Bate papo com o Reumatologista

10/01/2019

Hoje vamos falar um pouco sobre a Reumatologia, uma especialidade médica que trata diversas doenças reumáticas. E você já deve ter ouvido falar assim: Reumatismo é doença de pessoa mais velha”. Saiba que isso é um mito.

Hoje em dia já existe uma área da medicina que se chama Reumatologia Pediátrica. Essa área trata apenas de doenças reumáticas que acometem crianças.

Como nosso foco é a pessoa adulta (cuidador/familiar) e idosos, vamos abordar um pouco do super bate papo que tive com o Dr. Osmar Sigueoka, médico reumatologista, em um vídeo super especial disponível abaixo.

Dr. Osmar – Reumatologista

Neste bate papo, Dr. Osmar (Reumatologista)  esclareceu que hoje existem mais de 200 tipos de reumatismo. Algumas doenças tratadas pela reumatologia são: tendinite, bursite, osteoporose, artrose, artrite reumatoide, dentre outras.

Ele disse que algumas doenças possuem comprometimento sistêmico do paciente, assim como o Lúpus, dentre outras diversas doenças. Esclareceu ainda que as doenças reumatológicas possuem diversas complexidades e que também podem acometer desde de crianças, adultos jovens e idosos.

Conversamos ainda sobre a importância no diagnóstico precoce dentro da reumatologia, mais também em qualquer área da saúde. Diagnóstico precoce de qualquer doença, influencia muito no bem-estar e qualidade de vida que será proporcionado ao paciente. Quanto antes diagnosticado, antes o paciente será tratado e até é possível em alguns casos retardar a evolução da Doença.

Durante o bate papo chegamos mais uma vez a conclusão que hábitos saudáveis, como uma boa alimentação, ingestão de líquidos e atividades físicas também contribuem em qualquer tratamento. Confira o vídeo da entrevista abaixo:

Observe as Limitações

O que deve ser observado e respeitado as limitações de cada doença e paciente acometido por ela, e sempre é claro ser acompanhado por profissionais capacitados para orientação e execução das atividades.

Um exemplo de doença que traz limitações é a artrose, que além da dor, a pessoa acometida começa a ter limitações, onde sentar e levantar de lugares muito baixos, tornam-se difícil, e dependendo do lugar acometido pela artrose, como joelho ou quadril, também podem atrapalhar na marcha.

Por isso, a importância em observar, diagnosticar, e traçar conduta médica adequada e para atividades físicas sempre ter o papel do seu médico de confiança, fisioterapeuta e educador físico com experiência nestes casos. Assim, evitamos complicações e temos um tratamento personalizado ao paciente, atingindo nosso objetivo que é qualidade de vida.

Adesão do paciente

Um outro ponto muito importante que abordamos foi sobre a adesão do paciente ao tratamento. Nos casos de doenças crônicas o paciente deve tomar medicações para o resto da vida. Nem todo mundo gosta de tomar medicamentos. Além disso, deve consultar o seu médico regularmente, e também incluir todas as orientações médicas em sua rotina.

Mais isso é fundamental para que o paciente não tenha crises, e não se torne um paciente agudizado, ou seja, a não adesão ao tratamento, promove complicações e as vezes até a evolução da doença.

Por isso, é de suma importância se você é cuidado ou se você cuida de alguém que observe todas as orientações médicas e que as medicações sejam administradas de forma adequada atendendo as prescrições médicas.

Viu só como hábitos saudáveis, organização, planejamento e disciplina são fundamentais para mantermos nossa saúde em dia, e claro né, o lazer também faz parte do cuidado!

O Dr. Osmar possui uma página no Face Book, e toda terça –feira as 11 horas, transmite ao vivo, diversos assuntos e entrevistas voltadas a saúde, comunidade, meio ambiente, enfim assuntos importantes para a sociedade atual.

Me diz o que achou desse super bate papo, deixe nos comentários a sua opinião, experiência ou até mesmo sugestões de temas, para trazermos aqui!

Luiz Fernando Ribeiro Pereira

Autor do Portal Consignados

Há 17 anos no mercado de crédito, se especializou em empréstimo consignado, politicas de crédito, crédito consciente e Marketing Digital, co-fundador do portal consignados.com.br
Subscribe
Notificar de
guest
2 Comentários
O mais novo
O mais antigo Mais Votado
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Patricia
Patricia
5 anos atrás

Quero ficar Boa mas ninguém me ajuda .tenho diabetes tipo 2sinto muita dorés.tomo todo o tipo de medicação pra dor e não passa.

Rê Galacci
Rê Galacci
Responder a  Patricia
5 anos atrás

Olá, Patricia! Já estou programando uma entrevista com uma médica endocrinologista, para obtermos dicas voltadas a sua patologia! Mais posso te antecipar uma dica, a adesão ao tratamento médico, medicações prescritas pelo seu médico, hábitos saudáveis, são fundamentais, além é claro de sempre expor as dificuldades encontradas para o seu médico, principalmente se as medicações não estão controlando as dores! Importante lembrarmos que as medicações devem ser ajustadas junto ao seu médico de confiança! Eu sinto muito por este momento difícil que você está passando, mais espero que fique bem logo, e consiga estabilizar seus sintomas. E lembre-se procure seu… Leia mais »