fbpx
(11) 2626-6000

Para organizar o orçamento doméstico, o ser humano precisa gastar menos do que ganha. Certamente, essa atitude já é um início. Temos esse mau hábito de adquirir tudo o que vemos e, muitas vezes, nem necessitamos daquele item, não é mesmo?

No entanto, o Portal Consignados, que tem mais de 20 anos de experiência em atendimento a clientes, após um vasto estudo, apresenta algumas dicas de como uma pessoa poderá ter a sua vida financeiramente organizada. Acompanhe estas valiosas dicas!

Orçamento Doméstico – Como devo organizá-lo?

Não existe uma fórmula milagrosa para organizar o orçamento financeiro. O que existe é se conscientizar do que realmente é indispensável na vida e do que poderá ser descartado. Contudo, partindo disso, apresentaremos diversas formas de como começar a se organizar financeiramente para que tudo o que é importante jamais lhe falte.

A primeira coisa é conhecer detalhadamente os seus gastos mensais. Temos que saber exatamente aonde está sendo gasto cada centavo para que possamos iniciar nossa tarefa na organização do orçamento. Para ficar mais fácil de gerenciar, faça uma planilha em uma folha de papel ou no computador de orçamento domésticos de suas despesas fixas mensais com a data de vencimento, nome da conta e valor. Um bom programa, que é um criador e editor de planilhas, é o Excel.

Compare os gastos deste mês com os meses anteriores no intuito de refletir sobre as suas prioridades de consumo. Contudo, não se esqueça de incluir despesas eventuais como passeios em família e sair para se alimentar. Ademais, para ter uma vida financeira razoável, especialistas afirmam que os gastos com contas mensais e passeios não poderão exceder 30% da sua renda. Gastos sem prioridade deverão ser reduzidos.

Estrutura de uma planilha orçamentária

Veja abaixo como a sua planilha ficará no exemplo “Planilha de Orçamento Doméstico Mensal – Outubro de 2018”:

Nome Valor Vencimento
Aluguel 900 02/10/2018
Água 60 05/10/2018
Luz 129,95 12/10/2018
Telefone 25 15/10/2018
Escola 150 20/10/2018
Alimentação 400 —————–
Saúde 130 —————–
Impostos 190 —————–
Lazer 120 —————–
Renda Despesas Saldo
2500,00 2.104,95 395,05

Esta planilha orçamentária deverá ser feita mensalmente. Guarde a planilha dos meses anteriores e verifique trimestralmente (de 3 em 3 meses) se houve redução de gastos. A intenção é justamente controlar os gastos e reduzi-los para que poupe dinheiro para alguma emergência.

Caso você possua uma renda extra, esta deverá fazer parte da planilha também e ser somada com a sua renda principal.

Se você é assalariado e recebe quinzenalmente, ou seja, 2 vezes por mês, é ideal que você divida as suas contas também em 2 partes.

Por exemplo:

Escola, aluguel, água e luz poderão ser pagas na primeira quinzena do mês. Agora telefone, prestação do carro e tv a cabo poderão ser pagas na segunda quinzena do mês.

Despesas pessoas como cabeleireiro, manicure e tintura também entram na planilha, pois são custos. Isso também serve para dízimos, taxa de manutenção bancária, cartão de crédito, enfim, tudo o que tem custo.

Despesas Eventuais

São as despesas que ocorrem de vez em quando, ou seja, que não são fixas.

Por exemplo:

  • Manutenção na casa ou no carro
  • Presentes em datas comemorativas como o Natal, o dia das mães e o dia das crianças
  • Material escolar do início do ano
  • Viagem nas férias
  • Ceia de Natal, entre outros

Saldo disponível

Um ponto muito importante neste assunto é a questão do saldo disponível. Se você controlar as suas despesas fixas e eventuais dentro da sua renda, certamente você terá um saldo. É aí que está o problema. Não o gaste com coisas supérfluas. Guarde dinheiro para grandes realizações. Sejamos conscientes que não sabemos o que irá acontecer no futuro. Temos que ter os dois pés no chão e agir com responsabilidade seja com a área financeira, com a família, com os amigos, com os colegas de trabalho, etc.

Considerações finais

Uma pessoa sem um objetivo na vida, fica só rodando e rodando e não chega a lugar nenhum. Se quisermos poupar dinheiro para que possamos investir em um negócio ou em uma graduação para os filhos, a hora é agora. Vamos lá! Arregace as mangas, controle a sua vida financeira e tenha de volta a sua estabilidade.

Crédito Consciente Como organizar meu orçamento doméstico?