COVID 19 – Impactos no panorama econômico

07/05/2020

dos empréstimos consignados para aposentados

Entre as principais mudanças estão a redução das taxas de juros, que para aposentados reduziu de 2,14% para 1,80% ao mês e o aumento do prazo de 72 meses (6 anos) para 84 meses (7 anos), também é está sendo estudado o aumento do comprometimento de renda, que vai de 30 para 34, o que aumentaria a margem de 35% para 40%. Alguns bancos inclusive adiaram, por inciativa própria, a cobrança mensal, entre eles estão o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o Banco Banrisul.

Crise da terceira idade

O COVID-19 abalou os alicerces econômicos e sociais de nossa sociedade. Não obstante, nos obrigou a mudar não só no âmbito econômico, como também nossas vidas. Entre os principais afetados estão os idosos, onde a taxa letalidade do vírus pode ultrapassar os 10%. Então, como a terceira idade foi afetada?

Panorama econômico

Atualmente vivemos o começo de uma crise que vem senda comparada, por muitos especialistas, com a grande
depressão
,de 1929, que deixou uma cicatriz na história e desempregou milhões de trabalhadores no mundo todo.

Porém, hoje vivemos em um planeta globalizado, com a economia completamente diferente do que era 90 anos atrás, além disso não temos perspectiva de quando tudo isso irá passar, e o que tudo indica, quanto mais tempo durar, pior para a economia. Ao que tudo indica, os enormes gastos com saúde públicas somados ao período de paralização parcial da economia causarão uma grande recessão, que por sua vez poderá resultar em um período de austeridade.

Explicando mudanças

Para combater a possível crise que está se sucedendo o governo está propondo uma série de mudanças, entre elas mudanças no desconto em folha. As medidas visam auxiliar aposentados e pensionistas no período de necessidade, além de aquecer a economia.

No dia 20 de abril, foi decidido em primeira instância a proibição dos bancos de descontar em folha por 4 meses, porém esta decisão foi suspensa alguns dias depois por ser insustentável economicamente, ainda assim alguns bancos paralisaram a cobrança por iniciativa própria. As taxas de juros foram reduzidas e o prazo aumentado. Lembrando que 1,80% define o valor máximo da taxa de juros, e que o custo é dado pelo CET (Custo Efetivo Total), sendo este o custo final, que é aumentado com o aumento do prazo da cobrança, apesar desta ser diluída com o tempo.

Crítica às mudanças na obtenção de crédito

Outra medida proposta, mas ainda não aprovada, é o aumento da margem consignável, de 35% para 40%, sendo dividida entre 35% para empréstimo e 5% para cartão.

Em um país onde a porcentagem de famílias endividadas é de 66,2%, sendo esta inclusive a maior taxa desde dezembro de 2017, o aumento da facilidade de obtenção de crédito é uma faca de dois gumes. Com maiores prazos e valores, a tendência é subir a obtenção de empréstimos, causando endividamento massivo a longo prazo, justamente por estes que estão sendo incentivados serem os mais necessitados na crise, os idosos.

Como os idosos foram afetados

Gastos com remédios e convênios são, inevitavelmente, maiores em pandemias, principalmente para os com idade avançada. Nesta situação, não é preciso ir muito longe para imaginar uma situação em que um idoso cai em uma das ciladas propostas pelas mudanças no desconto em folha e fica absorto em dívidas. Neste período, o essencial é ser consciente e bem informado.

Cuidados para os idosos

O essencial é ficar em casa. Evitar contato, e quando necessário sair utilizar equipamentos de proteção, além do uso constante de álcool em gel ou lavar as mãos com sabonete por 15 segundos. Atualmente estamos no pico da doença, onde existe enorme número de casos, portanto devemos tomar cuidado para sairmos desta situação o mais rápido possível. Em caso de sintomas de gripe, somente vá ao hospital se sentir falta de ar.

Luiz Fernando Ribeiro Pereira

Autor do Portal Consignados

Há 17 anos no mercado de crédito, se especializou em empréstimo consignado, politicas de crédito, crédito consciente e Marketing Digital, co-fundador do portal consignados.com.br
Subscribe
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários