mensalmente é a melhor opção.
  • Sempre lance item por item na planilha dos saques que você fizer.
  • Quando a sua planilha estiver pronta, converse com toda a sua família sobre quais gastos são prioritários e quais gastos poderão ficar para depois. No entanto, respeite a opinião de cada membro da família.
  • Dê um passo a frente. Faça uma projeção dos valores dos meses subsequentes evitando assim, surpresas desagradáveis. Claro que o valor projetado não será o mesmo do valor fixo. Contudo, uma boa dica é arredondar o valor da conta para mais na intenção de não faltar dinheiro para pagá-la depois.
  • Tome cuidado ao utilizar cartões para pagamentos à vista, pré-datados ou parcelados. Planeje antes para não faltar depois.
  • Não utilize 100% da sua renda. Viva com uma porcentagem de 80 a 90% da sua renda. Poupe o restante para investimentos em estudos e no seu negócio.

Recomendações para que seu orçamento doméstico seja eficaz

Para ter um orçamento doméstico que funcione direito e que dê resultados, siga as recomendações abaixo:

  • Se antecipe para utilizar o seu dinheiro conscientemente. Com base no orçamento do mês anterior, planeje uma redução nos gastos. Mesmo que essa redução seja pequena, já dará uma diferença no final.
  • Não tenha imprevistos. Separe uma porcentagem da sua renda mensal para o caso de imprevistos. 5% da sua renda já é suficiente. Essa porcentagem de chama Reserva de Emergência.
  • Crie uma tabela com os vencimentos mensais fixos e a mantenha sempre a vista.
  • Passe todas as suas contas para o débito automático. Essa função, além de evitar atrasos e multas, mantém suas contas sempre em dia. Cadastre suas contas no seu banco em débito automático.
  • Fique atento aos tributos anuais como IPVA e IPTU. Não deixe para a última hora para pensar neles. Já separe o valor correspondendo para o pagamento de cada tributo.
  • Pague antecipadamente a mensalidade das escolas. Diversas instituições oferecem descontos significantes para pagamento antecipado.
  • Não exagere e nem despreze as despesas eventuais.
  • Ensine seus filhos a darem valor ao dinheiro. É de suma importância a participação das crianças no orçamento doméstico familiar. Se eles aprenderem a dar o devido valor desde cedo, certamente não passarão apuros financeiros quando foram adultos.

Considerações finais

Não veja o orçamento doméstico como um obstáculo para as suas decisões. A função dele é te auxiliar a cuidar melhor do seu dinheiro e utilizá-lo de uma forma mais produtiva.

Ter uma planilha orçamentária é honrar com os pagamentos e segui-la para arrumar a sua vida financeira e poupar dinheiro para o futuro.

Não é se tornar escravo da vida financeira, é aprender a usar o dinheiro de uma forma sensata.

O Portal Consignados já presenciou muitos casos de estabilidade financeira nesses 20 anos de vida. Sabemos que é plenamente possível você também adquirir a sua. Tudo depende de força de vontade e de saber exatamente aonde quer chegar.

Crédito Consciente Saiba utilizar corretamente o seu orçamento financeiro