Para adquirir independência financeira, é necessário que o indivíduo seja consciente de cada ação que faz. Isso significa que todo o dinheiro que for gasto ou investido, deverá ter sido bem planejado. No entanto, não é planejar de qualquer jeito, é planejar certo para, posteriormente, colher bons frutos.

No entanto, existem alguns passos que deveremos seguir para atingir a independência financeira em sua plenitude. Contudo, nesse post, o Portal Consignados apresentará, em detalhes, qual é o caminho a seguir. Acompanhe!

Como obter independência financeira?

Observe à sua volta. Quantas pessoas que você conhece, que possuem independência financeira e, consequentemente, estabilidade financeira? Poucas, não é verdade?

Segundo o especialista em administração e finanças, Gustavo Cerbasi, autor do livro “Como organizar sua vida Financeira”, Independência Financeira é poder viver dos frutos dos seus investimentos e também do seu patrimônio.

Veja abaixo alguns hábitos que todos nós precisamos ter para alcançarmos o que desejamos:

  • Planeje-se. Faça um planejamento orçamentário de tudo o que você recebe e gasta ou investe. Quem se planeja, obtém total segurança de cada passo dado.
  • Acredite em você. A pessoa que acredita em si mesma, é capaz de conseguir tudo o que quer.
  • Tenha disciplina. Crie uma rotina e a siga.
  • Tenha consciência dos seus atos. A pessoa que é consciente dos próprios atos, não desvia do caminho com facilidade e vai em busca do que almeja.

Veja agora quais são os passos necessários para que você obtenha independência financeira:

1º Passo: Acredite nos seus sonhos

Você já ouviu dizer que quem acredita sempre alcança?

Contudo, saiba que esse trecho, que até virou música na voz de Renato Russo, é a mais pura verdade.

“Jamais desista daquilo que você realmente quer fazer. A pessoa que tem grandes sonhos é mais forte do que aquela que possui todos os fatos”. Todavia, com esse pensamento, o escritor norte-americano H. Jackson Brown Jr. ensinou ao mundo que deveremos correr atrás do que acreditamos, por mais que pessoas próximas de nós nos digam o contrário.

2º Passo: Cuidado com as pessoas oportunistas

Infelizmente, ainda existem pessoas com á índole nesse mundo. Elas fingem ser suas amigas, quando na verdade estão aguardando o momento certo para lhe dar um golpe e levar todo o seu dinheiro com o seu sonho embutido. Se afaste das pessoas que aparecerão do nada só porque você está iniciando um projeto.

3º Passo: Saiba exatamente o preço dos seus sonhos

Trace um plano financeiro e o siga para atingir os seus objetivos. A maioria não pessoa não faz um planejamento antes de iniciar um negócio. Esse talvez seja o maior erro que uma pessoa poderá cometer, pois perderá tempo e dinheiro e, certamente, ficará sem saber o que fazer. Planeje tudo e siga-o para que nada fuja do controle.

Lembre-se que é você que terá que comandar o seu projeto e não o contrário.

4º Passo: Invista conscientemente dos seus sonhos

Faça um planejamento orçamentário do seu projeto, separando-o por departamentos, no qual você especificará o quanto de investimento que fará para cada departamento do seu projeto. Se for preciso, não hesite em contratar os serviços de um especialista em planejamento financeiro no intuito de concluir esse passo e seguir adiante.

5º Passo: Crie um plano de renda sustentável

Não dependa apenas dos investimentos, crie o seu plano de renda vitalícia e proteja-o. Seja criativo e minimize suas perdas para aumentar os seus ganhos. Utilize a mesma ferramente usada pelos bancos e dê a volta por cima. A ideia é garantir que os seus ganhos não sejam consumidos pelos impostos.

6º Passo: Previna oscilações do mercado

Um importante passo para garantir o sucesso do seu investimento é prever mudanças financeiras no mercado, evitando assim, que você perca dinheiro. Nesse passo, temos que pensar adiante do que estamos vivendo. Para que essa previsão lhe dê o efeito esperado, é preciso fazer uma série de cálculos de risco. No mercado, existem especialistas que fazem esses cálculos.

7º Passo: Empenhe-se e mãos-a-obra!

Para que o seu projeto dê certo e que você obtenha êxito e a tão esperada independência na vida financeira, é necessário que você se empenhe em cada um dos passos apresentado nesse post. Mantenha-se focado e não desista do seu projeto, por mais difícil que seja o caminho. Tudo tem o seu tempo para acontecer. Certamente a recompensa virá.

Considerações finais

Ajude outras pessoas que estejam passando por dificuldades financeiras. Envie esse post para essa pessoa. Dê uma palavra encorajando-a a buscar seus objetivos. Jamais destrua os sonhos e a esperança de alguém. O Portal Consignados deseja que você, leitor, obtenha sucesso na sua empreitada!