Dicas para organizar a rotina do idoso ou de uma pessoa acamada

27/11/2018

As vezes parece que o dia deveria ter 48 horas para dar tempo de fazermos todas as nossas tarefas e nos organizarmos melhor na nossa rotina. Todavia, como a ideia aqui é compartilhar experiências, eu separei algumas dicas que são infalíveis no cuidado diário com a Diow (minha sogra). Essas dicas nos auxiliam muito diariamente.

Hoje em dia, principalmente nós, mulheres, exercemos diversas tarefas. Eu, por exemplo, trabalho fora de casa, cuido da casa, do maridão, da sogrona, e ainda faço uns extras. Contudo, para dar conta de tudo isso, é imprescindível que eu tenha uma ótima organização. No entanto, como a Diow é a prioridade lá em casa, organizar a rotina dela é fundamental. Contudo, se ela não estiver bem, tudo sairá do controle.

Dicas de como organizar a rotina do idoso

As dicas que vou compartilhar são para o cuidado diário, e você pode adaptar na sua rotina da melhor forma para atender a sua necessidade. Veja o vídeo abaixo contendo 10 dicas que realmente funcionam:

Bom, então vamos lá:

É muito importante que você tenha em mãos papel e caneta, pois vamos anotar tudo que faz parte da sua rotina diária. Esses dados são muito importantes para criarmos um cronograma.
Neste papel, anote todas as atividades e compromissos para a pessoa acamada. É muito importante anotar tudo como por exemplo horário dos banhos, café, medicações, almoço, se realiza terapias, etc. Enfim, tudo que vocês realizam todos os dias da semana.

É importante também, durante a distribuição das atividades, estabelecer os horários e também compactuar com todos os integrantes da casa e com os profissionais que fazem parte dessa rotina. Assim, não acontecerão conflitos de horários e tudo fluirá harmoniosamente.

Insira atividades não previstas

Nos intervalos lá em casa, gostamos de inserir atividades que não estão previstas, como por exemplo uma massagem relaxante, atividade física, leitura, música, arte, etc. Terá que ser algo que a pessoa goste e se sinta bem para poder descontrair. Deverá ser algo não programado para não virar uma rotina maçante.

Contudo, nessa distribuição das atividades, você deverá seguir todas as orientações dos profissionais que te acompanham. Ex: Horários das medicações e dos exercícios. Tudo deverá ser feito com afinco para atender as necessidades da pessoa que estamos cuidando e promover qualidade de vida, o que é fundamental.

É de suma importância também você comunicar tudo que está acontecendo durante essa rotina, principalmente para uma pessoa que não tenha muita lucidez, como por exemplo com quem ele vai ficar, que horas você sairá para trabalhar e que horas chegará. No entanto, assim, todos sentirão parte um da rotina do outro, evitando agitações e conflitos. Devemos sempre buscar o respeito e a harmonia.

Anote tudo em um diário

Gosto muito da ideia de um diário, onde anotamos tudo o que comeu, quais medicamentos tomou, sinais vitais e quais foram as atividades realizadas. No entanto, assim, mesmo que eu passe o dia fora de casa, quando volto para casa consigo saber como foi o dia da Diow e se tem algo diferente do normal e ainda, se há algum sinal para ficarmos mais atentos ou até mesmo se é necessário passar por uma consulta ou uma reorganização da rotina dela.

Essas dicas são infalíveis lá em casa. Espero que seja útil na sua rotina também. No entanto, não esqueça de sempre organizar a rotina de uma forma que fique bom para todos os integrantes e, principalmente, para quem está sendo cuidado.

LEMBRE-SE  de buscar harmonia, respeito e o amor no cuidado, que é fundamental para sermos assertivos.

Se você tiver uma super dica compartilha aqui nos comentários. Vamos trocar experiências.

Um Grande abraço, Rê Galacci.

Luiz Fernando Ribeiro Pereira

Autor do Portal Consignados

Há 17 anos no mercado de crédito, se especializou em empréstimo consignado, politicas de crédito, crédito consciente e Marketing Digital, co-fundador do portal consignados.com.br
Subscribe
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários