Sai a segunda parcela do 13º dos aposentados e pensionistas

25/05/2020

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar o 13º dos aposentados e pensionistas no período de 25 de maio a 5 de junho. Os valores pagos neste período representam a 2 parcela do 13º.

O INSS divulgou : Para aqueles que recebem um salário mínimo, o depósito da antecipação será feito entre os dias 25/05 e 05/06, de acordo com o número final do benefício, sem levar em conta o dígito verificador.

Segurados com renda mensal acima do piso nacional terão seus pagamentos creditados entre 01/06 e 05/06.
Caso tenha dúvidas sobre o calendários de pagamento pode consultar a tabela de pagamentos divulgada pelo inss clicando aqui.

A antecipação do 13º é mais uma medida de ajuda ao combate a COVID 19, uma vez que um dos aspectos desta pandemia é o cenário de recessão mundial e um aumento do desemprego e diminuição da renda no Brasil.

Com a antecipação estima se que 30,8 milhões de pessoas serão atingidas o que injetará na economia 23,8 bilhões.

Contudo o 13º não será para todos, o INSS Explica: “Por lei, têm direito ao 13º quem, durante o ano, recebeu benefício previdenciário de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. Na hipótese de cessação programada do benefício, prevista antes de 31 de dezembro de 2020, será pago o valor proporcional do abono anual ao beneficiário. Nesta parcela, vale lembrar, é feito o desconto do Imposto de Renda (IR)”.

“Aqueles que recebem benefícios assistenciais (Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social – BPC/LOAS e Renda Mensal Vitalícia – RMV) não têm direito ao abono anual”.
Fonte : Portal INSS

*No portal do INSS você também pode acompanhar o calendário de pagamentos e a tabela de valores pagos por estados.

Impactos

A economia já está acostumada com uma injeção de dinheiro no final do ano com a segunda parcela do 13º dos aposentados e pensionistas e movimenta milhões em compras. Pelo visto este ano o Natal não poderá contar com esses recursos.

De outro lado são esforços por parte do governo federal para ajuda no combate a Covid o que no nosso entendimento é super positivo.

Contudo neste período do ano as doenças respiratórias são mais constantes, inclusive nos idosos, o que acaba gerando uma corrida às farmácias para compras de remédios e afins. Em pesquisas realizadas pelo Portal Consignados os preços não tem subido, mas os descontos nos medicamentos até então concedidos praticamente sumiram, o que preocupa bastante.

Nosso apelo às autoridades é que haja uma fiscalização mais efetiva neste sentido evitando assim abusos e que as linhas de remédios para o tratamento de gripes e doenças respiratórias tenham uma redução na sua alíquota, para que os preços caiam, caso contrário os efeitos dessa injeção de dinheiro com o 13º serão afetados e os únicos beneficiados serão a indústria farmacêutica.

Os esforços em fase a pandemia devem ser de todos, e muitas empresas, instituições financeiras e indústrias têm aderido, nosso apelo aqui se estende a indústria farmacêutica e as grandes redes de farmácia. Por favor ajudem nossos aposentados e pensionistas em manter ou reduzir os preços.

Aos aposentados e pensionistas recomendamos o máximo de cautela, tanto no saque desse pagamento, evitando aglomerações nos bancos e para isso vamos deixar aqui abaixo algumas dicas, quanto na administração desse recurso.

Lembre-se que esse ano o calendário de pagamento do 13º foi antecipado e que no próximo ano tudo volta ao normal (Acreditamos nisso e oramos a Deus pedindo por isso) ou seja, o intervalo será maior até o próximo pagamento, por isso faça o máximo de economia possível com esse dinheiro.

Recomendações ao ir sacar seu dinheiro:

A fim de evitar a propagação do COVID 19 recomendamos que tome os seguintes cuidados:

  • Evite horários de pico
  • Tome uma distância segura de pelo menos 1 metro da pessoa da frente e detrás
  • Use máscaras
  • Lave as mãos antes e depois
  • Use álcool em gel (Caso não tenha na bolsa, vá até a primeira farmácia e peça licença e utilize o deles)

Por favor meus amores tomem o máximo de cuidado, se puder use seu cartão de débito e evitem ao máximo ir ao Banco.

Um dos aspectos mais complicados dessa pandemia é que os mais atingidos são os idosos, o que particularmente mexe muito comigo. São nessas horas que percebemos o quanto amamos vocês.

Luiz Fernando Ribeiro Pereira

Autor do Portal Consignados

Há 17 anos no mercado de crédito, se especializou em empréstimo consignado, politicas de crédito, crédito consciente e Marketing Digital, co-fundador do portal consignados.com.br
Subscribe
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários