Necessidades humanas fazem parte de nós. Desde pequeno, aprendemos que é necessário fazermos a higiene, nos alimentarmos, trabalharmos para nos sustentarmos e sustentarmos a família, entre outros. Contudo, nesse post, falaremos das necessidades do ser humano de uma forma bem abrangente.

Lembro bem que, quando fiz o meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na faculdade sobre os maiores administradores da história, algo em comum me chamou a atenção. No entanto, todos esses administradores eram solidários e sabiam reconhecer quem os ajudou e retribuir esse favor ajudando pessoas que eles nem conheciam.

A gratidão e a solidariedade são verdadeiras dádivas. Devemos sempre mantê-las próximas de nós.

As 6 Necessidades humanas

Nós, seres humanos, nos locomovemos pela emoção. O que quer que seja que você esteja buscando, faça sempre o seu melhor. Vivemos na busca constante pela felicidade. Contudo, ao longo dos anos, percebi que essas 6 necessidades básicas nos faz viver e prova que todos os comportamentos humanos são universais.

Agora vamos conhecer quais são as necessidades básicas que o ser humano possui:

1ª Necessidade: Certeza

Nós, seres humanos, temos a necessidade de estarmos no controle e de tentarmos adivinhar o que acontecerá a seguir para que possamos nos sentir seguros. Essa é a necessidade de conforto, evitando assim o stress. Ademais, o conforto nos fornece a sensação de prazer, de bem-estar.

Quanto maior a certeza que temos, menos riscos correremos.

2ª Necessidade: Incerteza

A 2ª necessidade básica é a Incerteza, que veio para bater de frente com a 1ª necessidade. Ademais, o ser humano precisa de variedade, de desafios, de surpresas para que sua conquista tenha valido a pena. No entanto, as surpresas que não desejamos ter são chamadas de problemas.

É muito difícil adquirir força se você não tiver um problema para superar.

3ª Necessidade: Sentido

É do ser humano essa necessidade de sentir que é importante para alguém. O sentido está no que nos move, no que nos faz viver. Somos capazes de encontrar sentido nas mais variadas situações. Tudo depende do momento. É dessa forma que nos tornamos especiais.

O sentido também é capaz de gerar dinheiro

4ª Necessidade: Amor

É fato que, quando amamos verdadeiramente e completamente, nos sentimos mais vivos. Contudo, no momento que perdemos um amor, na intenção de amenizar a dor, vivemos das boas lembranças que são o elo para que esse sentimento não se perca.

O amor é o que nós, seres humanos, mais queremos e mais precisamos para nossas vidas.

5ª Necessidade: Crescimento

Almejamos sempre o crescimento dos nossos negócios. Se não estivermos crescendo, estamos morrendo, pois não temos algo de valor para dar. Esse ensinamento vale para relacionamentos amorosos, empresariais e para tudo o que fazemos nas nossas vidas.

Se você não cresce, você não se realiza.

6ª Necessidade: Contribuição

A fórmula do sucesso não vem daquilo que você recebe, mas sim do que você oferta. A vida só terá sentido se você contribuir para o aprendizado e crescimento do próximo. O que você recebe não lhe trará felicidade a longo prazo, mas para a pessoa que você se torna e aquilo com que contribui, sim.

O segredo da vida é doar.

Considerações finais

Nesse post, vimos quais são as 6 necessidades básicas do ser humano. É possível se realizar em 1 ou 2? Certamente. Será que consigo me realizar em todos? Isso só dependerá de você. Dependerá das suas atitudes consigo mesmo e com os demais.

Lembre-se que devemos sempre ser gratos pelo o que temos e buscar sempre melhorarmos e vivermos em harmonia com todas as pessoas.